BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Professor Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Estrangeira | Compreens?o escrita |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: l?xico e redes sem?nticas |
O objetivo desta aula ? fazer com que os alunos compreendam a configura??o de sentido de certas figuras de linguagem e mostr?-los que as figuras de linguagem n?o s?o um privil?gio dos textos po?ticos, pois est?o presentes em textos pertencentes a diversos g?neros, como os informativos e os publicit?rios, o que nos mostra, portanto, que as figuras de linguagem s?o um recurso corriqueiro no uso da l?ngua.
Os alunos devem ter conhecimento acerca do prop?sito comunicativo de alguns g?neros textuais, mobilizados nesta aula, como o poema, o an?ncio publicit?rio e a reportagem.
Amor ? fogo que arde sem se ver
Luis Vaz de Cam?es (1524 ? 1580)
Amor ? fogo que arde sem se ver,
? ferida que d?i, e n?o se sente;
? um contentamento descontente,
? dor que desatina sem doer.
? um n?o querer mais que bem querer;
? um andar solit?rio entre a gente;
? nunca contentar-se de contente;
? um cuidar que ganha em se perder.
? querer estar preso por vontade;
? servir a quem vence, o vencedor;
? ter com quem nos mata, lealdade.
Mas como causar pode seu favor
nos cora??es humanos amizade,
se t?o contr?rio a si ? o mesmo Amor?
Dispon?vel em: http://www.laurapoesias.com/poesias3/amor_e_fogo_que_arde.htm, acessado em 11 set. 2009.
a) Procure no dicion?rio qual ? o sentido do termo ?amor?. (Se preferir, o professor pode apresentar de antem?o a defini??o para os alunos.)
a.mor (?) sm. 1. Sentimento que predisp?e algu?m a desejar o bem de
outrem. 2. Sentimento de dedica??o absoluta de um ser a outro, ou a uma
coisa. 3. Inclina??o ditada por la?os de fam?lia. 4. Inclina??o sexual
forte por outra pessoa. 5. Afei??o, amizade, simpatia. 6. O objeto do
amor (1 a 6) In: FERREIRA, Aur?lio Buarque de Holanda. Miniaur?lio S?culo XXI Escolar: O minidicion?rio da l?ngua portuguesa. 4 ed. revista e ampliada. . Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. |
b) Nas tr?s primeiras estrofes do poema, o eu l?rico procura tamb?m definir o amor. As defini??es apresentadas no poema podem ser associadas a que acep??es encontradas no dicion?rio?
c) No que diz respeito ? linguagem utilizada, em que diferem as defini??es encontradas no dicion?rio e as encontradas no poema?
d) A partir do poema, a que conclus?o podemos chegar a respeito da natureza do sentimento que se procura definir?
e) Explique a diferen?a sem?ntica constru?da pela seguinte modifica??o feita na primeira estrofe do poema:
Amor ? como fogo que arde sem se ver,
? tal qual ferida que d?i, e n?o se sente;
? parecido com um contentamento descontente,
? como dor que desatina sem doer.
Chave de resposta:
b) ?s acep??es 1 e 2. Possivelmente ? defini??o 3, pois se pode pensar no amor materno, por exemplo.c) As defini??es encontradas no dicion?rio s?o mais objetivas, literais, enquanto as defini??es colocadas no poema s?o mais subjetivas, figuradas, por isso, demonstrativas de um ponto de vista.
d) Trata-se de um sentimento contradit?rio.
e) Nos versos modificados, foram estabelecidas compara??es entre o amor e os elementos que o definiam nos versos originais.
