Cl?udia Regina M.G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
O aluno conhecer? os sintomas do Mal de Parkinson, como tamb?m, aprender? sobre a necessidade do respeito e da considera??o que as pessoas da terceira idade merecem receber de seus familiares e de toda a sociedade.
O VELHO E SEU NETO
(Irm?os Grimm - tradu??o de Ana Maria Machado)
Era uma vez um velho muito velho, quase cego e surdo, com os joelhos tremendo. Quando se sentava ? mesa para comer, mal conseguia segurar a colher. Derramava a sopa na toalha e, quando, afinal, acertava a boca, deixava sempre cair um bocado pelos cantos.
O filho e a nora dele achavam que era uma porcaria e ficavam com nojo. Finalmente, acabaram fazendo o velho ficar num canto atr?s do fog?o. Levavam comida para ele numa tigela de barro e o que era pior nem lhe davam o bastante.
O velho olhava para a mesa com os olhos compridos, muitas vezes cheios de l?grimas.
Um dia, suas m?os tremeram tanto que ele deixou a tigela cair no ch?o e ela se quebrou. A mulher ralhou com ele, que n?o disse nada, s? suspirou.
Depois ela comprou uma gamela de madeira baratinha e era a? que ele tinha de comer.
Um dia, quando estavam todos sentados na cozinha, o neto do velho, que era um menino de quatro anos, estava brincando com uns peda?os de pau.
- O que ? que voc? est? fazendo? ? perguntou o pai.
O menino respondeu:
- Estou fazendo um cocho para papai e mam?e poderem comer quando eu crescer.
O marido e a mulher se olharam durante algum tempo e ca?ram no choro. Depois disso, trouxeram o av? de volta para a mesa. Desde ent?o passaram a comer todos juntos e, mesmo quando o velho derramava alguma coisa, ningu?m dizia nada.
A doen?a Mal de Parkinson ? degenerativa e foi descrita em 1817 pelo m?dico ingl?s James Parkinson, com o nome de paralisia agitante. Ocasiona les?es no c?rebro que resultam da defici?ncia dos neurotransmissores, que atuam no sistema nervoso central e perif?rico, em consequ?ncia da morte dos neur?nios, respons?veis pela sua produ??o. A doen?a inicia-se com tremores incontrol?veis dos membros superiores, principalmente nas m?os, podendo acometer tamb?m os p?s e a cabe?a. O doente passa a se deslocar a pequenos passos, apresenta confus?o ps?quica, fala mon?tona, saliva??o abundante, depress?o e dem?ncia.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
I. DRAMATIZA??O
O professor seleciona 4 alunos que, volutariamente, se disponham a dramatizar o texto.
II. INTERPRETA??O E REFLEX?O
O professor prop?e aos alunos as seguintes quest?es:
1. Consultar o dicion?rio para buscar o significado dos termos destacados.
2- Por que o Mal de Parkinson tamb?m ? chamado de paralisia agitante?
3- Em sua opini?o, existe alguma rela??o entre o texto O velho e seu neto e o texto sobre o Mal de Parkinson? Justifique sua resposta.
4- Voc? concorda com o tratamento recebido pelo velho? Justifique.
5- Em algumas culturas e civiliza??es, a velhice ? muito respeitada porque representa serenidade, sabedoria, reflex?o. No Brasil, de maneira geral, a velhice ? encarada desta forma? Justifique sua resposta.
III. ENTREVISTA
O professor prop?e aos alunos a realiza??o de uma entrevista com uma pessoa da terceira idade com o seguinte roteiro:
a. como ela se sente na terceira idade.
b. como ela descreve o tratamento recebido pela sociedade ( nas ruas, nos lugares p?blicos, nos meios de transportes, entre outros).
c. como ela descreve o tratamento recebido pela fam?lia.
d. quais as sugest?es que ela faz para melhorar a qualidade de vida das pessoas da terceira idade.
IV. PALESTRA
O professor convida um geriatra ou um outro profissional que tenha recursos para discorrer sobre os seguintes temas:
a. as mudan?as biol?gicas que ocorrem no corpo humano na terceira idade.
b. os h?bitos saud?veis que devem ser, desde j?, cultivados para garantir uma boa velhice.
O professor, por meio da parrticipa??o e envolvimento dos alunos, poder? perceber se ocorreu a sensibiliza??o desejada para o estudo do tema e tamb?m se houve apropria??o dos conhecimentos apresentados.