BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
T?nia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Formas de organiza??o dos conte?dos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
1. Ampliar o gosto pela leitura ;
2. Estabelecer rela??o entre texto e imagem;
3. Elaborar textos escritos a partir dos objetivos propostos, articulando e desenvolvendo suas id?ias;
4. Trabalhar a habilidade de revisar o pr?prio texto;
5. Compreens?o da disposi??o espacial dos textos no papel;
1. Crian?as que j? se apropriaram da base alfab?tica , que tenham consci?ncia de s?labas, rimas, in?cios e termina??es de palavras;
2. Que utilizem a escrita alfab?tica;
Come?o apresentando uma dica que ir? ajudar na organiza??o deste trabalho. A proposta final ? que as crian?as criem seus pr?prios super-her?is, mas antes disso elas precisam demonstrar o que para elas ? um super-her?i e conhecer a origem destes mitos.
Primeira parte: O que as crian?as consideram como sendo um SUPER-HER?I?
Nesta etapa ? interessante professor, come?ar conversando com os alunos, sobre o que eles consideram como sendo um her?i e um super-her?i. Estimule-os a discutir o que entendem com estas duas palavras, se para eles elas significam a mesma coisa, se s?o diferentes, como eles interpretam. ? muito importante observar as impress?es e coment?rios que as crian?as far?o diante das respostas dos colegas. Voc? pode apontar algumas sugest?es. Os her?is que eles acreditam existem de verdade? S?o pessoas reais ou elas s?o inventadas? Onde este her?i ou super-her?i pode ser encontrado? No cinema, televis?o, teatro, quadrinhos, livros, internet, desenhos animados, etc.
Nota: Professor, ? fundamental que realize esta atividade com tempo, deixe as crian?as falarem e tenha um papel somente de provocar as discuss?es.
E ou?a atentamente para realizar uma avalia??o consistente dos alunos.
Segunda parte: Conhecendo her?is mitol?gicos.
Professor, acredito que seja importante come?ar apresentando aos alunos a hist?ria da origem de super-her?is. S? pra ajudar, vou dar uma dica, mas deixarei alguns links de sites para que, se desejar, voc? possa aprofundar no tema e explica??o a seus alunos.
Os seres humanos tem uma liga??o importante com a id?ia de ?Super-her?i? no processo de transmiss?o de sua hist?ria e linguagem. Os primeiros registros da hist?ria humana s?o atrav?s de desenhos, a chamada arte rupestre (pintura nas cavernas realizadas pelos povos antigos). Estes desenhos muitas vezes retratam grandes batalhas dos homens no mundo antigo. Atrav?s destes desenhos e das hist?rias contadas, o homem passava seu conhecimento as novas gera??es. As grandes ca?adas, as formas que o homem aprendia e sobrevivia no mundo antigo, eram contadas como grandes feitos e fizeram com que os homens antigos transformassem seus l?deres em her?is. Com o passar do tempo, povos muito antigos como os eg?pcios e gregos, criaram hist?rias mitol?gicas*, grandes aventuras que envolviam os deuses e lendas em que os povos destas ?pocas acreditavam.
*Mitologia (do grego ?????????) ? o estudo dos mitos (lendas e/ou hist?rias) de uma cultura em particular creditadas como verdadeiras e que constituem um sistema religioso ou de cren?as espec?ficos.
Os mitos s?o, geralmente, hist?rias baseadas em tradi??es e lendas feitas para explicar o universo, a cria??o do mundo, fen?menos naturais e qualquer outra coisa a que explica??es simples n?o s?o atribu?veis. Mas nem todos os mitos t?m esse prop?sito explicativo. Em comum, a maioria dos mitos envolvem uma for?a sobrenatural ou uma divindade, mas alguns s?o apenas lendas passadas oralmente de gera??o em gera??o.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia
? Agora deixo a sugest?o de hist?ria mitol?gica para que, voc? professor(a) possa apresentar a sua turma, ?Os doze trabalhos de H?rcules?
