Portal do Professor

Início do Conteúdo

TUM, TUM, BATE, BATE CORAÇÃO... Visita ao Museu de Biociências

Autor e Co-autor(es)

Gilka Silva Pimentel imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Aprender como se comportar dentro de um museu, atentando para as explicações do professor ou guia.
  • Apreciar um coração humano.

Duração das atividades

2 horas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1.     O que é um museu?

2.       Para que serve?

3.       Como se comportar?

Estratégias e recursos da aula

1º momento - Ver e ouvir para entender

Organize com antecedência o passeio procurando entrar em contato com um museu da universidade para marcar a visita. Construa com as crianças perguntas para serem feitas durante a visita:

  • Para que serve o coração?
  • Como o coração faz para levar o sangue até os pulmões e outras partes do corpo?
  • Como se faz para conservar o caração no museu ou laboratório?

Estabeleça regras com o grupo de como se comportar dentro do museu. Combine com a direção da escola e os pais a forma de levar as crianças.

OBSERVAÇÃO

Caso a cidade não possua museu ou universidade realize uma pesquisa na internet de museus que disponhõe mostras de partes do corpo humano.

2º momento - Registrar para lembrar

Após a visita ao  propor a construção de um texto coletivo. Como sugestão segue uma possibilidade de iniciar o diálogo com as crianças.
  1. O que nós vimos no museu?
  2. Como era o coração?
  3. O coração que nós vimos é parecido o que a gente observa nos livros, filmes, desenhos e propagandas?
  4. O coração humano é parecido com o de outros animais?

 

Fonte: Relatório do Trabalho Pedagógico - NEI/UFRN - 2005. 

Em outro momento proponha uma atividade individual como registro da visita. Segue uma sugestão de como organizar a atividade:

undefined

Avaliação

  1. Analisar o nível de compreensão e informação que construíram durante o estudo do coração.
  2. Identificar as noções mais significativas que as crianças adquiriram durante o estudo do tema coração.