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M?SCARAS

Autor e Co-autor(es)

SOLANGE DA CRUZ BATTIROLA imagem do usuário

SAO LUIZ GONZAGA - RS ESC EST DE ENS FUND SENADOR PINHEIRO MACHADO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Aprecia??o significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como aprecia??o
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como comunica??o e produ??o coletiva
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como produto hist?rico-cultural

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Atrav?s de uma breve explana??o os alunos aprender?o que uma m?scara ? um acess?rio utilizado para cobrir o rosto, utilizado para diversos prop?sitos: l?dicos (como nos bailes de m?scaras e no carnaval), religiosos, art?sticos ou de natureza pr?tica (m?scaras de prote??o). A palavra tem, provavelmente, origem no latim mascus ou masca = "fantasma", ou no ?rabe maskharah = "palha?o", "homem disfar?ado". Muitas vezes tribos africanas usavam m?scaras em cerim?nias de passagem entre a vida e a morte. Principais fun??es de uma m?scara: disfarce; s?mbolo de identifica??o; esconder a sua identidade; transfigura??o; representa??o de esp?ritos da natureza, deuses, antepassados, seres sobrenaturais ou rosto de animais; participa??o em rituais (muitas vezes presente, por?m sem utiliza??o pr?tica); intera??o com dan?a ou movimento ou mero adere?o.

Duração das atividades

2 AULAS DE 50 MIN. CADA

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Simetria - j? que ser?o utilizados desenhos sim?tricos na constru??o das m?scaras.

Outro enfoque  interessante seria resgatar:

HIST?RIA DAS M?SCARAS
No Ocidente, a m?scara foi utilizada primeiro na Gr?cia Antiga, todos os anos, durante as festividades de Dion?sio, o deus do vinho e da fertilidade. Como o vinho vem do suco da uva e tem de ficar pelo menos tr?s meses fechado num recipiente para ficar pronto, essas festas aconteciam logo depois que se abriam os barris de vinho produzidos no ano anterior. Nessa data, todos bebiam, cantavam e dan?avam. Dizem que essas festividades dos povos antigos deram origem ao carnaval. Pois n?o ? que nas cerim?nias para o deus Dion?sio usava-se uma m?scara porque se acreditava que, assim, ele estaria presente entre as pessoas durante a festa. O teatro ? uma arte que explorou frequentemente a magia das m?scaras. Em muitas culturas ditas primitivas da ?frica, da Am?rica e do Oceano Pac?fico, as m?scaras s?o usadas em cerim?nias religiosas. S?o feitas de diversos materiais naturais como madeira, fibras, palhas, barro, chifres, conchas, plumas, peles de animais, pedras, tecido ou espiga de milho, entre outros. Em algumas tribos ind?genas, por exemplo, cabe aos ?ndios mais idosos us?-las durante rituais para curar doentes, espantar maus esp?ritos,  em de  celebra??es casamentos ou em ritos de passagem - cerim?nias nas quais os meninos e as meninas do grupo passam da inf?ncia para a idade adulta.

Estratégias e recursos da aula

Recursos Complementares

Primeiro, confeccionar m?scaras no papel e depois, com suas id?ias tentar construir sua m?scara com utilizando diversos tipos de materiais de sucata.

Avaliação

Avaliamos a criatividade, a originalidade na cria??o, confec??o e a ?utiliza??o? de m?scaras, fazendo-as sa?rem do mundo das id?ias, perpassando os pap?is e optando por cria??es em  formatos variados e com materiais concretos, tendo in?meras possibilidades de trabalhar os elementos das artes visuais, da cria??o e da aproxima??o com outras culturas, levando nossos  alunos ? utiliza??o de diferentes materiais para a confec??o das m?scaras, podemos inovar e incrementar com tudo que imagina??o criar,  oferecendo  momentos agrad?veis na aula de ARTES para eles vivenciarem diferentes experi?ncias criando e recriando diferentes m?scaras e representa??es.