In: MAIA, Jo?o Domingues. Portugu?s: volume ?nico: livro do professor. 2 ed. S?o Paulo: ?tica, 2005. (Texto adaptado) |
Bohemia Oaken. A 1? cerveja maturada com carvalho chegou. Atendendo a paladares sofisticados, a Bohemia produziu mais uma edi??o limitada de Oakencom sabor e aroma diferenciados de tudo que voc? j? degustou. |
Fonte: http://veja.abril.com.br/acervodigital/, acessado em 12 set. 2009. (Revista VEJA, Edi??o 2129, 9 de setembro de 2009)
a) Qual ? o objetivo desse texto?
b) A que fazem refer?ncia as frases ?modelado em jacarand?? e ?maturada com carvalho?? Explique a sua resposta.
c) Que rela??o a propaganda estabelece entre o violino e a cerveja? A que figura de linguagem essa rela??o remete?
d) O texto principal declara a excel?ncia da madeira. No ?mbito dessa propaganda, a que se deseja, de fato, atribuir o car?ter de excel?ncia? Ou seja, que elemento da propaganda a madeira pode representar? Justifique sua resposta.
Chave de resposta:
a) Em linhas gerais, promover a edi??o limitada da cerveja Bohemia Oaken.
b) Fazem refer?ncia ao violino e ? cerveja, respectivamente. Essa rela??o ? constru?da fazendo refer?ncia ao material que ? utilizado na confec??o tanto do instrumento como da bebida.
c) Ambos s?o feitos de madeira, por isso a propaganda estabelece um paralelo entre essas imagens. O que representaria, em termos de figura de linguagem, uma compara??o.
d) ? cerveja Bohemia Oaken, que foi maturada no carvalho, ou ? Bohemia, que produziu mais uma vez uma cerveja maturada no carvalho.
Observa??o: O professor deve conduzir os alunos de forma a levantarem as duas hip?teses de resposta em ?d? e chamar a sua aten??o para a diferen?a entre essas duas hip?teses, j? que a primeira remete a um sentido meton?mico ? o continente pelo conte?do ?, enquanto a segunda (interpreta??o menos evidente) remete a um sentido metaf?rico.
Meton?nia = Consiste em substituir uma palavra por outra, ambas capazes de designar realidades ligadas por uma rela??o l?gica: - efeito pela causa = ex. Bebeu a morte por Bebeu cianureto.: - continente pelo conte?do = ex: A madeira foi sempre sin?ni mo de excel?ncia por A Bohemia Oaken sempre f oi sin?nimo de excel?ncia. - lugar pelo produto = ex: O bronze soou, por O sino de bro nze soou. - abstrato pelo concreto = Respeitar a velhice por Respeit ar os velhos. - autor pela obra = ex: Escutar Marcelo D2 por Escutar as m?sicas de Marcelo D2. - parte pelo todo: Quantas velas no mar! por Quantos navios no mar! In: MAIA, Jo?o Domingues. Portugu?s: volume ?nico: livro do professor. 2 ed. S?o Paulo: ?tica, 2005. (Texto adaptado) |
Receita culin?ria: (Recomenda-se que o professor utilize material impresso ou fa?a proje??o com aux?lio de retroprojetor ou de ap arelho de datashow.)
BOLO DE CHOCOLATE
Cobertura
1 lata de Mo?a Fiesta Chocolate
1 pacote de Biscoito Passatempo ao Leite
Massa
meia x?cara (ch?) de manteiga
1 x?cara e meia (ch?) de a??car
6 ovos
meia x?cara (ch?) de leite
1 x?cara e meia (ch?) de farinha de trigo
1 x?cara (ch?) de chocolate em p?
meia colher (sopa) de fermento em p?
manteiga, para untar
farinha de trigo, para polvilhar
Recheio
1 lata de Mo?a Fiesta Chocolate
Fonte: http://www.nestle.com.br/Cozinha/receitas/bolo_de_chocolate.aspx, acessado em 12 set. 2009.
a) Sublinhe as express?es no texto que se constroem por meton?mia.
b) Transcreva a receita culin?ria substituindo as express?es meton?micas por express?es equivalentes.
c) Sob qual ? o tipo de rela??o l?gica se estabelece a meton?mia encontrada no texto?
