Portal do Professor

Início do Conteúdo

Estrangeirismo

Autor e Co-autor(es)

Fabiane de OLiveira Braga Fel?cio imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalh?es

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: l?xico e redes sem?nticas
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa An?lise e reflex?o sobre a l?ngua
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir das aulas que aqui ser?o propostas, espera-se que os alunos sejam capazes de:

1) Conhecer a origem da L?ngua Portuguesa;

2) Pesquisar e estudar as palavras de outras l?nguas que foram inseridas na L?ngua Portuguesa;

3) Reconhecer e analisar a influ?ncia das palavras estrangeiras usadas no dia a dia na l?ngua portuguesa em qualquer produto, lugar ou situa??o;

4) Analisar as fun??es do uso de palavras estrangeiras em m?sicas.

Duração das atividades

7 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno dever? ser capaz d: a) identificar palavras estrangeiras; b) reconhecer o significado das palavras estrangeiras dentro de um determinado contexto; c) fazer pesquisas e abordar o tema solicitado de uma forma suscinta; d) redigir textos de forma argumentativa; e)confeccionar gr?ficos percentuais.

Estratégias e recursos da aula

 

1? aula

1? atividade

Professor prepare c?pias da m?sica Samba do Approuch de Zeca Baleiro.

http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/43674/
(Acesso feito dia 3/10/2009)

Converse com os alunos sobre a letra da m?sica. Distribua para cada aluno o question?rio abaixo.

1) O que voc? percebe de diferente na letra dessa m?sica?
2) Em quais l?nguas algumas palavras foram escritas?
3) Qual a inten??o do compositor ao usar outros idiomas?
4) Marque no texto todas as palavras estrangeiras.
5) Voc? conhece o significado delas e a qual idioma cada uma pertence?
6) Qual o nome utilizado para esse tipo de uso de linguagem?
7) O que estrangeirismo?
8) Como surgiu?
9) Por que ocorre?

Fa?a um c?rculo e proponha uma discuss?o acerca das quest?es acima.

2? atividade

Ap?s esse di?logo, entre com o conceito de ESTRANGEIRISMO.

ESTRANGEIRISMO

Todo e qualquer emprego de palavras, express?es e constru??es estrangeiras em nosso idioma. Classificam-se em: francesismo, italianismo, espanholismo, anglicismo (ingl?s), germanismo (alem?o), eslavismo (russo, polaco, etc.), arabismo, hebra?smo, grecismo, latinismo, tupinismo (tupi-guarani), americanismo (l?nguas da Am?rica), entre outros.

http://www.dicionarioinformal.com.br/definicao.php?palavra=estrangeirismo&id=5097    (Acesso feito dia 3/10/2009)


Somos constantemente bombardeados com o estrangeirismo e muitas vezes nem o percebemos. Veja um v?deo que mostra como convivemos a todo o momento com ele.

http://www.youtube.com/watch?v=Y-2efqGXo2A&feature=related   (Acesso feito dia 3/10/2009)

2? aula


Professor, providencie c?pias da m?sica Pela Internet de Gilberto Gil.

Pe?a aos alunos que fa?am uma an?lise do texto e suas interfer?ncias idiom?ticas. Instigue-os a fazerem uma abordagem lingu?stica dos termos utilizados pelo compositor.
Ap?s a discuss?o, reflita com eles o porqu? do uso do estrangeirismo. Se quiser, utilize a argumenta??o abaixo:

Podemos afirmar que nos dias de hoje convivemos com um n?mero maior de termos ingleses (anglicismos) que nos remetem ao mundo da inform?tica e que j? incorporamos ao nosso cotidiano. Como a tecnologia ? desenvolvida e registrada predominantemente em ingl?s, os termos oriundos das mesmas, justificam o uso das palavras mais expressivas, e por mais que existam palavras aparentemente semelhantes no portugu?s, muitas vezes, a substitui??o n?o d? o mesmo sentido, a mesma sonoridade na comunica??o. Est? ai uma das justificativas para se usar o estrangeirismo.

3? aula

1? atividade

Trabalhe a origem da L?ngua Portuguesa e as influ?ncias idiom?ticas sofridas por este dialeto.
Abaixo, uma sugest?o de um texto que fala sobre a Hist?ria da L?ngua Portuguesa.

http://queremosportugues.multiply.com/journal/item/19   (Acesso feito dia 14/10/2009)

2? atividade

Como ? sabido, todas as l?nguas do mundo sofreram influ?ncias de outras e com o portugu?s n?o foi diferente. Para que os alunos possam entender melhor esse contexto, leve-os alunos ? biblioteca e sugira que, em grupo, pesquisem algumas palavras que foram aportuguesadas e que vieram de outros idiomas.

