Portal do Professor

Início do Conteúdo

REESCRITA DE HISTÓRIAS INFANTIS

Autor e Co-autor(es)

Fernanda Maurício Simões imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos:

·         Avancem na compreensão do modo como se organiza uma história infantil e aprendam as características formais relativas à sua escrita, tais como: o modo de iniciá-la (normalmente, usa-se “era uma vez...” ),  sua estrutura textual (início, meio e fim), etc.

·         Reflitam sobre as convenções gráficas do sistema de escrita, como a segmentação de palavras e a pontuação.

Duração das atividades

2 ou 3 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Reconhecimento da direção utilizada na escrita (da esquerda para direita e de cima para baixo)
  • Domínio da base alfabética;

Estratégias e recursos da aula

Essa atividade tem como objetivo possibilitar aos alunos avançarem na compreensão do modo como se organiza uma história infantil. Propomos que as crianças reescrevam, de forma coletiva, uma história que já conheçam. Dessa forma, uma vez que já dominam o conteúdo da história, poderão focar atenção na forma como deverão escrevê-la.

            A título de exemplo, sugerimos, aqui, o trabalho com a história do Chapeuzinho Vermelho, pois é uma história conhecida por muitas crianças. Porém, se a sua turma conhecer outra história, o trabalho poderá ser desenvolvido com ela.          

Atividade 1: Leitura de uma história já conhecida pelas crianças

            Professor, antes de ler a história para as crianças chame atenção para o fato de ela ter um título e discuta com a turma sua função. Depois de lida, peça às crianças que a recontem oralmente. Você também pode fazer perguntas como: Quem são os personagens da história?  Onde ela ocorreu? O que houve no início? E no meio? E no final?

Atividade 2: Reescrita do texto a partir das gravuras

            Obs: Utilizamos, aqui, uma sequência de gravuras para auxiliar as crianças na reescrita do conto. Outra possibilidade é reescrever, coletivamente, sem as gravuras. Durante a reescrita, reflita com as crianças sobre a melhor forma de escrever a história e sobre a o fato de, ao contrário de quando falamos, as palavras serem escritas com um espaço em branco entre elas. É importante também discutir com as crianças sobre a função de cada sinal de pontuação que for necessário empregar.

            A reescrita da história pode ser feita durante vários dias. Não há necessidade de terminar em uma única aula (pode ficar cansativo para as crianças). Quando o professor for retomar a escrita da história em outro dia, é necessário que, primeiro, leia para a turma o que já escreveram.

                                  ______________________________________________________

                                                            (TÍTULO)

                                            undefined

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

                                             undefined

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________ ________________________________



                                              undefined


___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

                                                undefined

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

                                                    undefined

__________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

                                                   undefined  

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________

Imagens retiradas do site: http://proportoseguro.blogspot.com/2009/05/chapeuzinho-vermelho-para-ler-e-pintar.html

Atividade 3: Leitura da reescrita da história

            Professor, depois de escrever a história com os alunos, leia para a turma o texto final e peça para que verifiquem se escreverem toda a história e se não esqueceram de nada. É importante explicar, nesse momento, que sempre quando terminamos de escrever um texto, devemos revisá-lo com o objetivo de verificar se todas as informações foram escritas, se a linguagem está adequada, etc.

Avaliação

Avaliação:

Os alunos deverão, ao final da atividade, ter avançado na compreensão da forma como se estrutura uma história infantil e no entendimento das convenções gráficas de nosso sistema de escrita, como a segmentação de palavras e a pontuação.