Chave de resposta:
a) Todos os itens da receita, exceto ?6 ovos?, ?manteiga? e ?farinha de trigo?.
b)
Os alunos devem substituir a unidade de medida de cada ingrediente, por
exemplo,?1 lata de leite condensado? por ?200 ml de leite condensado?
c) O continente pelo conte?do.
Cartaz:
(Recomenda-se que o professor fa?a proje??o com aux?lio de aparelho de
datashow, a fim de que o cartaz possa ser apresentado em cores.)
Dispon?vel em: http://www.franciscanos.org.br/noticias/noticias_especiais/cf_181206/imagens/CartazCF2007oficial.jpg, acessado em 12 set. 2009.
a) Qual ? o objetivo deste texto?
b) O que representa o solo rachado em contrate com as ?guas?
c) O que representa a vit?ria-r?gia?
d) O que representa a imagem da crian?a?
e) O que podem representar as tr?s flores brancas?
f) A que tipo de meton?mia remete a maneira como s?o constru?dos os sentidos desse texto?
Fraternidade e Amaz?nia ?Vida e miss?o neste ch?o? Na parte superior do Cartaz, a terra seca e rachada representa a realidade de algumas partes da Amaz?nia durante a estiagem e adverte que, sem o devido cuidado, toda a regi?o pode ser destru?da. A abundante presen?a da ?gua lembra que a Amaz?nia ? uma importante reserva de ?gua doce no planeta, al?m de transmitir uma sensa??o de transpar?ncia, for?a e vitalidade. O elemento princi pal do Cartaz ? a vit?ria-r?gia, conhecida pelos ?ndios como ?panela de esp?ritos?. Considerada um dos s?mbolos da Amaz?nia, essa planta ? forte e tem ra?zes profundas que tocam o leito do rio; ao mesmo temp o, ? sens?vel, assim como o povo nativo da regi?o, que sobrevive com muita garra, mas precisa do apoio fraterno de toda a sociedade brasileira. As tr?s flores brancas e amarelas t?m extrema relev?ncia no Cartaz, uma vez que representam a Sant?ssima Trindade: Pai, Filho e Esp?rito Santo. Essas flores lembram que a Amaz?nia ? obra de Deus Criador e Providente entregue aos nossos cuidados. A crian?a representa os ?ndios e toda a comunidade da regi?o, suas cren?as, sonhos e esperan?as. Seu olhar inocente e o sorriso sutil s?o um convite ? supera??o das dificuldades e ? constru??o de um futuro melhor para a Amaz?nia. Ao mostrar o contraste entre a terra seca e a exuber?ncia da ?gua, o Cartaz chama a aten??o para a devasta??o da Amaz?nia e o descaso com a vida. Representa a esperan?a de encontrar uma solu??o para os conflitos da regi?o com base na solidariedade e no respeito ?s diferen?as. Dispon?vel em:http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://br.geocities.com/pastoralcalabria/CartazCF2007oficial.jpg&imgrefurl=http://br.geocities.com/pastoralcalabria/cf2007.html, acessado em 12 set. 2009. |
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_xRO2CNmrp mQ/RnZ2eJSYopI/AAAAAAAAADs/dJlNxy9Z9Ys/s400/chargeangeli299.gif, acessado em 12 set. 2009.
a) Qual ? fun??o do t?tulo da charge?
b) A paciente parece relaxada? Por qu??
c) De quem pode ser a fala que est? sob a ilustra??o?
d) Indique e explique o paradoxo presente nessa fala.
e) Explique o humor da charge.