Exemplos:

Do franc?s:

DOSSIER - ?processo, documenta??o?; pasta com documentos;
ENQU?TE - ?pesquisa de opini?o, inqu?rito, investiga??o, sondagem, sindic?ncia?;
R?VEILLON - festa com baile e ceia que se faz na v?spera do ano novo;
TOUR - passeio tur?stico;
Do japon?s
SASHIMI - fatia de peixe cru, saboreada com molho de soja;
SUSHI - bolinho feito de arroz, peixe cru, ovas de peixe e outros ingredientes;
IOGA (ingl?s: yoga). No S?nscrito tem o sentido de ?uni?o? e, na pr?tica, significa ?medita??o? (abstra??o do esp?rito, em que a alma, mediante a contempla??o, atinge completa uni?o com o ?Supremo Ser?).
Do ingl?s
BEST-SELLER - livro de grande tiragem e de grande venda; o livro mais vendido; grande sucesso das editoras; BIKE - ?bicicleta?;
BLACK-OUT - ao p? da letra: ?exterior negro? ou ?negrume?. Designa a aus?ncia total de luz; no Brasil usou-se a forma portuguesa ?apag?o?;
BREAK FAST - ?caf? da manh??;
CHECK-UP - exame m?dico abrangente que permite o estudo correto dos ?rg?os;
DELIVERY - entrega em domic?lio;
DESIGN - ?projeto, desenho, esbo?o?;
EXPERT - ?h?bil, perito, especialista?;
EXPRESS - ?expresso?;
FASHION - ?moda; que chama aten??o?;
FLAT ? - apartamento, andar, escrit?rio;
FREE - ?livre?
LOOK - ?aspecto, apar?ncia?; que diz respeito ? moda do momento;
KNOW-HOW - conhecimento t?cnico ou cultural e administrativo; o saber realizar; tecnologia;
MADE IN... - ?feito em...?;
MISS - ?menina; dama; rainha da beleza e da moda?;
OFFICE-BOY - corresponde ao ?mo?o de recados? ou ?cont?nuos?. Emprega-se com mais freq??ncia na forma abreviada: boy (b?i);
OUTDOOR - painel, cartaz de rua;
PEDIGREE - ?estirpe, linhagem, registro geneal?gico de um animal de ra?a;
PIERCING - enfeite perfurante usado em v?rias partes do corpo;
SELF-SERVICE - estabelecimento comercial no qual o cliente se serve a si pr?prio; auto-servi?o;
SHOPPING CENTER - ?centro comercial? ou ?centro de compras?; edif?cio com v?rios estabelecimentos comerciais;
SLOGAN - frase breve e persuasiva; jarg?o usado por publicit?rios, pol?ticos etc.;
STANDARD - ?padr?o, crit?rio?;
TRAILER - parte de filme que ainda vai ser exibido;
VIP - da sigla inglesa de very important person (pessoa muito importante);
< /p>

Pe?a os alunos que levem para sala de aula, exemplos de estrangeirismo do cotidiano deles: objetos pessoais, comidas, bebidas, convites etc.

4? aula

1? atividade

Fa?a grupos com os alunos para que possam discutir o que cada um levou para a sala de aula. Sugira que fa?am um relat?rio, organizando os itens levados por crit?rios estabelecidos por eles mesmos.

Exemplo: Comida: P?o ?Seven Boys? Produtos de higiene: ?shampoo?

http://www.inglesnosupermercado.com.br/wp-content/uploads/2009/08/p%C3%A3o-bisnaguinha-seven-boys.jpg (Acesso feito dia 3/10/2009)


http://www.marielababy.com.br/eshop.admin/imagens/marielababy/Thumbs/TN500_Shampoo%20JJ%20tradicional.JPG (Acesso feito dia 3/10/2009)

2? atividade

Ap?s a separa??o dos materiais levados pelos alunos, pe?a que, ainda em grupos, troquem o estrangeirismo por palavras da l?ngua portuguesa que mais se adequam ao contexto.


Veja o modelo abaixo:

Hoje no caf? da tarde quero tomar um leite batido e depois ir ?s lojas. Preciso comprar um rato novo para meu ordenador.
Usando o estrangeirismo:
Hoje no coffee break quero tomar um milk shake e depois ir ao shopping. Preciso comprar um mouse novo para meu computador.