Apresento duas vers?es diferentes para voc? escolher de acordo com o perfil de sua turma, uma ? mais infantil, apresentada pelo Maur?cio de Souza, no site:
http://www.monica.com.br/index.htm
Clicar em ?Quadrinhos?, depois clicar em ?Hist?rias seriadas?, de depois clicar em ?Os doze trabalhos da M?nica?.
Coloquei abaixo a vers?o escrita, mas o site tamb?m apresenta a vers?o em quadrinhos.
Todos os lugares do mundo t?m suas lendas. Mas as da Gr?cia s?o especiais. Nos quatro cantos do planeta, n?o h? quem n unca tenha ouvido falar da Mitologia Grega. As hist?rias desses deuses j? viraram livros, filmes (de cinema e televis?o), pe?as de teatro e hist?rias em quadrinhos, como Os 12 Trabalhos da M?nica, que voc? vai ler a seguir.
Apesar dessas hist?rias serem, ?s vezes, violentas, devemos lembrar que elas s?o apenas lendas, criadas e contadas atrav?s dos tempos.
Tudo come?ou com os Doze Tit?s, filhos da M?e-Terra. O l?der deles era Urano, mas seu irm?o mais novo, Crono, o matou e assumiu o posto. Por?m, antes de morrer, Urano o amaldi?oou, dizendo que um de seus filhos lhe tomaria o trono. Com medo dessa profecia. Crono engoliu seus cinco primeiros filhos. No entanto, sua esposa, Reia, se escondeu quando estava esperando o sexto beb?. Assim, nasceu Zeus. Ele foi criado numa caverna por tr?s ninfas chamadas Adrast?ia, Io e Amalt?ia.
Quando Zeus cresceu, a maldi??o de Urano tornou-se verdadeira. Com a ajuda de sua m?e e da tit? M?tis, ele fabricou um veneno e misturou-o ? bebida de Crono. Ent?o, Hades, Poseidon, Dem?ter, Hera e H?stia, os cinco filhos que o tirano havia engolido, retornaram ? vida e tomaram o poder, expulsando os Tit?s. A partir dai, surgiram Os Novos Deuses.
Zeus foi coroado Rei. Todos moravam no Monte Olimpo, menos Hades, que tomava conta do Mundo Inferior. A vida no Olimpo era boa, com banquetes, festas e comemora??es. Mas, algumas vezes, os deuses desciam ? Terra para caminhar entre os mortais. Sempre governando com sabedoria, Zeus casou-se diversas vezes e teve v?rios filhos. Sua primeira mulher foi M?tis, depois vieram T?mis, Mnem?sine, Eur?nome e, finalmente, Hera. Isso sem contar as "aventuras" com outras belas deusas ou mesmo simples mortais.
Os Novos Deuses
No Olimpo, moravam v?rios deuses, mas apenas 12 eram considerados como os mais importantes. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles
? Zeus
? Hera
? Poseidon
? Dem?ter
? H?stia
? Hefesto
? Hermes
? Apolo
? Art?mis
? Atena
? Ares
? Afrodite
Numa de suas in?meras conquistas amorosas, Zeus teve um filho com a mortal Alcmena. Logo que a crian?a nasceu, a ciumenta Hera, para se vingar do marido, colocou duas cobras no seu ber?o, mas o garoto, dono de uma for?a descomunal, as matou. Seu nome era H?rcules e, quando cresceu, tornou-se um grande atleta.
H?rcules era um verdadeiro her?i e casou-se com M?gara, a filha do Rei Creonte, de Tebas. O casal teve muitos filhos, mas a malvada Hera o enfeiti?ou e fez com que ele matasse a fam?lia inteira. Para corrigir seu erro e ficar com a alma em paz, H?rcules serviu, por 12 anos, ao Rei Euristeu, de Titinto, na Arg?lia.
