Portal do Professor

Início do Conteúdo

Brinquedos e Brincadeiras: uma conversa inicial

Autor e Co-autor(es)

Josélia Soares Nunes dos Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Desenvolver a linguagem oral e registro na forma de desenho;

- iniciar-se na compreensão da linguagem escrita como prática histórico-cultural e sua funcionalidade;

- trabalhar tipologia textual (lista, receitas, poesias, música, narrativa, etc).

Duração das atividades

3 momentos de aproximadamente 20 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula deve ser ministrada preferencialmente na volta às aulas depois das férias. O professor deve estimular as crianças para que falem sobre as brincadeiras e brinquedos de suas férias.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

Na roda inicial conversar com as crianças sobre as brincadeiras que animaram suas férias. Deixar que as crianças se expressem contando como brincaram e com quem brincaram nas férias. À medida que as crianças forem falando, a professora deverá fazer o registro em forma de lista chamando a atenção das crianças para a escrita de palavras que as interessem e porque é importante registrar/escrcever. Em seguida transcrever essa lista para uma folha de papel madeira ou cartolina e expor no mural de atividades da sala, para que possa ser utilizada pelos alunos de forma espontânea, ou ainda pela professora em outros momentos.

2º Momento:

Ainda na roda, orientar os alunos para que façam o registro, em forma de desenho, das brincadeiras que se destacaram durante as suas férias e com quem brincaram. Cada criança deverá receber um 1/4 de folha de papel ofício, gizão de cera e fazer o registro da brincadeira que animou suas férias, para que possa ser ilustrada a lista das brincadeiras.

3º Momento:

Após a conversa na roda a professora pede as crianças para sentarem nas cadeiras e sobre a mesa deverá colocar potes com cola possibilitando que os alunos colem no verso da folha e em seguida no cartaz onde estará a lista das brincadeiras feita no início da aula deixando-a ilustrado. Permitindo assim as duas formas de registro - desenho e escrita.

Avaliação

Durante esta aula é possível a professora perceber como o aluno expressa de forma oral as suas idéias e em que nível encontra-se o seu desenho, para que possa criar novas estratégias e assim possibilitar avanços significativos nessa fase de desenvolvimento.

O  professor poderá avaliar:

- o nível de envolvimento das crianças na hora da roda inicial;

- o nível do desenho das crianças;

- se as crianças conseguem estabelecer diferenças entre o que foi escrito e desenhado.