BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
O aluno poderá aprender com essa aula que o esporte, dentre eles, o voleibol, é uma construção social, em que os sujeitos criam e modificam suas práticas de acordo com suas vontades e necessidades. Além disso, poderá ressignificar os espaços da escola e ampliar as possibilidades de suas práticas de lazer
Não são necessários.
Atividade I: 30 min
Em uma sala com recursos audiovisuais, iniciar com os alunos um levantamento das possíveis variações do voleibol tradicional. E então, as motivações que levaram a essas modificações, seriam vontade, necessidade ou os dois? Exemplificar com as modalidades:
Voleibol
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/55/Voleibol_Femenino.jpg acesso em setembro de 2009
Volei de praia
http://www.esportesite.com.br/wp-content/uploads/2008/07/20080718174800_volei.jpg acesso em setembro de 2009
Futvôlei
http://deboraamorim.com/esporte/miniaturas/normal-varios-futvolei-01.jpg.jpg acesso em setembro 2009
Voleibol Sentado
http://media.photobucket.com/image/voleibol%20sentado/reginacelirocha/voleibol.jpg acesso em setembro 2009-09-20
Bossaball
http://static.zooomr.com/images/860610_53a72b32f7.jpg acesso em setembro de 2009
Apresentar para os alunos então o vídeo da modalidade bossaball, mistura de futebol, voleibol e ginástica acrobática.
A partir do vídeo conversar com os alunos a respeito de como são ilimitadas as possibilidades de variação. Exemplos de variações:
Quanto ao espaço: quadra de cimento, quadra de areia, gramado, na água, na parede e etc..
Quanto ao número de jogadores: 1 x1, 6x6, 2x2, 3x2, 5x0 e etc...
Quanto ao material: 1 ou mais bolas de voleibol, bolas de outros modelos, bola imaginária, outro material que não uma bola e etc...
Quanto as regras: ponto feito com a cabeça vale 2, jogada bonita vale mais, quem conseguir ficar mais tempo com a bola no ar marca o ponto e etc...
Atividade II: 30 min
Ainda em sala, levantar com os alunos de forma rápida os empecilhos que atrapalham a prática do voleibol na escola: faltam espaços, a escola tem poucas bolas de voleibol, são poucos alunos que querem jogar o voleibol? E a partir dessas e de outras questões levantadas, o professor pede que os alunos se dividam em grupos de 5 ou 6 alunos e criem uma variação do voleibol que responda a essas questões. Por exemplo, se um grupo opta por trabalhar com a questão da falta de espaço, a atividade criada deverá ser praticada em um espaço alternativo. Se um grupo opta por trabalhar com o problema do pequeno número de jogadores para a prática do voleibol tradicional, deverá criar uma atividade que possa ser desenvolvida por um número peq ueno de jogadores e assim por diante. A atividade deverá ser descrita em uma ficha com os seguintes itens:
Todos os itens acima deverão ser preenchidos de forma a permitir que qualquer pessoa, a partir das fichas consiga compreender e praticar a atividade. Desenhos e esquemas são permitidos e devem ser incentivados. O único item que deverá ficar em branco é o último pois será preenchido por outro grupo na próxima atividade.
Atividade III: 30 min
Os alunos agora irão trocar as fichas produzidas e cada grupo deverá praticar e procurar responder o último item em uma folha separada. Deverão ser feitas duas trocas de fichas, de modo que cada grupo experimente 2 jogos diferentes.
Em roda, cada grupo deverá apresentar para todos o jogo de sua autoria dialogando com os grupos que puderam experimentar a atividade.