Chave de resposta:
a) O t?tulo ? a chave para compreendermos a cena, pois, com essa informa??o, exclu?mos se tratar, por exemplo, de uma cirurgia de a
p?ndice num
hospital legalizado.
b) N?o. (Os alunos devem descrever a cena para explicar a tens?o da paciente.)
c) Provavelmente do m?dico que atende ? paciente.
d) ?Nossa cl?nica [...] ganhou recentemente a ben??o do papa?. Esse paradoxo ancora-se no fato de se tratar de uma cl?nica de aborto, algo condenado pela Igreja Cat?lica, da qual o papa ? o maior representante.
e) O humor da charge se constr?i justamente pela ironia presente na fala ao dizer que a paciente ?est? em boas m?os? e que a cl?nica ? ?super equipada e esterilizada?. Tais informa??es s?o divergentes do que se mostra n
a ilustra??o.
?Em 1983, Garrincha pa rtiu desta para melhor, vencido pelo ?lcool e
seguidas contus?es que termina ram por afast?-lo dos campos. Sua
mem?ria, no entanto, est? preservada no Torto Bar, bar tem?tico de
Curitiba [...].? (Fonte: http://www.cupola.com.br/frontpage?page=6, acessado em 12 set. 2009) ??cone de v?rias gera??es, o cantor Michael Jackson nos deixou ?rf?os de sua genialidade art?stica, semana passada. Al?m do seu talento musical, n?o podemos deixar de falar, ? claro, do seu estilo ineg?vel!? (Fonte: http://www.bolsademulher.com/moda/Estilo_michael-84719-1.html, acessado em 12 set. 2009) |
a) Qual ? o assunto tratado por esses trechos?
b) No que diz respeito ? linguagem utilizada, identifique a semelhan?a existente entre as partes destacadas nos trechos.
c) Reescreva as partes em destaque nesses trechos, colocando os dizeres em outras palavras.
Chave de resposta:
a) O primeiro trata da morte de Garrincha, ao passo que o segundo trata da morte de Michael Jackson.
b) Ambos se referem ? morte das personalidades de forma amenizada.
c) Espera-se que os alunos noticiem a morte das referidas personalidades de forma n?o euf?mica.
Eufemismo = Consiste em atenuar o que ? desagrad?vel por meio da substitui??o de palavras ou express?es graves, diretas, por outras mais suaves. Ex: Ir para o reino de Deus (=morte). In: MAIA, Jo?o Domingues. Portugu?s: volume ?nico: livro do professor. 2 ed. S?o Paulo: ?tica, 2005. (Texto adaptado) |
Fonte:http://veja.abril.com.br/acervodigital/, acessado em 12 set. 2009. (Edi??o 2065, 18 de junho de 2008)
a) O leitor c ons
idera a venda da Varig para a Gol um representativo do cen?rio pol?tico brasileiro e emite a sua opini?o sobre esse cen?rio. Qual ? essa opini?o?
b) O leitor manifesta algum sentimento em seus dizeres? Qual (is)? Explique.
Hip?rbole = baseia-se no exagero proposital de id?ias ou sentimentos. Ex: A cidade amanheceu sob um dil?vio. Ousada ou fantasista, a hip?rbole serve ? poesia ou para expressar sentimentos calorosos. Por?m, seu emprego abusivo tem levado ao empobrecimento dos efeitos, sobretudo na linguagem publicit?ria e jornal?stica. In: MAIA, Jo?o Domingues. Portugu?s: volume ?nico: livro do professor. 2 ed. S?o Paulo: ?tica, 2005. |
c) Transcreva em outras palavras os trechos ?[...] estamos num pa?s n?o apenas mal governado, mas que representa o cen tro de um fura??o de imoralidade p?b lica, um turbilh?o de demagogia, mentira e mal-caratismo? e ?Situa??o estapaf?rdia, ambiente nocivo e constrangedor na Rep?blica. Um autentico festival de grotesca falta de vergonha na cara?, transformando-os em discursos menos inflamados, o mais objetivos poss?vel.
