Portal do Professor

Início do Conteúdo

Entre o rap e o cordel

Autor e Co-autor(es)

ROSÂNGELA FERREIRA LUZ imagem do usuário

DOURADOS - MS EM PROFª CLORI BENEDETTI DE FREITAS

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise lingüística: variação lingüística: modalidades, variedades, registros

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer e respeitar a variedade linguística e cultural como expressão artística do povo.
• Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Ativar o conhecimento prévio dos alunos, ensinando a fazer perguntas sobre o texto, para aumentar as possibilidades de compreensão do texto.
• Fazer hipóteses e previsões sobre o texto a ser visto, a ser lido, a ser ouvido. E ensinar a estabelecer previsões, baseando-se no gênero, no título, no subtítulo, nas ilustrações etc.
• Favorecer a participação do aluno por meio de perguntas e situações em que ele tenha de fazer uso de estratégias que lhe facilitem a compreensão do texto.

Estratégias e recursos da aula

As aulas ocorrerão na sala de tecnologias, com auxílio da professora Maria de Lourdes Bezerra e começará pela página do Wikipédia que conceitua literatura de cordel e rap.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_cordel

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rap


Feito isso, será comparado os dois gêneros, motivando com questionamentos, tais quais:
-O que acharam dos temas?
-Já conheciam literatura de cordel? E o Rap?
-Conhecem um dos dois tipos de música de memória?
-O que ambos têm em comum?
Logo depois desses questionamentos e comentários dos alunos, eles assistirão a um vídeo sobre o repente e outro, já conhecido da maioria, de rap.

http://www.youtube.com/watch?v=OTxEL9lptW4

http://www.youtube.com/watch?v=x3JnkzLfqLI


Novamente, farão comparação e serão orientados para, em sala de aula, produzir um texto em versos, rimado ou não, para ser cantado ou declamado.  Faremos comentários e folhearemos livros de literatura de cordel selecionados para a aula, comentando texto e xilogravura.

Também assistirão à animação feita com a música Estudo Errado, de Gabriel o Pensador como estímulo à produção de seu texto:

http://www.youtube.com/watch?v=NCvD5eZrhD8


Para encerrar, levaremos os alunos para digitarem seus textos no Word e, após a correção, serão impressos e encadernados como o livro de literatura baseada em cordel ou rap da turma.

Recursos Complementares

Quadro e giz para trechos de literatura de cordel e de rap para análise em sala de aula.

Avaliação

Avaliação do processo de aprendizagem dos alunos:

Faremos avaliação observando vários aspectos do educando como a mudança de comportamento através da aquisição de linguagens, criando oportunidade de conhecê-las para que facilitem sua forma de ver o mundo e de se relacionar com ele e com a Educação e sua formação pessoal, capacitando-o para ler quando precisar pesquisar, estudar, escrever, se informar e utilizar as tecnologias necessárias para as realizações.

Avaliação do trabalho pedagógico:
O desenvolvimento das aulas quanto à condução e orientação será avaliado pelo grupo, que analisará o trabalho da professora. Os alunos avaliarão como foi o desempenho da professora, se atendeu os requisitos exigidos, se teve domínio de sala, se manteve o respeito e a cooperação mantendo o bom relacionamento com e entre os alunos, como foi o domínio de conteúdo, se usou linguagem adequada à compreensão do aluno, se teve presteza, planejamento e exatidão em suas atitudes, se foi atenciosa, prestativa nas atividades desenvolvidas, se teve responsabilidade com prazos, demonstrando boa vontade e humildade ao buscar estratégias para melhorar a dinâmica de suas aulas.