Portal do Professor

Início do Conteúdo

Amigos da Água

Autor e Co-autor(es)

Lívia Raposo Bardy imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher; Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão aprender com estas aulas os assuntos referentes à economia do uso da água, como meio para preservação dos recursos naturais. Estas foram aulas elaboradas especialmente para alunos com Deficiência Auditiva, por isso o recurso utilizado só contém imagens. De acordo com Damázio (2007, p.14) “os alunos com surdez precisam de ambientes estimuladores, que desafiam o pensamento, explorem suas capacidades, em todos os sentidos”. Referência: DAMÁZIO,M.F.A. Atendimento educacional especializado para pessoas com surdez. Curitiba: Editora Cromos, 2007.

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos; 2 aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

-Aula Interativa;

-Utilização do Laboratório de Informática ou Uso de Televisão e aparelho de DVD (no caso da impossibilidade de utilização do Laboratório de Informática, o recurso - vídeo, pode ser salvo em DVD).

AULA 1

Atividade 1

O professor apresentará o vídeo para os alunos e não dirá em momento algum do que se trata, qual assunto aborda.

Vídeo:


 



 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11605/nina_agua.flv

Após a apresentação do mesmo, ele perguntará aos alunos o que eles viram no vídeo, o que entenderam e o que eles acham que o vídeo se propõe, isto é, qual é sua finalidade?
O professor poderá perguntar por que o título do vídeo é: “Nina, a amiga da água”.
Quando os alunos chegarem a conclusão de que o vídeo trata das questões ambientais, de economia de água e etc, o professor deve perguntar aos alunos se eles fazem o que Nina (personagem do vídeo) faz e então propor a eles que eles sejam em suas casas e nos ambientes em que costumam freqüentar “patrulheiros” do meio ambiente e explicar o porquê disso ser feito (situação atual em que o Planeta Terra se encontra!).

Atividade 2

O professor pode juntamente com os alunos recordar o que Nina fazia no vídeo e fazer uma lista de ações simples, como, por exemplo, fechar a torneira enquanto se escova os dentes ou se lava a louça. E então apresentar algumas dicas aos alunos. Após a apresentação destas dicas o professor pode fazer com estas aulas sejam aulas interdisciplinares, trabalhando com a matemática.
O professor então pede aos alunos que descubram, por exemplo, na dica do Banheiro, qual é a operação matemática que foi feita para mostrar a economia de água e então sugerir que eles façam as operações!


Dicas:
Banheiro
- Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água. Isso pode ser multiplicado pelo número de pessoas na casa e, depois, por 30 dias,
para se ter uma idéia da economia.
- Ao lavar o rosto em um minuto, com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água. A dica é: colocar um tampão na pia e fazer do lavatório um tanquinho.
- Ao fazer a barba em 5 minutos, com a torneira meio aberta, pode-se chegar a gastar até 12 litros de água. Muita água seria economizada usando-se a pia do mesmo jeito que para lavar as mãos: fazendo um tanquinho do lavatório. Assim, o gasto para fazer a barba cai para 2 litros.
- Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros. Se fechar o registro enquanto se ensaboa, diminuindo o tempo de banho para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.
- No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos, com o registro meio aberto, são gastos 45 litros. Com os mesmos cuidados que com a ducha, o consumo cai para 15 litros.
- Bacia sanitária com válvula com o tempo de acionamento de 6 segundos gasta 10 litros de água. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros. Por isso, faça manutenção periódica. E não use a bacia sanitária como lata de lixo.
Cozinha
- Lavando-se a louça com a torneira de pia meio aberta durante 15 minutos, gastam-se 117 litros de água. Medidas práticas para gastar somente 20 litros:
1. Limpe os restos dos pratos e panelas com uma escova e jogue no lixo.
2. Coloque água na cuba até metade para ensaboar. Enquanto isso, feche a torneira.
3. Coloque água novamente para enxaguar.
- Lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres (para 6 pessoas), gasta 40 litros. Por isso, o ideal é ser utilizada somente quando estiver cheia e não com poucos utensílios. O mesmo vale para a lavadora portátil.
Roupa lavada
- Lavar a roupa numa lavadora com capacidade para 5 quilos gasta 135 litros. Melhor seria ter o mesmo procedimento que com a lavadora de louças: só usar a máquina quando estiver com sua capacidade total.
- Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros! Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque para ensaboar, deixando a torneira fechada. Depois, colocar a água para enxaguar.
- Utilizar a água usada do tanque para lavar o quintal também gera economia.
No jardim do edifício
- Um hábito é regar jardins e plantas durante 10 minutos, e com isso chega-se a gastar 186 litros de água. Para economizar, a rega durante o verão deve ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação.
- No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã.
- Mangueira com esguicho-revólver também ajuda.
- Com esses procedimentos, pode-se chegar a uma economia de 96 litros por dia.
Carros
- Muita gente gasta até 30 minutos lavando carro. Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com a torneira aberta meia volta, 560 litros. Mas se lavar o carro apenas uma vez por mês usando um balde de 10 litros para molhar e ensaboar e, também, balde para enxaguar, pode-se chegar a um consumo de apenas 40 litros.
- A utilização da água da chuva gera uma economia extra.
Calçadas
- Jamais faça a varrição da calçada utilizando o esguicho. Em 15 minutos, o consumo pode chegar a 280 litros de água. A utilização da vassoura pode ter o mesmo efeito.
Equipamentos defeituosos
- Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia, ou 1.380 litros por mês, o que significa uma conta mais alta.
- Um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4.140 litros num mês. E um filete de 4 milímetros, 13.260 litros por mês de desperdício.
- Um buraco de 2 milímetros no encanamento pode causar um desperdício de 3.200 litros por dia; isto é, mais de três caixas d’água.
Texto retirado do site: http://www.sindiconet.com.br/1443/informese/dicas-uteis/economia-de-agua/- Acessado em: 25 set. 2008.

AULA 2

Atividade 1

Neste momento o professor propõe aos alunos que eles elaborem uma história em quadrinhos, somente com desenhos em que o assunto da economia de água seja privilegiado na história. Os alunos terão como modelo o vídeo utilizado na aula anterior.
Uma outra atividade que pode ser proposta aos alunos é que eles elaborem cartazes com as informações sobre economia de água, elencadas no texto da Atividade 2, da Aula1.
Assim, os alunos poderão escolher qual atividade fazer, de acordo com seus interesses e preferências.


 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Nina, a amiga da água Animação/simulação

Recursos Complementares

Papel sulfite, cartolinas, canetinhas hidrocor, lápis, borracha.

Avaliação

A avaliação poderá ser realizada nos momentos da aula, na participação dos alunos nos momentos de discussão sobre a finalidade do vídeo e na execução das atividades propostas pelo professor.