Chave de resposta:
a) Ele acha a situa??o pol?tica brasileira uma vergonhosa para o pa?s, tendo em vista os in?meros flagrantes de corrup??o e, a seu ver, inefici?ncia governamental
b) Ele manifesta sentimentos como indigna??o, raiva e impaci?ncia, que podemos perceber pela maneira inflamada como constr?i o seu coment?rio.
c) Espera-s
e que os alunos tornem o discurso mais brando, retirado as ocorr?ncias de hip?rbole.
AVALIA??O
1. (VUNESP ? Quest?o adaptada) No trecho ?... d?o um jeito de mudar o m?nimo para continuar mandando o m?ximo?, a figura de linguagem
presente ? chamada:
a) Met?fora
b) Hip?rbole
c) Meton?mia
d) Ant?tese
2. (
PUC-SP ? Quest?o adaptada) No Trecho: ?nem um dos autores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra l? faltava na estante do major?, encontramos a seguinte figura de linguagem:
a) Hip?rbole
b) Ant?tese
c) Eufemismo
d) Met?fora
Fonte:http://www.coladaweb.com/questoes/portugues/figling.htm, acessado em 17 set. 2009.
3. Analise a publicidade abaixo:
Fonte: http://www.portalimpacto.com.br/docs/1Erika1ANOAula42e43e44e45e46.pdf, acessado em 17 se t. 2009
Quanto a o uso da conota??o no texto, temos que ela ? representada por:
a) imagens metaf?ricas evidenciadas pela representa??o dos atores sociais por l?mpadas
b) imagens hiperb?licas representadas pela quantidade de l?mpadas
c) imagens eufem?sticas j? que, ao serem apagadas, as l?mpadas sintetizam o que ocorre com aqueles que n?o l?em
d) transposi??o meton?mica j? que as pessoas s?o simbolizadas atrav?s das l?mpadas.
(Quest?o adaptada) Nos exerc?cios de n?meros 4 a 11, fa?a a associa??o de acordo com o seguinte c?digo:
A) ironia B) hip?rbole C) paradoxo D) ant?tese E) eufemismo F) compara??o
4. ( ) ?Na chuva de cores/ Da tarde que explode/ A lagoa brilha (Carlos Drummond de Andrade)
5. ( ) ?Se eu pudesse contar as l?gr
imas que chorei na v?spera e na manh?, somaria mais que todas as vertidas desde Ad?o e Eva. ?(Machado de Assis)
6. ( ) ?Todo sorriso ? fe
ito de mil prantos,/ toda vida se tece de mil mortes.?( Carlos de Laet)
7. ( ) ?Residem juntamente no teu peito/ Um dem?nio que ruge e u
m deus que chora.? (Olavo Bilac)
8. ( ) ?Quando a indesejada das gentes chegar.? (Manuel Bandeira)
9. ( ) ?Voando e n?o remando, lhe fugiram. ? (Cam?es)
10. ( ) ?O dinheiro ? uma for?a tremenda, onipotente, assombrosa.? ( Olavo Bilac)
11. ( ) ?Mo?a linda, bem tratada, tr?s s?culos de fam?lia, burra como uma porta: um amor.? (M?rio de Andrade)
12. ( ) ?... como um lustro de seda dentro de um confuso mont?o de trapos de chita.? (Raquel de Queir?s)
Fonte: http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=exercicios/docs/fig uras-exercicios, acessado em 17 set. 2009.
Observa??o: Os links da Revista VEJA n?o conduzem diretamente ?s p?ginas consultadas. O professor deve, portanto, acessar o s?tio de revista (http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx) e procurar a edi??o que informamos ter sido utilizada como fonte.
Al?m de o professor avaliar os alunos pela discuss?o (corre??o) dos exerc?cios colocados durante a aula, sugere-se que o professor os avalie tamb?m a partir dos exerc?cios apresentados, como sugest?o de AVALIA??O, na se??o de "Estrat?gias e recursos da aula". Trata-se de um pequeno exerc?cio de reconhecimento, para que os alunos possam rememorar o que foi aprendido durante a aula. (Recomenda-se que o professor utilize material impresso.)