Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
1. Pensar sobre a escrita de nomes - o modo como escrevemos,
2. Possibilitar a construção da permanência das letras no sistema de representação da escrita.
1º Momento – Escuta de música e lista de palavras.
Coloque a música "Carinhoso" para as crianças ouvirem. Em seguida, converse com elas sobre os diversos sentidos que o coração representa na música. Sugira um desenho coletivo em cartolina com giz de cera e hidrocor para representar a música.
Fica a critério do professor levar a música para as crianças ouvirem o interprete original ou outros mais contemporâneos como Tom Jobim, Toquinho, Paulinho da Violão, Simone, Mariza Monte e outros. Pra ouvir as interpretação original de Orlando Silva acesse o site a seguir:
segue também a sugestão de um vídeo clip com Mariza Monte e Paulinho da Viola cantando Carinhoso. acesse o site:
http://www.esoterikha.com/videos-sobre/marisa-monte-e-paulinho-da-viola/video-clip-com-a-musica-carinhoso-video_456f39d64.html
Construa coletivamente na roda uma lista de palavras de animais que inicia com a primeira letra da palavra coração. Segue uma sugestão de construção de uma lista de palavras:
Fonte: Relatório da Prática Pedagógica - NEI/UFRN - 2005.