Portal do Professor

Início do Conteúdo

CRIA??O DE UMA HIST?RIA ATRAV?S DE TIRINHAS DE JORNAIS

Autor e Co-autor(es)

ROSANGELA SILVA FREITAS imagem do usuário

SALVADOR - BA ESCOLA AJUDA SOCIAL A CRIANCA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Espa?o e forma
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conserva??o ambiental

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Identificar e diferenciar as tirinhas de jornais das hist?rias em quadrinhos; ? Produzir a pr?pria tirinha, criando personagens que falem sobre a preserva??o do Meio Ambiente; ? Desenvolver uma leitura critica e reflexiva, podendo interpretar a realidade apresentada.

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Fa?a um levantamento sobre quais as tirinhas de jornais e de hist?rias em quadrinhos que os alunos conhecem.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) deve conversar com seus alunos sobre as tirinhas de jornais e sobre as histórias em quadrinhos. 

Apresentar aos alunos uma história em quadrinhos
 data/img-1

data/img-2

data/img-3

data/img-4

 

Depois apresentar aos alunos umas tirinhas de jornais

 data/img-5

Ao final da apresentação da história em quadrinhos e das tirinhas de jornais, perguntar se eles conseguem perceber as diferenças entre ambas. A princípio os alunos acreditam serem iguais, mas depois com a ajuda do(a) professoro(a) eles passam a perceber : relação ao tamanho, que as tirinhas são curtas e a história em quadrinhos é mais longa. Perguntar sobre qual tema é abordado, normalmente eles relatam.Depois da analise por parte de todos os alunos, convide-os para produzir uma tirinha pessoal.  Para elaboração da tirinha é preciso da definição do tema: sugerindo como tema o meio ambiente e os cuidados para preservá-lo. Depois a criação do roteiro: É uma história curta, com um, dois, três no máximo quatro quadrinhos, é preciso ter no mínimo um ou dois personagens.
 Entregue para cada aluno uma folha de sulfite. Cada “tira” de 28 X 8, 28cm de largura e 8cm de altura.

 

 

   

 

 

   

O(a)  professor(a) deverá estimular os alunos a perceberem que para se fazer a estrutura da tirinha é preciso utilizar algumas formas geométricas como o quadrado e o r etângulo. Aproveitar o ensejo para questioná-los sobre as características contidas em cada forma geométrica, bem como, qual foi a sentimento de produzir sua própria tirinha.

DICAS E SUGESTÕES
A produção da tirinha pode possuir qualquer tema, desde que tenha um cunho reflexivo, abordando questões do cotidiano, do país e do mundo porque esta é a proposta da tirinha de jornal .

Recursos Complementares

Voc? encontra informa??es nos sites: ? http://www.xaxado.com.br. (tirinhas) http://fotolog.terra.com.br/xaxado ( tirinhas) ? http://www.falamenino.com.br (tirinhas) ?http://www.monica.com.br (quadrinhos) ?http://www.divertudo.com.br/

Avaliação

A avalia??o ocorrer? durante todo o processo, atrav?s da participa??o nas discuss?es e na constru??o da atividade proposta.