BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
• Interpretar textos visuais;
• Ampliar as capacidades de argumentar suas idéias oralmente e por escrito;
• Ampliar a capacidade de criar textos;
• Avançar na produção de texto;
Aula indicada para crianças na fase inicial de alfabetização.
Caro professor(a), esta aula está organizada em tópicos para facilitar sua visualização e escolha de etapas, é interessante você analisar e se necessário ou desejar fazer adaptações a sua realidade de trabalho.
Como esta aula é indicada para crianças que estejam na fase inicial de alfabetização sugiro que sejam apresentadas, primeiro, tirinhas de fácil interpretação visual.
Apresento esta proposta de trabalho em três momentos:
O primeiro momento sendo coletivo, com você professor, mediando junto com as crianças a interpretação da tirinha.
Fonte: http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira227.htm
Se for possível, seria interessante reproduzir em tamanho grande a tirinha( pode ser xerocada em tamanho A3, reproduzida no retro projetor, data show ou com
o recurso que você tiver disponível), para que todos os alunos possam vê-la ao mesmo tempo e pensar juntos no que esta tirinha faz as crianças pensarem.
Converse com seus alunos e ouça atentamente quais as reflexões que eles fazem sobre a cena e se são capazes de ouvir e respeitar a opinião do outro.
No segundo momento, você pode organizar a turma em grupos para que as crianças discutam entre si e façam uma interpretação da tirinha. Acredito que grupos pequenos de quatro a cinco crianças, possa ser interessante para que elas possam ouvir umas as outras e você também durante este processo, passe alternadamente entre os grupos observando como elas se organizam e interpretam as imagens:
No terceiro momento, cada criança individualmente, precisa ser capaz de realizar uma leitura da tirinha interpretando-a. Posteriormente solicite a construção de um pequeno texto, no caso das crianças que ainda não possuem a habilidade de produção textual vale a organização das idéias por tópicos. É importante que você acompanhe de perto seus alunos, ajudando-os a escrever da melhor forma possível.
** Para facilitar sua avaliação da interpretação dos alunos, você pode dar aos alunos diferentes tirinhas, pode colocar tirinhas com escrita ou não dependendo do nível de aprendizado de seus alunos, como algumas sugeridas abaixo:
Boa aula!!!
• Site: http://www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm;
• Possibilidade de reproduzir e ampliar as tirinhas para os alunos;
Dicas de outros sites:
http://www.kidleitura.com/cartum/index.htm ( tirinhas com as letras do alfabeto)
http://www.aparabolica.com.br/livrariadafisica/qaemquadrinhos/ ( tirinhas sobre meio ambiente, porém são para crianças com uma idade um pouco avançada, caso o (a) professor(a) queira adaptar a idéia, também é um site interessante.
Quando o trabalho for feito em grupos, observe como eles interagem com outras crianças, se respeitam a opinião do colega, quais as estratégias de registro, se juntos chegam a uma interpretação coerente da tirinha. Observe como seus alunos discutem sobre as informações contidas na imagem. Se todos falam, como eles reagem quando alguém explica algo que eles não haviam visto ou percebido no desenho.
O trabalho individual, você pode observar as crianças aleatoriamente, fazendo poucas interferências durante o processo de interpretação, mas auxiliando-os no registro. Perceba como cada criança fará seu registro, quais as estratégias para interpretar e registrar a tirinha. É uma boa oportunidade para avaliar a criança em seu processo de alfabetização, observando como ela organiza a escrita de seu texto.