Portal do Professor

Início do Conteúdo

O jornal em sala de aula

Autor e Co-autor(es)

claudiana silva macedo imagem do usuário

SALVADOR - BA ESCOLA BRIGADEIRO EDUARDO GOMES

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer os diferentes g?neros textuais contidos em um jornal. Localizar as principais informa??es de uma not?cia. Relacionar as imagens com os fatos destacados.

Duração das atividades

5 aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor dever? trabalhar anteriormente com os alunos sobre diferentes g?neros textuais e a utiliza??o dos mesmos em cada situa??o da vida cotidiana.

Estratégias e recursos da aula

O professor iniciará a aula apresentando um jornal impresso à turma.Em seguida  os alunos serão divididos em grupos.Cada grupo receberá um caderno do jornal para ser avaliado, analisado e apresentado ao restante dos alunos com as considerações sobre o tipo de notícia, autor da notícia, tema central, manchete,e tc.

Após esta etapa, os alunos  irão para a sala de informática para acessarem um jornal online, fazendo assim um paralelo entre o jornal impresso e o jornal virtual.

Os alunos deverão criar um jornal  na escola  com notícias da comunidade  relacionada com saúde, saneamento básico, esporte, moda, classificados, etc.,sendo que cada grupo ficará responsável por um caderno do jornal.Para elaboração das notícias os alunos deverão seguir um roteiro,  respondendo às seguintes perguntas  sobre o acontecimento:

o QUE?

Onde?

quando?

como?

Quem?

Após  esta etapa, os alunos irão escrever a notícia  elaborando um texto  com clareza e objetividade, ilustrando-a com fotografia.

 

Recursos Complementares

JORNAL IMPRESSO. site:www.atarde.com.br

Avaliação

O professor ir? avaliar todo o processo de elabora??o do jornal, observando a linguagem utilizada em cada caderno, bem como a diagrama??o da not?cia, clareza e objetividade da mesma.