Portal do Professor

Início do Conteúdo

Lendo tirinhas

Autor e Co-autor(es)

Flávia Helena Pontes Carneiro imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Fazer inferências no gênero tirinhas.
  • Ler e interpretar textos.
  • Expor e argumentar suas idéias.
  • Trabalhar em grupos.

Duração das atividades

1 aula de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Conhecimentos sobre os personagens da turma da Mônica.
  • Pelo menos um aluno da dupla/trio deverá estar alfabetizado e ser capaz de ler pequenas frases.

Estratégias e recursos da aula

Para realizar esta atividade você poderá acessar o site abaixo.
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm < Acesso em 29/09/09>


Neste trabalho é importante propiciar aos alunos oportunidades para explicarem o esperado e o inesperado, explicitando as incongruências e identificando o humor do texto. Para isso deve-se lançar mão da análise das falas, dos gestos, das expressões faciais, dos elementos textuais e gráficos como pistas importantes para que o leitor construa o sentido do texto. Conhecer os personagens e suas características favorecerá a compreensão de suas expectativas, do que é esperado que aconteça em determinada situação e do humor resultante da quebra expectativas.
Professor (a), para esta aula é interessante que você tenha em mãos cópias impressas das tirinhas para as crianças. Manteve-se nesta aula a numeração da tira de acordo com que aparece no site.

1) Coloque as crianças para trabalhar em duplas/trios escolhendo seus componentes de modo a favorecer a argumentação e a explicação por parte dos dois alunos.
2) Deixe que as crianças tentem explicar espontaneamente qual a “graça” da tirinha. Você também poderá utilizar as perguntas feitas para cada tirinha com o objetivo de levar as crianças a fazerem as inferências necessárias à compreensão do texto.
3) Após o momento de leitura nas duplas, convide as crianças a exporem e argumentaram o que compreenderam buscando os elementos gráficos e textuais para confirmar suas idéias. É interessante neste momento que você utilize um retroprojetor e projete para toda a turma a tirinha que a dupla irá explicar. Caso algum aluno da turma não concorde com a explicação, favoreça o debate buscando na tirinha a comprovação para sua argumentação.

Tira 1

Para a Mônica, brincar de casinha tinha o mesmo significado que para o Cebolinha? A partir desta tirinha, complete as frases:
Brincar de casinha é__________________________ ( para a Mônica).
Brincar de casinha é__________________________ ( para o Cebolinha).


Tira 3

A mãe de Cascão queria que ele:
( ) não pisasse no chão.
( ) não sujasse o chão.
( ) plantasse bananeira.

Tira 13

Quais animais levam o Cebolinha e a Mônica pendurados pelo bico? Por que o animal do Cascão é diferente? Poderia ser outra ave? Outro animal qualquer?

Tira 14

O problema nesta tirinha foi resolvido? Explique qual era o problema, de quem era e como foi resolvido.

Tira 21

O Cascão deu ao Cebolinha a ajuda que ele precisava? O que o Cebolinha esperava que o Cascão fizesse? Por que o Cascão saiu gritando "socorro"?

Tira 26

Por que o Cascão diz que ela ia estar muito velha?

Tira 30

Tira 53


Complete as frases
No pensamento do Cascão,  Pi nóquio contar uma mentira serve para__________
No pensamento de Magali,  Pinóquio contar uma mentira serve para __________
Escreva uma característica para cada um dos personagens dessas tirinhas.

Tia 83

O que foi que Cebolinha pediu? O que ele queria? O que deu errado?

Avaliação

O trabalho com as tirinhas, bem como com qualquer outro gênero textual, deve ser sistemático. No trabalho em grupo é difícil para o professor avaliar a participação e compreensão de todos os alunos da sala. É necessário que sejam oferecidas diversas situações de trabalho com as tirinhas ao longo de um tempo determinado pelo(a) professor (a) para que se possa avaliar as todas as crianças. O professor poderá também realizar uma atividade de interpretação individual por escrito. Durante o trabalho em grupos, deverá registrar em um caderno atitudes e habilidades como: a clareza na exposição das idéias, a argumentação e a capacidade de produção de inferências.