Portal do Professor

Início do Conteúdo

A pr?tica da leitura oral

Autor e Co-autor(es)

Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Vilma Aparecida Gomes, Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver as habilidades de leitura oral, atentando para os seguintes aspectos: entona??o, dic??o, pontua??o correta e flu?ncia.

Desinibir? se para a pr?tica de leitura em p?blico.

Ler diferentes g?neros textuais em prosa.

Exercitar a escuta.

Usar a internet para pesquisar diferentes g?neros textuais.

Preparar um texto para leitura em p?blico.

Desenvolver o interesse pela leitura de diferentes textos em prosa.

Aprender a postura adequada para apresenta??o da leitura oral em p?blico.

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos, aproximadamente

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Consideramos a experi?ncia de leitura oral de textos trabalhados nas aulas L?ngua Portuguesa, principalmente; saber utilizar a internet.

Estratégias e recursos da aula

Recursos

Textos xerocados

Laborat?rio de Inform?tica

Aula 1

1? momento

Laborat?rio de Inform?tica

Os alunos pesquisam no dicion?rio o significado de entona??o, dic??o e flu?ncia e anotam no caderno. Ainda no Laborat?rio de Inform?tica, eles assistem a v?deos dos jornais falados de diferentes emissoras de TV.

V?deos Dispon?veis em:

http://www.youtube.com/watch?v=BLyDHzGq3Dw&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=oBbg2zqxb2A&NR=1

A partir de um roteiro preparado pelo professor, eles ouvem e observam o/a locutor/a falando, para marcar a alternativa que melhor corresponde aos aspectos:

Entona??o

(   ) Tom de voz firme, elevan do e descendo a voz, fazendo pausas, facilitando o

       entendimento do texto.

(   ) Tom de voz inexpressivo; o texto ? falado sem pausas.

Dic??o

(   ) A pron?ncia das palavras n?o ? de f?cil compreens?o.

(   ) As palavras e frases s?o ditas de forma clara e compreens?vel.  

 Flu?ncia

(   ) O/a locutor/a fala de maneira espont?nea/natural e diz o texto com facilidade, sem

       gaguejar.

(   ) O/a locutor/a fica ?preso/a? ao texto, apresentando dificuldade ao expressar as palavras e frases.  

Postura

(   ) O/a locutor/a se apresenta de forma ereta, mas de maneira descontra?da, ?solta?.

(   ) O/a locutor/a est? em posi??o curva, olhando o tempo todo para o texto. 

Aula 2

1? momento

Discuss?o das respostas dadas ao roteiro, comentando-as e explorando os recursos usados para se falar um texto na TV. 

O professor faz um levantamento dos alunos que freq?entam igrejas ou templos ou outros lugares em que possam observar a leitura das pessoas para um p?blico. Pede que anotem suas observa??es de acordo com o roteiro acima.

2? momento ? Laborat?rio de Inform?tica
Em grupo, o professor orienta-os a acessar os links abaixo, que explicam como deve se comportar uma pessoa diante a um p?blico:

http://www.youtube.com/watch?v=fBJaCMZttlY&feature=PlayList&p=8C38F593C2B7CC73&index=2

http://www.youtube.com/watch?v=LgJYjUWDYfk&feature=related

Aula 3

1? momento

Os alunos apresentam suas anota??es para a turma, explicando e avaliando o que viram e ouviram da pesquisa feita segundo as orienta??es da aula 2, 2? momento. Eles comparam os dados da pesquisa com o que assistiram nos v?deos, comentando se as pessoas que ouviram, nos lugares onde observaram a leitura, se comportaram de acordo com o que foi explicado nos v?deos. 

2? momento

O professor orienta os alunos que selecionem, e levem para a aula seguinte, textos em prosa, de acordo com seu interesse por determinado tema, para serem lidos oralmente em sala de aula. O texto deve ter no m?nimo 20 linhas e no m?ximo 40, o qual pode ter sido produzido pelo pr?prio aluno ou por um/a colega, ou, ainda, retirado da internet, de jornais, revistas, livros impressos, com exce??o dos textos de livros did?ticos do ano em curso.

Aulas 3, 4, 5, 6 aproximadamente

1? momento

 Prepara??o da Leitura Oral

Atividade em grupo, a qual pode ser realizada no p?tio, anfiteatro ou na quadra de esporte da escola

Os alunos se agrupam em 2 ou tr?s elementos e fazem a prepara??o da leitura em voz alta para o colega, sob a orienta??o do professor, exercitando os aspectos aprendidos, como: boa dic??o, entona??o, flu?ncia e bom tom de voz de maneira que o p?blico compreenda o que est? sendo lido. Para a realiza??o da leitura o aluno deve ficar de p? em postura adequada para se apresentar. A prepara??o deve continuar sendo feita em casa.

2? momento

Apresenta??o da Leitura Oral 

Depois de preparados para a leitura em p?blico, os alunos s?o levados para o anfiteatro, ou outro lugar adequado da escola, que seja amplo, e, em um p?lpito, procedem ? leitura oral dos textos escolhidos. Se houver possibilidade, o professor providencia com anteced?ncia um aparelho de som e um microfone para que a leitura possa ser ouvida pelos presentes. Para atender a participa??o de todos, 5 alunos leem em cada aula. A atividade ? filmada para que, posteriormente, a turma assista e avalie seu desempenho.

Obs.: Esta atividade pode ser apresentada para outras turmas. A partir desse trabalho, sob a orienta??o do professor, os alunos podem tamb?m produzir o Jornal Falado da Escola, que gravado em v?deo e publicados na p?gina da internet da escola para ser acessado pela comunidade escolar. 

Recursos Complementares

Sugest?es de atividades de leitura oral:

www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=1212

Avaliação

Para avaliar a atividade, al?m do v?deo por meio do qual se pode avaliar o desempenho do aluno, forma-se uma banca constitu?da de cinco alunos mais o professor (ou outros educadores da escola), que observam se os crit?rios estabelecidos, quais sejam: boa dic??o, entona??o, flu?ncia e bom tom de voz e a postura adequada foram atendidos. Ao final, professor e banca apresentam suas considera??es sobre a leitura do aluno. Neste momento, os alunos ouvintes s?o avaliados quanto ao exerc?cio da escuta. A avalia??o pode ser feita quantitativamente, a partir dos crit?rios acima estabelecidos.