Primeiro Trabalho
O primeiro trabalho de H?rcules foi matar e trazer a pele de um le?o que estava devastando a regi?o da Nem?ia. Nenhuma arma conseguia perfurar o animal, por isso, ele o atingiu com um peda?o de madeira e cortou a pele com as pr?prias garras da fera.
Segundo Trabalho
Depois, H?rcules enfrentou a misteriosa Hidra. O monstro teve suas nove cabe?as decepadas pela espada do her?i.
Terceiro Trabalho
O terceiro trabalho foi apanhar a veloz cor?a Cerin?ia e leva-la para Tirinto. O semideus pegou-a com uma rede, enquanto ela dormia.
Quarto Trabalho
Em seguida, H?rcules capturou, com vida, um javali enorme que aterrorizava a Arc?dia. Para isso, ele usou s? a rede e uma corda.
Quinto Trabalho
O quinto trabalho seria limpar, em apenas um dia, os est?bulos do Rei ?ugias. Havia esterco por todo lado, e a ?nica sa?da encontrada foi levantar uma barreira no rio ?rgeu, desviando a ?gua e lavando toda sujeira.
Sexto Trabalho
A pr?xima tarefa era livrar os p?ntanos em volta do lago Est?nfalo de estranhos p?ssaros com bicos e penas de metal, que, as vezes, atacavam as pessoas. Ent?o, a deusa Atena lhe deu um guizo (esp?cie de chocalho) de cobre, feito por Hefesto , para us?-lo como arma. O Pr?ncipe do Poder subiu numa montanha e o agitou, produzindo um barulho t?o grande, que as aves, apavoradas, fugiram.
S?timo Trabalho
O s?timo trabalho foi apanhar um grande touro que vivia na ilha de Creta. Quando o encontrou, H?rcules segurou a fera pelos chifres e derrubou-a no ch?o, amarrando suas patas e dominando-a.
Oitavo Trabalho
O pr?ximo desafio era domar e levar para Titinto as quatro ?guas carn?voras do Rei Diomedes, da Tr?cia. Elas estavam presas com correntes, mas usando um machado, H?rcules as libertou e amarrou seus focinhos, cumprindo mais uma miss?o.
Nono Trabalho
A nona tarefa foi conseguir o cinto de ouro de Hip?lita a Rainha das Amazonas. Ela ia lhe dar o objeto em troca de sua amizade, mas Hera espalhou o boato de que H?rcules queria capturar Hip?lita e leva-la consigo. Houve uma batalha e o her?i acabou matando a Rainha para apanhar o cinto.
D?cimo Trabalho
A pr?xima miss?o de H?rcules era roubar as vacas de Ger?on, Rei dos Tart?ssios, um gigante de tr?s cabe?as e seis bra?os. Para isso, H?rcules lan?ou uma flecha que atravessou as tr?s cabe?as do monstro, matando-o.
D?cimo primeiro Trabalho
Seu d?cimo primeiro trabalho era trazer uma ma?? da ?rvore das Hesp?rides, vigiada por um drag?o. H?rcules o matou e, em seguida pediu ajuda a Atlas, o tit? que segurava o mundo nas costas. Eles trocaram de tarefas e, enquanto o semideus segurava o enorme peso. Atlas apanhou a fruta.
D?cimo segundo Trabalho
A ?ltima miss?o seria capturar C?rbero, o c?o de tr?s cabe?as que vigiava o Mundo Inferior. Hades e P?rsefone (o rei e a rainha) disseram-lhe o seguinte: ?Pode lev?-lo, mas se conseguir mat?-lo sem usar a espada, a lan?a ou as flechas?. Ele se aproximou do animal e jogou a pele do le?o da Nem?ia sobre suas cabe?as, sufocando-o.
Assim, H?rcules cumpriu os doze trabalhos e se livrou da culpa de ter matado toda sua fam?lia.
