BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Professor Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
a) O que diferencia um texto predominantemente dissertativo de um texto predominantemente narrativo?
b) Quais s?o os exemplos mais comuns que voc?s conhecem de g?nero de texto mais argumentativo ou mais narrativo?
Observa??o: Fazer essa breve retomada pode facilitar o desenvolvimento da aula, j? que se pretende dar um passo adiante, considerando-se o mecanismo de sustenta??o de perspectivas por argumentos.
Tropa de Elite (2007): Tormentos de uma guerra [...] Fonte: http://www.cinema.com.br/site/acervo.php?id=206&a=2, acessado em 5 set. 2009. |
a) Qual ? o objetivo desta cr?tica?
b) Antes de opinar sobre o texto, o autor resume o enredo do filme e descreve suas personagens principais. Por qu??
c) Rafael Lorenzato categoriza a perspectiva de Capit?o Nascimento (personagem principal do filme) como fascista. Essa perspectiva ? apontada como um ponto negativo do filme? Explique.
d) A julgar pela cr?tica que acabamos de ler, esse filme parece apropriado a que tipo de p?blico?
e) Voc? acha que essa cr?tica ? favor?vel ou contr?ria ao filme? Justifique a sua resposta com elementos do texto.
Ponto de vista acerca do filme | Argumentos |
O filme ? recomendado pela cr?tica | Filme reflexivo e com teor documental. Hist?ria praticamente a tual. Padilha apresenta um ponto de vist a muito raro no cinema: o do policial. Ele exp ?e um ponto de vista ?nico, por?m imortante. Antol?gicas falas. Tropa de Elite n ?o tem apenas um e excelente roteiro, ele ? um a representa??o veross?mil da arquitetura mili tar. O texto foi escrito com o aux?lio d e um plicial do Bope. Os atores recebera m um treinamento do pr?prio Bope. O film e ? um poderodo agente de trasnforma??o porque gera dicuss?o sobre as condi??es absurdas em que vivemos, mas fazemos quest?o de relevar e n?o enxergar. |
Constantes mudan?as no planeta (Dispon?vel em: http://projectopegadaverde.blogspot.com/2008/08/constantes-mudanas-no-planeta.html, acessado em 10 de setembro de 2009) |
a) Qual ? tema central deste texto?
b) Qual ? o objetivo deste texto?
c) Segundo o texto, como se constiui o efeito estufa?
d) Enumere as consequ?ncias do efeito estufa apontadas pelo texto.
e) Por que o autor do texto cita a opini?o de cientistas sobre o tema?
A cr?tica procura persuadir o leitor por meio de argumentos de natureza apreciativa (atribuindo um valor positivo ou negativo), cujas ra?zes residem em um consenso, por exemplo, ter enredo original, ser veross?mil e atuar como agente de transforma??o s?o geralmente consideradas caracter?sticas positivas. Por outro lado, a reportagem, al?m de tamb?m se valer do consenso ? que pode ser definido como o que ? considerado evidente por si ?, deve mobilizar outros tipos de argumentos para levar o seu leitor ao entendimento da realidade que se que apresenta no texto. Podem ser enco ntrados outros tr?s tipos de argumento, quais sejam: i. Consenso = ancora-se em uma evid?ncia. ii. Autoridade = ancora-se na cita??o de estudiosos do tema sobre o qual o texto est? tratando. iii. Factual = fundamenta-se na experi?ncia e na observa??o, isto ?, em dados concretos (cifras, estat?sticas, dados hist?ricos) iv. Racioc?nio l?gico = baseia-se em rela??es de causa e efeito.
