Vilma Aparecida Gomes, Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Desenvolver as habilidades de leitura oral, atentando para os seguintes aspectos: entona??o, dic??o, pontua??o correta e flu?ncia.
Desinibir? se para a pr?tica de leitura em p?blico.
Ler diferentes g?neros textuais em prosa.
Exercitar a escuta.
Usar a internet para pesquisar diferentes g?neros textuais.
Preparar um texto para leitura em p?blico.
Desenvolver o interesse pela leitura de diferentes textos em prosa.
Aprender a postura adequada para apresenta??o da leitura oral em p?blico.
Consideramos a experi?ncia de leitura oral de textos trabalhados nas aulas L?ngua Portuguesa, principalmente; saber utilizar a internet.
Recursos
Textos xerocados
Laborat?rio de Inform?tica
Aula 1
1? momento
Laborat?rio de Inform?tica
Os alunos pesquisam no dicion?rio o significado de entona??o, dic??o e flu?ncia e anotam no caderno. Ainda no Laborat?rio de Inform?tica, eles assistem a v?deos dos jornais falados de diferentes emissoras de TV.
V?deos Dispon?veis em:
http://www.youtube.com/watch?v=BLyDHzGq3Dw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=oBbg2zqxb2A&NR=1
A partir de um roteiro preparado pelo professor, eles ouvem e observam o/a locutor/a falando, para marcar a alternativa que melhor corresponde aos aspectos:
Entona??o
( ) Tom de voz firme, elevan do e descendo a voz, fazendo pausas, facilitando oentendimento do texto.
( ) Tom de voz inexpressivo; o texto ? falado sem pausas.
Dic??o
( ) A pron?ncia das palavras n?o ? de f?cil compreens?o.
( ) As palavras e frases s?o ditas de forma clara e compreens?vel.
Flu?ncia
( ) O/a locutor/a fala de maneira espont?nea/natural e diz o texto com facilidade, sem
gaguejar.
( ) O/a locutor/a fica ?preso/a? ao texto, apresentando dificuldade ao expressar as palavras e frases.
Postura
( ) O/a locutor/a se apresenta de forma ereta, mas de maneira descontra?da, ?solta?.
( ) O/a locutor/a est? em posi??o curva, olhando o tempo todo para o texto.
Aula 2
1? momento
Discuss?o das respostas dadas ao roteiro, comentando-as e explorando os recursos usados para se falar um texto na TV.
O professor faz um levantamento dos alunos que freq?entam igrejas ou templos ou outros lugares em que possam observar a leitura das pessoas para um p?blico. Pede que anotem suas observa??es de acordo com o roteiro acima.
2? momento ? Laborat?rio de Inform?tica
Em grupo, o professor orienta-os a acessar os links abaixo, que explicam como deve se comportar uma pessoa diante a um p?blico:
http://www.youtube.com/watch?v=fBJaCMZttlY&feature=PlayList&p=8C38F593C2B7CC73&index=2
http://www.youtube.com/watch?v=LgJYjUWDYfk&feature=related
Aula 3
1? momento
Os alunos apresentam suas anota??es para a turma, explicando e avaliando o que viram e ouviram da pesquisa feita segundo as orienta??es da aula 2, 2? momento. Eles comparam os dados da pesquisa com o que assistiram nos v?deos, comentando se as pessoas que ouviram, nos lugares onde observaram a leitura, se comportaram de acordo com o que foi explicado nos v?deos.
2? momento
O professor orienta os alunos que selecionem, e levem para a aula seguinte, textos em prosa, de acordo com seu interesse por determinado tema, para serem lidos oralmente em sala de aula. O texto deve ter no m?nimo 20 linhas e no m?ximo 40, o qual pode ter sido produzido pelo pr?prio aluno ou por um/a colega, ou, ainda, retirado da internet, de jornais, revistas, livros impressos, com exce??o dos textos de livros did?ticos do ano em curso.
Aulas 3, 4, 5, 6 aproximadamente
1? momento
Prepara??o da Leitura Oral
Atividade em grupo, a qual pode ser realizada no p?tio, anfiteatro ou na quadra de esporte da escola
Os alunos se agrupam em 2 ou tr?s elementos e fazem a prepara??o da leitura em voz alta para o colega, sob a orienta??o do professor, exercitando os aspectos aprendidos, como: boa dic??o, entona??o, flu?ncia e bom tom de voz de maneira que o p?blico compreenda o que est? sendo lido. Para a realiza??o da leitura o aluno deve ficar de p? em postura adequada para se apresentar. A prepara??o deve continuar sendo feita em casa.
2? momento
Apresenta??o da Leitura Oral
Depois de preparados para a leitura em p?blico, os alunos s?o levados para o anfiteatro, ou outro lugar adequado da escola, que seja amplo, e, em um p?lpito, procedem ? leitura oral dos textos escolhidos. Se houver possibilidade, o professor providencia com anteced?ncia um aparelho de som e um microfone para que a leitura possa ser ouvida pelos presentes. Para atender a participa??o de todos, 5 alunos leem em cada aula. A atividade ? filmada para que, posteriormente, a turma assista e avalie seu desempenho.
Obs.: Esta atividade pode ser apresentada para outras turmas. A partir desse trabalho, sob a orienta??o do professor, os alunos podem tamb?m produzir o Jornal Falado da Escola, que gravado em v?deo e publicados na p?gina da internet da escola para ser acessado pela comunidade escolar.
Para avaliar a atividade, al?m do v?deo por meio do qual se pode avaliar o desempenho do aluno, forma-se uma banca constitu?da de cinco alunos mais o professor (ou outros educadores da escola), que observam se os crit?rios estabelecidos, quais sejam: boa dic??o, entona??o, flu?ncia e bom tom de voz e a postura adequada foram atendidos. Ao final, professor e banca apresentam suas considera??es sobre a leitura do aluno. Neste momento, os alunos ouvintes s?o avaliados quanto ao exerc?cio da escuta. A avalia??o pode ser feita quantitativamente, a partir dos crit?rios acima estabelecidos.