Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
O aluno deverá identificar e conhecer os diferentes domínios morfoclimáticos de nosso país,suas características principais, onde encontram-se localizados e quais os fatores que favorecem as suas ocorrências.
O aluno deverá já conhecer o mapa Brasil Político, os elementos formadores das paisagens naturais como clima, relevo, vegetação , solo e hidrografia, bem como conceitos relativos à região.
Professor(a), utilize em sala de aula,fotografias de diferentes regiões do Brasil . Observe com seus alunos, o relevo e a vegetação presentes nas mesmas, identifique os tipos de relevo presentes nas mesmas e tipos de vegetações . Faça uma análise descrevendo e comentando sobre estes elementos junto com seus alunos, buscando sempre seus conhecimentos prévios .As atividades propostas tem como objetivos específicos, desenvolver nos alunos a capacidade de observar e identificar os domínios morfoclimáticos de nosso país. Esta proposta deverá acontecer com 3 atividades subseqüentes.
Atividade 1: Regionalizando o Brasil
Professor(a), relembre o conceito de Região e as principais formas de regionalização do espaço brasileiro.
Atividade 2 : Trabalhando com mapa
Professor(a), apresente aos seus alunos o Mapa Domínios Morfoclimáticos do Brasil que poderá ser encontrado no livro: Novo Atlas Geográfico do Estudante,Rosa,V. Jussara e Girardi,Gisele- São Paulo: FTD,2005 ,pg 23 . Observe com eles, cada um dos domínios encontrados, sua localização e características gerais. Destaque também o domínio em que encontra -se sua cidade. Observe as fotos encontradas neste mesmo Atlas na pg.27 que referem-se aos aspectos da vegetação do Brasil. Associe-as aos domínios observados anteriormente.
Atividade 3 : Discutindo o assunto
Professor(a), analise com seus alunos alguns itens fundamentais no conteúdo proposto tais como:
1. Quais os critérios considerados ao regionalizarmos o Brasil em Domínios Morfoclimáticos?
2. Quais os domínios morfoclimáticos encontrados em nosso país?
3. Quais os elementos naturais que interferem na formação de cada um dos domínios reconhecidos no mapa e como se pode observar suas influências recíprocas?
Recursos da aula:
Transparências, livros e Atlas Geográfico
Os alunos deverão participar da atividade 3 , sendo avaliados em suas respostas.Nesta avaliação o professor(a) deverá considerar a capacidade do aluno de observar, associar elementos, articular idéias e construir o próprio conhecimento a partir do conteúdo trabalhado nas atividades 1 e 2.