Exemplo: ?Se o autor do texto cita outro texto ou algu?m, ele est? utilizando um argumento de autoridade (que vem de ?autor?), por exemplo, ?segundo Fulano, X Y Z?. Por?m, o autor pode decidir recorrer a algum fato, ou a alguma dado estat?stico, assim, ele est? utilizando um argumento factual, por exemplo, ?X% dos brasileiros est?o abaixo da linha da pobreza?. J? se o autor resolve utilizar um racioc?nio, como ?Pedro ? homem. Todo homem ? mortal. Logo, Pedro ? mortal.?, ele est? se valendo de um argumentos que podemos chamar de racioc?nio l?gico. Por fi m, ele pode usar ainda o consenso, do qual n?s j? falamos, ent?o ele recorre a id?ieias j? aceitas pelas pessoas em geral, como ??gua faz bem para a sa?de? ? ningu?m precisa nos provar isso, n?s j? tomamos isso como uma verdade que dispensa compr ova??o??. |
Observa??o: Colocamos a seguir uma proposta de classifica??o dos argumentos do trecho de "Constantes mudan?as no planeta". Se houver recurso, ? recomendado que o professor fa?a uma proje??o desta classifica??o, com aux?lio de aparelho retroprojetor ou datashow, para auxiliar os alunos na avalia??o da pr?pria atividade. Sugerimos que o professor, com o aux?lio dessa proje??o, chame a aten??o dos alunos para a interdepend?ncia existente entre os argumentos, por exemplo: para iniciar a discuss?o, o autor se vale de uma afirma??o j? aceita consensualmente; os dizeres de uma autoridade ap?iam-se em dados objetiv os, que s?o argumentos factuais, esses ?ltimos tamb?m s?o a base para um racioc?nio l?gico.
Trechos: | Tipos de argumentos: | |
Quando se fala em altera??o clim?tica, o efeito estufa ? o primeiro a ser mencionado. | Consenso | |
Os gases, chamados de gases-estufa, lan?ados pelo homem principalmente pela queima de combust?veis f?sseis, permitem que a radia??o solar penetre na atmosfera e ret?m grande parte dela, gerando aumento de temperatura. Esses gases agem exatamente como um vidro de uma estufa de flores. | Factual | |
Uma das consqu?ncias inevit?veis do aquecimento provocado pelo efeito estufa ? o aumento no n?vel dos oceanos por causa do derretimento das geleiras. Nos ?ltimos 100 anos, o mar subiu c erca de 20 cent?metros. | Factual | |
Os cientistas prev?em que, at? 2080, ter? subido at? 69 cent?metros. | Autoridade | |
Por causa do efeito estufa, as geleiras t?m diminu?do conside
ravelmente de tamanho. | Racioc?nio l?gico | |
Os cientistas est?o preocupados com um local em especial: o Alasca, onde cerca de 800 km3 de gelo sumiram nos ?ltimos 50 anos. | Autoridade / Factual | |
| Factual / Racioc?nio l?gico |
No Iraque, ? melhor Diogo Mainardi, Revista VEJA Dispon?vel em: http://comenta ndoanoticia.blogspot.com/2007/10/no-iraque-melhor.html, acessado em 7 set. 2009. |
a) Que informa??o justifica o t?tulo do texto?
b) Retire do texto e explique trechos de ironia.
c) O autor do texto mostra-se otimista em rela??o ao futuro brasileiro? Explique.
Os alunos dever?o trazer textos sobre ?clonagem? para a sala de aula. Reunindo-se novamente em grupos, eles devem trocar os seus textos com os seus colegas de grupo, a fim de que possam ler outros textos, al?m daquele que trouxeram. Ao fazerem a leitura de outros textos, os alunos devem tomar nota de informa??es que julgarem interessantes. Ap?s recolherem informa??es sobre o tema ?clonagem? em diferentes textos, os alunos devem produzir um quadro de argumentos a favor e contra a clonagem. Na aula seguinte, a sala deve ser dividida em dois grupos, um grupo de defesa e outro de ataque ? proposta da clonagem. Os alunos devem expor os argumentos a favor ou contra, segundo o grupo em que se encontrem, e o outro grupo deve classificar esse argumento e tentar rebat?-lo. Vence o grupo que tiver apresentado mais argumentos n?o rebatidos.