Os Deuses v?o a Roma
Para se ter uma id?ia da import?ncia dos deuses da Mitologia Grega, eles foram ?adotados? tamb?m pelos romanos, mas com outros nomes. Vamos conhec?-los.
Crono = Saturno
Zeus = J?piter
Hera= Juno
Poseidon = Netuno
Dem?ter= Ceres
H?stia= V?stia
Hefesto= Vulcano
Hermes = Merc?rio
Apolo = Apolo
Art?mis = Diana
Atenas= Minerva
Ares= Marte
Afrodite= V?nus
Hades= Plut?o
E at? o her?i mais conhecido do Olimpo mudou de nome. H?rcules ? como os romanos o chamavam, enquanto que na Gr?cia, era conhecido por H?racles.
? Esta outra vers?o apresentada pelo site: http://www.infoescola.com/mitologia-grega/hercules/
H?rcules foi um grande her?i da Mitologia Grega. Filho de Zeus (deus dos deuses) e da mortal Alcmena, que era esposa de Anfitri?o.
Segundo o mito, aproveitando o fato de Anfitri?o estar ausente, em batalha, Zeus se caracterizou como ele, e se fez passar pelo mesmo. Ao retornar da batalha, Anfitri?o descobriu a trai??o, e, irado construiu uma grande fogueira para queimar Alcmena viva. Zeus ent?o, mandou nuvens de chuva para apagar o fogo, o que acabou fazendo com que Anfitri?o aceitasse a situa??o. H?rcules, portanto, nasceu do encontro de Zeus e Alcmena.
A deusa Hera, esposa de Zeus, enciumada pela trai??o, enviou duas serpentes para matar H?rcules ainda no ber?o. N?o teve exito, pois ainda beb?, H?rcules estrangulou as serpentes com as pr?prias m?os.
Quando adulto, Hera provocou em H?rcules um ataque de f?ria, que o levou a matar sua esposa M?gara e seus tr?s filhos. Como puni??o pelo crime, o or?culo de Delfos o incumbiu de doze tarefas de extremo risco. Essas tarefas s?o chamadas de ?Os doze trabalhos de H?r cules?. S?o eles:
- Matar o le?o de Nem?ia ? H?rcules o estrangulou.
- Destruir um monstro de sete cabe?as que cuspia fogo ? o monstro era a hidra de Lerna, que H?rcules matou.
- Capturar a cor?a de Ger?nia ? H?rcules a capturou viva, sendo que ela tinha chifres de ouro e p?s de bronze.
- Acabar com um javali selvagem gigantesco ? H?rcules capturou vivo o javali de Erimanto.
- Limpar em um s? dia o curral do rei Augeasos ? H?rcules limpou o est?bulo que j? n?o havia sido limpo nos ?ltimos trinta anos, e no qual havia tr?s mil bois.
- Acabar com as aves do lago Estinfale ? H?rcules matou as aves antrop?fagas dos p?ntanos com flechas envenenadas.
- Capturar um touro louco na ilha de Creta ? H?rcules capturou o touro vivo, apesar do mesmo lan?ar chamas pelas narinas.
- Eliminar as ?guas do rei Tr?cia ? H?rcules capturou as ?guas antrop?fagas de Diomedes, domando-as.
- Roubar o cinto de ouro da rainha Hip?lita ? H?rcules conseguiu, ap?s longas batalhas, obter o cintur?o de Hip?lita, rainha das guerreiras amazonas.
- Capturar os bois selvagens de Geri?o, da ilha de Erit?ia ? H?rcules capturou o rebanho de bois vermelhos, ap?s ter matado Geri?o, que tinha tr?s corpos.
- Roubar as ma??s douradas das ninfas no jardim das Esp?rides ? H?rcules recuperou as tr?s ma??s de ouro do jardim, por interm?dio de Atlas.
