Portal do Professor

Início do Conteúdo

Nome da Gente

Autor e Co-autor(es)

Thalita Carlos Moreno Tom? Peres imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Rita de C?ssia Roger Mariano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Apreender a forma escrita do nome;
? Compreender a fun??o do nome;
? Representar quantidades com material concreto;
? Descobrir o prazer e o interesse pela leitura e pela escrita;
? Desenvolver a linguagem escrita

Duração das atividades

4 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


? Tudo e todo mundo tem um nome? Cadeira ? nome? Mesa ? nome? Porque as coisas e as pessoas t?m um nome? Quem escolheu seu nome?
? Enviar uma atividade para casa sobre a hist?ria dos nomes: Como foi a escolha do nome das crian?as, quem escolheu, se elas gostam do nome dado a elas, que nome elas gostariam de ter. Esta atividade pode ser dividida em duas partes: a primeira sobre a hist?ria do nome, e uma outra de pesquisa (ambas dever?o ser realizadas com a ajuda de um adulto).

Estratégias e recursos da aula

1? Momento: Confeccionar com as crian?as um porta-texto com a poesia: ?Nome da Gente? ? Pedro Bandeira, digitar as palavras em caixa alta, recort?-las e montar a poesia juntamente com as crian?as.

NOME DA GENTE

EU N?O GOSTO DO MEU NOME
N?O FUI EU QUEM ESCOLHEU.
EU N?O SEI PORQUE SE METEM
COM UM NOME QUE ? SO MEU.

O NEN? QUE VAI NASCER
VAI CHAMAR COMO O PADRINHO
VAI CHAMAR COMO O VOV?
MAS NINGU?M VAI PERGUNTAR
O QUE PENSA O COITADINHO.

FOI MEU PAI QUEM DECIDIU
QUE O MEU NOME FOSSE AQUELE
ISSO SO SERIA JUSTO
SE EU ESCOLHESSE O NOME DELE.

QUANDO EU TIVER UM FILHO
N?O VOU POR NOME NENHUM
QUANDO ELE FOR BEM GRANDE
ELE QUE PROCURE UM.
(Pedro Bandeira)

Em rodinha criar um clima em que as crian?as se sintam ? vontade para falar. Socializar a atividade realizada em casa e realizar uma chamada viva com fichas, durante esta chamada as fichas estar?o dispostas no centro da rodinha de modo que cada crian?a encontre a sua. J? com as fichas em m?os interpela-las com as seguintes quest?es:

?Qual ? a letrinha inicial do seu nome??
?Existe apenas esta letrinha??
?De quantas letrinhas seu nome ? composto??

2? Momento: Atividade de representa??o de quantidades: As crian?as dever?o registrar seu nome, contar quantas letras h? nele e posteriormente representar esta quantidade com material concreto (bot?es, palitos de f?sforo ou picol?, gr?os de feij?es, etc.)

3? Momento: Confec??o de um painel com o registro da escrita dos nomes e um auto-retrato de cada crian?a logo acima de seu nome.

Recursos Complementares

Avaliação

O nome pr?prio como modelo de escrita, cumpre fun??o muito especial no processo de alfabetiza??o. Nesse sentido, a avalia??o deve ser reflexiva e mediadora. ? preciso observar os alunos individualmente e em grupo, sempre os auxiliando a superarem suas dificuldades, oferecendo-lhes oportunidades de descobrirem as melhores solu??es. Cabe tamb?m ao professor, registrar o desempenho individual de cada crian?a, para desenvolver estrat?gias de est?mulos, aprendizagem e supera??o de dificuldades.