LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; MARTA REGINA ALVES PEREIRA; F?TIMA REZENDE NAVES DIAS; GL?UCIA COSTA ABDALA DINIZ
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Justi?a |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
1) Identificar a??es que auxiliam ou prejudicam a conviv?ncia entre colegas e professores/as.
2) Exercitar boas maneiras na rela??o em grupo para uma conviv?ncia harmoniosa.
N?o h? necessidade de se trabalhar conhecimentos pr?vios.
Atividade 1: (1? aula de 50 minutos)
1? momento:
A) Exibir o v?deo
Turma da M?nica em - Boas maneiras, dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8
B) Explorar o v?deo, questionando aos alunos: 1) O que acharam do v?deo? 2 ) Por que os pais do Cebolinha e da M?nica indicaram aula de boas maneiras ?s crian?as? 3) O que voc?s acharam da atitude das crian?as durante a aula? 4) Voc?s concordam que ? importante termos regras para que haja uma boa conviv?ncia em grupo?
C) O/a professor/a dever? discutir com as crian?as o que consideram boas maneiras para uma boa conviv?ncia em grupo na sala de aula. Pedir aos/as alunos/as que relatem acontecimentos ou situa??es em que os colegas ou professores agiram com boas maneiras e outros acontecimentos em que as crian?as ou mesmo os/as professores/as n?o tenham utilizado boas maneiras na sala de aula.
D) Pedir ?s crian?as que listem palavras que representem atitudes boas e ruins manifestadas por colegas e/ou professores na escola.
E) O/a professor/a ou os/as pr?prios/as alunos/as dever?o escrever essas palavras em fichas de papel cart?o ou cartolina e, posteriormente, fazer uma exposi??o das mesmas na lousa de forma que fiquem vis?veis aos/as alunos/as. Caso as crian?as encontrem dificuldade em externar as palavras, sugerem-se as seguintes: agradecer, perdoar, gostar, proteger, bater, maltratar, brigar, xingar, prejudicar, incomodar, dentre outras.
F) Solicitar aos/as alunos/as que leiam e identifiquem se aquela palavra refere-se a atitudes certas ou erradas para uma conviv?ncia harmoniosa.
G) Organizar as palavras em colunas lado a lado.
H) Cada crian?a dever? escolher quatro palavras: duas de cada coluna e escrever frases contendo as mesmas.
I) Fazer uma ilustra??o referente ?s frases produzidas.
Tarefa de casa do/a professor/a:
Construir uma Cruzadinha a partir das situa??es relatadas pelos pr?prios/as alunos/as nessa aula e levar a atividade na pr?xima aula.
Atividade 2 (2? Aula de 50 minutos)
1? momento: retomar com os/as alunos as frases constru?das por eles na aula anterior.
2? Momento: Propor a atividade de cruzadinha (Professor/a, voc? poder? basear-se na atividade citada abaixo):
Tarefa de sala:
Alunos e alunas, na ?ltima aula conversarmos sobre o que facilita e o que prejudica uma boa conviv?ncia em grupo. Agora, que tal se voc?s respondessem algumas perguntas para completar uma cruzadinha?
1)Um aluno educado dever? ---------------- a professora quando ela fala.
2) Quando uma crian?a recebe um elogio ela precisa -----------------.
3) Se um colega fizer algo que o deixa triste voc? deve conversar com ele e -------------.
4) Toda crian?a deve -------------- de seus amigos.
5) Um amigo sempre--------------- o outro.
E S C U T A R
A G R A D E C E R
P E R D O A R
G O S T A R
P R O T E G E
1)Se voc? -------- no colega ele fica muito triste
2)Quando voc? ---------- seus colegas eles deixam de ser seus amigos
3)N?o resolvemos problemas atrav?s de ----------------------
4)Uma crian?a educada n?o deve ------------- seus colegas de nomes feios
5)Atrapalhar seu colega a fazer tarefas pode ----------------- sua aprendizagem
6) Se voc? falar muito alto ou gritar na sala voc? poder?------------------- seus colegas e professora
B A T E R
M A L T R A T A
B R I G A S
X I N G A R
P R E J U D I C A R
I N C O M O D A R
Fotos ilustr ativas:
Fonte: acervo pessoal da autora
Atividade 2 (2? Aula de 50 minutos)
1? momento: Assistir ao V?deo Conviv?ncia, dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=u5651tdwyXo&feature=fvw
2? momento: Explorar o v?deo com as crian?as: qual ? o tema do v?deo? Do que o v?deo trata? O que os p?ssaros estavam fazendo? Qual a rea??o dos p?ssaros menores quando o p?ssaro maior se comunicou com eles? O que aconteceu depois disso? O que voc?s acharam da atitude dos p?ssaros menores?
3? momento: Solicitar aos/as alunos/as que imaginem que o p?ssaro grande ? o/a professor/a e os demais p?ssaros s?o os/as alunos/as. Dividir o grupo em dois sub-grupos:
Grupo A: Recordar/ retomar situa??es ou viv?ncias de sala de aula em que o/a professor/a tenha vivido e que sejam semelhantes ao que o p?ssaro grande viveu no v?deo. Escrever essas situa??es em cartaz para posterior discuss?o.
Grupo B: Recordar/ retomar situa??es ou viv?ncias de sala de aula em que os/as alunos/as tenham vivido semelhantes ao que os p?ssaros pequenos experimentaram no v?deo. Escrever essas situa??es em cartaz para posterior discuss?o.
4? momento: Cada grupo apresentar? a sua produ??o e em seguida o/a professor/a dever? propor busca de estrat?gias mais harmoniosas para uma boa conviv?ncia em grupo.
Turma da M?nica em - Boas maneiras, dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8
V?deo: Conviv?ncia, dispon?vel em:http://www.youtube.com/watch?v=u5651tdwyXo&feature=fvw
Avalia??o do/da professor/a: o/a professor/a dever? refletir sobre a maneira com que tem lidado com as regras de conviv?ncia em sala de aula. Dever? observar se tem respeitado a express?o dos/das alunos/as quando questionam situa??es relacionadas aos colegas e at? mesmo aos/as professores/as;
Auto-avalia??o dos/das alunos/alunas (oral ou por escrito): Participa??o individual e grupal nas atividades propostas. De que forma a atividade contribuiu para melhorar a minha conviv?ncia em grupo? Tenho respeitado as id?ias expressas pelos/as colegas e professores/as na conviv?ncia em grupo?
Avalia??o dos/das alunos/alunas pelo/pela professor/a: Envolvimento e participa??o dos/as alunos/as nas discuss?es e produ??es. Respeito aos momentos de fala e escuta e ?s opini?es dos colegas. Capacidade do/da aluno/da de identificar e modificar suas posturas em diferentes situa??es em sala de aula.