- Capturar o c?o de tr?s cabe?as C?rbero, guardi?o dos port?es do inferno ? H?rcules capturou o c?o, que al?m das tr?s cabe?as, tinha cauda de drag?o e pesco?o de serpente.
Ao realizar as doze tarefas, al?m de se redimir pela morte de sua esposa e de seus filhos, H?rcules conquistou a imortalidade.
Casou-se com Dejanira, que sem querer lhe causou a morte. Na condi??o de imortal, H?rcules foi transportado para o Olimpo, onde se casou com a deusa da juventude, Hebe.
? Nesta fase, observe como seus alunos ouvem a hist?ria, ? interessante que voc? leia para eles e ao final abra a discuss?o esclarecendo as d?vidas que surgirem.
No caso de textos mitol?gicos, alguns termos podem demandar uma maior compreens?o, voc? pode explicar aos alunos, pedir a eles que procurem no dicion?rio ,pesquisem na biblioteca da escola ou em casa .
Terceira parte: Criando o pr?prio Super-her?i.
Tendo em mente a id?ia do que ? um super-her?i, a crian?a pode ser instigada a imaginar seu pr?prio super-her?i.
Apresente a elas alguns elementos que elas precisam ter em mente, pois todo super-her?i precisa:
? Nome;
? Uma origem (algumas vezes dram?tica)
? Super-poder ou super-poderes;
? Local em que o super-her?i vive e realiza suas a??es;
? Se ele ser? engra?ado ou sombrio;
? Bonzinho ou anti-her?i (algumas vezes faz coisas ruins)
? Apar?ncia f?sica (alto, baixo, gordo, magro)
? Como ser? seu uniforme;
? Se ele ter? uma identidade secreta;
? Ele possui parceiros ou trabalho sozinho?
? Quem ? e como ? o vil?o da hist?ria? Afinal onde existe um super-her?i existe um super-vil?o.
Como seus alunos apresentar?o estes her?is?
Voc? pode propor que as crian?as fa?am desenhos, apresentando oralmente um a um seu trabalho, propor aos seus alunos realizar o registro do seu her?i atrav?s dos quadrinhos, em forma de um texto ?pico, criando seu pr?prio mito, dependendo do recurso dispon?vel, pode ser feito um v?deo, uma poesia, etc.
Voc? pode direcionar o trabalho de seu aluno ou deixar que eles escolham livremente at? mesmo de formas diferentes uns dos outros.
Indo al?m da proposta...
Quem sabe voc? pode ajudar seus alunos a organizarem uma pe?a de teatro, eles podem criar tamb?m os vil?es e fazer uma dramatiza??o para a escola!
http://www.infoescola.com/mitologia-grega/hercules/- site com texto ?pico
http://www.monica.com.br/index.htm - Site com vers?o infantil do ?pico
Primeira parte: O que as crian?as consideram como sendo um SUPER-HER?I?
Professor(a), nesta etapa voc? precisa ouvir atentamente as considera??es que as crian?as far?o. Observar a opini?o dos colegas e se elas respeitam e s?o capazes de refletir diante das informa??es e considera??es das demais crian?as da turma. Perceber se elas mant?m a discuss?o dentro do tema proposto.
Segunda parte: Conhecendo her?is mitol?gicos.
Nesta voc? pode perceber a capacidade das crian?as em ouvir atentamente a leitura realizada pelo professor ; Identifique nas discuss?es e produ??es se as crian?as demonstram conhecimentos pr?vios sobre esta hist?ria mitol?gica, compreendendo
o conceito e at? mesmo apresentando outras lendas que conhe?am.
Terceira parte: Criando o pr?prio Super-her?i.
Agora professor(a), ? hora de observar itens referentes a produ??o de texto, al?m da ortografia, coer?ncia e coes?o do texto, observe se a crian?a est? atenta a todos os itens necess?rios para criar seu super-her?i e se a escolha da crian?a foi adequada ao seu texto ( quadrinhos, f?bula, lenda, etc.)