Portal do Professor

Início do Conteúdo

G?nero de diversidade

Autor e Co-autor(es)

claudia de medeiros lima imagem do usuário

SALVADOR - BA ESCOLA MUNICIPAL LANDULFO ALVES

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??es e lutas de grupos sociais e ?tnicos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer e utilizar ferramentas de pesquisa na internet de maneira objetiva; Pesquisar conte?dos a serem trabalhados em sala, para desenvolver atitudes de aluno investigador; Ampliar conhecimentos a cerca das quest?es de g?nero e favorecer conscientiza??o para equidade; Conhecer a realidade da mulher e suas atribui??es na sociedade brasileira e da sua comunidade local; Respeitar ?s diversidades nas forma??es familiares, op??o sexual e desempenho de pap?is sociais.

Duração das atividades

10 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Di?logo com os alunos sobre a realidade da sua fam?lia e comunidade nas quest?es de g?nero e viol?ncia contra a mulher.

Estratégias e recursos da aula

1ª etapa
Diálogo com alunos sobre o que sabem a cerca do gênero masculino e feminino e fazer quadro comparativo identificando respostas de meninos e meninas. (Favorece a oralidade e o pensamento crítico)


2ª etapa
Elaborar ,a partir do diálogo estabelecido anteriormente, questionário para ser aplicado, pelos alunos, com familiares ou mulheres da comunidade local. (A aplicação do questionário além de favorecer a pesquisa entre as crianças, permite o trabalho com a leitura e a escrita)


3ª etapa
Discutir sobre respostas encontradas e opiniões sobe o assunto. (Permite expressão oral e desenvolvimento de atitude reflexiva)


4ª etapa
Dividir os alunos em duplas ou trios nos computadores e orientar a pesquisa objetiva na internet com a ferramenta wiki, tópicos sugeridos: Lei Maria da Penha; Violência contra a mulher; Mulher no mundo do trabalho; Direitos da mulher. Não tendo acesso a informática a pesquisa poderá ser realizada em jornais, livros ou revistas.


5ª etapa
Apresentação dos grupos sobre material pesquisado. (permite expressão oral e organização de sequência lógica de pensamentos, além de desenvolvimento da leiturae interpretação)



6ª etapa
Aulas expositivas sobre a história da mulher na sociedade brasileira, utilizando imagens de mulheres de outros séculos até o presente e destacando as heroínas brasileiras e mundiais ocultadas da nossa história: Ana Nery, Anita Garibaldi, Maria Quitéria, Eva Péron, Joana D'Arc, Marie Curie, Simone de Beauvior, Wangari Maathai, entre outras. (favorece o conhecimento da nossa história vista por um outro ângulo, o da mulher, e também, valorização da mulher no desempenho de diferentes papéis sociais).


7ª etapa
Dividir os alunos em equipes de no máximo 4 alunos para elaboração de cartazes para exposição na escola sobre violência contra mulher, Lei Maria da Penha, Mulheres que fizeram história no mundo, no Brasil, na Bahia, em Salvador e na comunidade local utilizando fotografias e breve histórico dessas mulheres, Se preferir utilizar fotos das mães e das próprias alunas no tópico comunidade local. ( estímulo ao trabalho em grupo, contextualizao; e valorização da comunidade local).


8ª etapa
Criação de cartilha da mulher sobre os direitos das mulheres e dicas para denúncia de agressões domésticas, realizado pela turma junto com a professora. (podendo ser exposto na escola ou no blog da turma) ou mesmo ser apresentado o resultado do trabalho numa reunião com os pais, professores e comunidade escolar.
 

Recursos Complementares

Micros, Dvd, Jornais, revistas, livros, papel metro, fotografias

Avaliação

Avalia??o procesual- participa??o, assiduidade, execu??o das tarefas individuais e em grupo, atrav?s de planilha elaborada com o s crit?rios descritos.