BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
• Reconhecer rimas de palavras.
• Observar e analisar palavras com grafias parecidas.
• Reconhecimento de palavras.
• Histórias em quadrinho e poemas.
Atividade 1
Caro professor, inicie a aula com a história em quadrinhos da Turma da Mônica. Aproveite para fazer a leitura junto com o grupo e observar outros aspectos da história e desse gênero textual.
Professor peça para que os alunos identifiquem na história as palavras que estão com letras trocadas e depois proponha que escrevam a palavra corretamente.
Aproveite para conversar com o grupo sobre as diferenças existentes entre oralidade e escrita. Ou seja, como, muitas vezes pronunciamos as palavras de um jeito e na hora DE ESCREVÊ-LAS, nem sempre a letra corresponde ao som. Dê alguns exemplos e peça que o grupo dê outros. A palavra tomate (ao final pronunciamos “I” e escrevemos com “E”, a palavra bolo, pronunciamos “U” e escrevemos com “O”). O grupo pode fazer uma tabela coletiva semelhante ao modelo abaixo, com colunas denominadas: como falamos e como escrevemos, por exemplo.
Atividade 2
Distribua cópias do poema “Letra mágica” para os alunos e façam a leitura.
Discussão com a turma: Vocês perceberam que quando trocamos uma letra, a palavra muda de significado? Prestem atenção nos sons das palavras. Quais palavras foram modificadas?No texto “Letra Mágica” tem algumas palavras que rimam, quais são? Marque com lápis colorido, da mesma cor, cada par de palavras que rimam.
Professor explique aos alunos a diferença dos dois textos com relação à escrita das palavras, ou seja:
No texto da Turma da Mônica o personagem Cascão troca a letra r por l, tornando a palavra errada.
É melhor propor que os alunos observem e cheguem às conclusões necessárias. O professor poderá auxiliar, caso seja preciso.
Dica: Muitas vezes, melhor do que “explicar” é fazer perguntas que levem as crianças a observar e chegar às conclusões desejáveis.
Dica:
Você encontrará jogos (com o objetivo de usar as letras disponíveis para formar palavras, quanto mais palavras mais pontos) no site: http://www.fulano.com.br/Scripts/JogosOnline/Letroca/LeTrocaAbertura.asp
Professor realize as seguintes atividades.
MESMAS LETRAS- PALAVRAS DIFERENTES
1- O QUE HÁ DE COMUM ENTRE AS PALAVRAS ABAIXO?
RISCO RICOS
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MUDANDO APENAS UMA LETRA- PALAVRAS DIFERENTES
2- VAMOS MODIFICAR AS PALAVRAS? VOCÊ PODERÁ MUDAR APENAS UMA LETRA.
CABELO SE TRANSFORMARIA EM ? _______________ (CAMELO)
COELHO SE TRANSFORMARIA EM? _______________ (JOELHO)
MALA SE TRANSFORMARIA EM? __________________(BALA)
RIMAS
CAÇA PALAVRAS
3- PINTE AS PALAVRAS QUE RIMAM COM A PALAVRA ELEFANTE:
(CHOCANTE, AMACIANTE, ATACANTE, FABRICANTE, VOLANTE, BARBANTE, COLORANTE, ESTANTE)
4- MODIFIQUE A PALAVRA TROCANDO APENAS A PRIMEIRA LETRA.
RUA
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TIA
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PATA
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Links:
Historia em quadrinho: www.monica.com.br
Ilustrações:
O professor deverá avaliar se as crianças compreenderam que uma letra faz diferença no sentido da palavra. Deverá também verificar se as crianças ficaram mais atentas à grafia de palavras parecidas.