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Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Matem?tica | ?lgebra |
- Compreender e desenvolve os processos para resolu??o de problemas de l?gica.
N?o h? conte?dos pr?vios a serem trabalhados.
Solicite aos estudantes que tragam problemas curiosos, problemas que desenvolvam o racioc?nio l?gico. N?o se atenha a explicar sobre o tema apenas solicite que cada aluno da turma traga pelo menos 01 problema de l?gica com sua solu??o.
Re?na os problemas e redistribua para que em grupos resolvam as quest?es.
Com esta atividade voc? poder? perceber o que os alunos compreendem por l?gica e a partir da? inicie a aula.
Muito, provavelmente, a maioria ou boa parte dos problemas ser?o quest?es que n?o envolvem necessariamente algum conte?do matem?tico explicitamente, embora utilize muito de matem?tica. Neste momento explique aos estudantes que a L?gica como conte?do, foi estabelecida por Arist?teles entre 300 e 400 anos antes de Cristo.
Segundo a Wikipedia,
A l?gica (do grego cl?ssico ?????? logos, que significa palavra, pensamento, ideia, argumento, relato, raz?o l?gica ou princ?pio l?gico), ? uma ci?ncia de ?ndole matem?tica e fortemente ligada ? Filosofia. J? que o pensamento ? a manifesta??o do conhecimento, e que o conhecimento busca a verdade, ? preciso estabelecer algumas regras para que essa meta possa ser atingida. Assim, a l?gica ? o ramo da filosofia que cuida das regras do bem pensar, ou do pensar correto, sendo, portanto, um instrumento do pensar. A aprendizagem da l?gica n?o constitui um fim em si. Ela s? tem sentido enquanto meio de garantir que nosso pensamento proceda corretamente a fim de chegar a conhecimentos verdadeiros. Podemos, ent?o, dizer que a l?gica trata dos argumentos, isto ?, das conclus?es a que chegamos atrav?s da apresenta??o de evid?ncias que a sustentam. O principal organizador da l?gica cl?ssica foi Arist?teles, com sua obra chamada Organon. Ele divide a l?gica em formal e material.
Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%B3gica
Afirmamos alguma coisa como l?gica, quando a consideramos correta, de f?cil compreens?o, evidente.
Vejamos.
"? l?gico que Pedro ser? aprovado nos exames."
Depois de uma frase desse tipo, ? comum aparecer uma s?rie de raz?es que procuram fundamentar a CONCLUS?O, enuncaida na afirma??o inicial. Esse encadeamento de raz?es que devem conduzir ? conclus?o ? um ARGUMENTO. As raz?es alegadas s?o as PREMISSAS do argumento.
Por exemplo:
"? l?gico que Pedro ser? aprovado nos exames, pois ele ? inteligente e estuda muito e todos os alunos estudiosos e inteligentes s?o aprovados."
Temos no caso, o ARGUMENTO.
CONCLUS?O: | Pedro ser? aprovado. |
RAZ?ES (PREMISSAS): | Pedro ? inteligente. |
Um ARGUMENTO ? constitu?do, portanto, de uma ou mais PREMISSAS e de uma CONCLUS?O.
Trecho extra?do de MACHADO, Nilson Jos? & CUNHA, Marisa Ortegoza. L?gica e linguagem cotidiana: verdade, coer?ncia, comunica??o, argumenta??o. Belo Horizonte: Aut?ntica, 2008. p.16.
Atividade 01 -
Com base no que vimos at? aqui resolva as situa??es seguintes, apresentando um ARGUMENTO. (N?o esque?a que o argumento ? composto de PREMISSAS e CONCLUS?O.
a) O ?nibus da escola dever? cheg ar atrasado amanh? por que a metereologia pre v? muitas chuvas para amanh? cedo e sempre q ue chove muito, o ?nibus chega atrasado .
b) Desapareceu um livro de L?gica em japon?s da estante do Professor Ciro Gismo Tanakara. Ap?s exaustivas investiga??es, cinco suspeitos s?o detidos para interrogat?rio (Arist?teles, S?crates, Plat?o, Descartes e Euclides). Cada um deles faz tr?s declara??es, sendo duas verdadeiras e uma falsa. Seus depoimentos s?o:
Arist?teles: | N?o fui eu.
Nunca me interessei por l?gica. Quem roubou o livro foi Descartes. |
S?crates: | N?o fui eu.
N?o entendo japon?s. Todos os envolvidos alegam inoc?ncia. |
Plat?o: | Sou inocente.
Descartes ? o culpado. Nunca vi Euclides antes de hoje. |
Descartes: | Sou inocente.
Euclides ? o ladr?o. Arist?teles mentiu, ao me acusar. |
Euclides: | N?o fui eu.
S?crates ? o culpado. Plat?o e eu somos velhos amigos. |
Quem roubou o livro?
(As atividades foram retiradas da obra: MACHADO, Nilson Jos? & CUNHA, Marisa Ortegoza. L?gica e linguagem cotidiana: verdade, coer?ncia, comunica??o, argumenta??o. Belo Horizonte: Aut?ntica, 2008. [ a) p.18, b) 85 )
Atividade 02 -
A seguir temos um problema de l?gica relacionado ao hex?gono. ? necess?rio descobrir os n?meros que faltam observando que a soma dos n?meros em todas as dire??es, onde o lado de um hex?gono toca o do outro, ? 76. Resolva e apresente seus argumentos para resolu??o.
Dispon?vel em:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4965
Individualmente solicite aos estudantes que retomem os problemas que trouxeram para a aula inicial e apresentem seus ARGUMENTOS sobre sua resolu??o.
Para pr?tica social final, proponha aos estudantes que organizem em grupos, no momento do recreio o Cantinho da L?gica. Cada dia da semana um dos grupos da turma ficar? respons?vel por oportunizar a alunos de outras turmas a resolu??o de problemas de l?gica. Depois desta atividade conclua com a turma os conceitos fundamentais estudados na aula.
Nome | Tipo |
---|---|
Hex?gono m?gico | Anima??o/simula??o |
A avalia??o ocorrer? durante todo o processo, por meio da participa??o nas discuss?es e na constru??o da atividades propostas.