Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Espa?o e forma |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conserva??o ambiental |
Professor(a) deve conversar com seus alunos sobre as tirinhas de jornais e sobre as histórias em quadrinhos.
Apresentar aos alunos uma história em quadrinhos
Depois apresentar aos alunos umas tirinhas de jornais
Ao final da apresentação da história em quadrinhos e das tirinhas de jornais, perguntar se eles conseguem perceber as diferenças entre ambas. A princípio os alunos acreditam serem iguais, mas depois com a ajuda do(a) professoro(a) eles passam a perceber : relação ao tamanho, que as tirinhas são curtas e a história em quadrinhos é mais longa. Perguntar sobre qual tema é abordado, normalmente eles relatam.Depois da analise por parte de todos os alunos, convide-os para produzir uma tirinha pessoal. Para elaboração da tirinha é preciso da definição do tema: sugerindo como tema o meio ambiente e os cuidados para preservá-lo. Depois a criação do roteiro: É uma história curta, com um, dois, três no máximo quatro quadrinhos, é preciso ter no mínimo um ou dois personagens.
Entregue para cada aluno uma folha de sulfite. Cada “tira” de 28 X 8, 28cm de largura e 8cm de altura.
|
||
|
O(a) professor(a) deverá estimular os alunos a perceberem que para se fazer a estrutura da tirinha é preciso utilizar algumas formas geométricas como o quadrado e o r etângulo. Aproveitar o ensejo para questioná-los sobre as características contidas em cada forma geométrica, bem como, qual foi a sentimento de produzir sua própria tirinha.
DICAS E SUGESTÕES
A produção da tirinha pode possuir qualquer tema, desde que tenha um cunho reflexivo, abordando questões do cotidiano, do país e do mundo porque esta é a proposta da tirinha de jornal .