Posto isto, fa?am um c?rculo para a apresenta??o dos trabalhos.
Os alunos dever?o dialogar sobre o impacto dessa troca de idioma.

1)Ser? que j? nos acostumamos ao estrangeirismo?
2) O lanche perderia seu sabor se cheg?ssemos a uma lanchonete e ped?ssemos um leite batido no lugar do tradicional milk shake?
3) Sempre sabemos o significado em outro idioma quando compramos alguma coisa?

Monte um painel para ficar exposto no mural da sala ou em algum outro espa?o da escola, como a biblioteca.


5? aula

1? atividade

Distribua a c?pia da tirinha abaixo.

http://languageworld.files.wordpress.com/2008/07/estrangeirismo-1.jpg  ( Acesso feito dia 3/10/2009)

Ap?s a leitura da tirinha acima, lance aos alunos a seguinte pergunta:

Qual a interpreta??o que a tirinha nos proporciona?

Espera-se que os alunos concluam que a crian?a est? em fase de alfabetiza??o e est? letrada no estrangeirismo, ou seja, apresenta dificuldades do pr?prio idioma, mas apresenta conhecimento de uma palavra estrangeira dentro de um contexto da l?ngua portuguesa.

2? atividade

Leve para a sala de aula, manchetes de jornais e solicite aos alunos que produzam um texto que contenham palavras estrangeiras. Ap?s essa atividade, monte grupos e pe?a que eles separem as manchetes e textos produzidos nos diferentes temas que comp?em os cadernos de jornais: educa??o, esporte, pol?tica, com?rcio, e etc.


3? atividade

Leve para a sala de aula revistas que possam ser recortadas e pe?a que os alunos procurem palavras estrangeiras que aparecerem, recortem-nas e monte um painel expondo as palavras e sua origem, ou seja, de quais pa?ses elas vieram. Se necess?rio leve os alunos ? biblioteca para fazerem pesquisarem a origem das palavras (ou ao laborat?rio de inform?tica para fazerem a pesquisa na internet). Depois, pe?a que fa?am um gr?fico para demonstrar em porcentagem, qual idioma predominou nos recortes dos alunos nessa atividade.
Veja modelo abaixo:

http://dicasmsnspaces3.spaces.live.com/Blog/cns!E121F73D048C70ED!1526.entry   ( Acesso feito dia 3/10/2009)


Prepara??o para a pr?xima aula:
Solicite uma pesquisa sobre Projetos de lei em defesa da L?ngua Portuguesa, levantar dados sobre a exist?ncia ou n?o de um projeto de Lei que defenda a nossa L?ngua contra ou a favor do Estrangeirismo
;

6? aula


Ap?s a pesquisa, fa?a um c?rculo e discutam os dados coletados pelos alunos. Deixe os alunos exporem suas opini?es sobre o assunto. O professor dever? mediar a discuss?o do grupo.
O link abaixo apresenta um artigo sobre o projeto de lei criado pelo deputado Aldo Rebelo
http://www.comciencia.br/reportagens/linguagem/ling04.htm ( Acesso feito dia 14/10/2009)

7? aula


Hora de produzir! Agora que os alunos j? discutiram, pesquisaram e est?o inteirados com o tema em estudo: ?Estrangeirismo no Brasil?, solicite que fa?am, individualmente, uma disserta??o sobre os pontos positivos e negativos do uso de palavras estrangeiras e qual abordagem seria vi?vel para sanar esse ?problema?.

Recursos Complementares


1) M?sica do Gabriel, o pensador.

http://www.youtube.com/watch?v=JUlBIzh4QWQ&feature=related

2) Reportagem sobre estrangeirismo: Faculdade Faminas.

http://www.youtube.com/watch?v=tMJ3WL5_tD0&feature=related

Avaliação

Observe a evolu??o de cada aluno em rela??o ?s abordagens feitas sobre o estrangeirismo; a participa??o na pesquisa das palavras solicitadas. Na produ??o de texto, analise o desenvolvimento das habilidades de argumenta??o expostas e a utiliza??o da norma culta.
Professor, ? importante que ap?s a produ??o de texto haja uma socializa??o do texto produzido pelos alunos ( leitura em grupo, leitura para toda a turma, exposi??o em um mural), para que a atividade atinja seu objetivo principal, levar a leitura ao seu interlocutor.