![]() CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O |
![]() TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED |
![]() TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF |
Eziquiel Menta, Ros?ngela Menta Mello
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Escolar Ind?gena | Ci?ncias | Corpo humano e a sa?de |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Ensino M?dio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Conhecer a estrutura e funcionamento do sistema excretor humano.
Conhecimentos sobre os processos de difus?o e osmose.
Leia para a turma os trechos das not?cias destacados abaixo:
Meionorte.com (acessado em setembro de 2009)
Seca obriga somalianos a beberem urina, diz ONG ? 16.02.2006
?A seca na Som?lia amea?a a vida de centenas de milhares de pessoas e algumas delas est?o tendo de beber a pr?pria urina para n?o morrer de sede e ter que andar o equivalente a duas maratonas para encontrar ?gua (...)?
http://www.meionorte.com/noticias,seca-obriga-somalianos-a-beberem-urina-diz-ong,9180.html
Folha Online ? Ci?ncia e Sa?de ? 14/11/2008 - 16h08
Astronautas da ISS v?o beber ?gua reciclada de urina
da Reuters, em Cabo Canaveral
?A Nasa (ag?ncia espacial norte-americana) deve lan?ar a nave Endeavour nesta sexta-feira (14) levando uma m?quina para "reciclar" urina e torn?-la apta ao consumo humano na ISS (Esta??o Espacial Internacional, em ingl?s). A ag?ncia quer dobrar de tr?s para seis o n?mero de astronautas vivendo no complexo, ent?o precisa elevar o fornecimento de ?gua.?
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u467840.shtml
Discuta com os alunos as quest?es abaixo:
O professor pode aproveitar este momento para promover a interdisciplinaridade Sociologia, incentivando uma reflex?o sobre os valores sociais e a discrimina??o dos pa?ses pobres: ?enquanto na ?frica milh?es de pessoas tomam urina para matar a sede, a NASA gasta milh?es de d?lares para reciclar urina para poucos astronautas?.
A partir dos dados apresentados na pr?tica social inicial lance a seguinte quest?o:
Explique inicialmente que a produ??o da urina ocorre no sistema urin?rio, composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra.
Duas atividades podem ser realizadas ainda nesta primeira aula para favorecer a instrumentaliza??o.
Uma observa??o pr?tica e uma demonstra??o em modelo confeccionado peo professor.
OBSERVANDO UM RIM FRESCO
Solicite que os alunos fa?am um desenho (como o da figura abaixo), indicando as estruturas abaixo:
? c?psula de prote??o do rim;
? c?rtex renal;
? medula renal;
? art?ria e veia;
? p?lvis renal (bacinete)
? ureter (se houver)
http://www.so scorpo.com.br/anatomia/rim3.gif
MODELO DE FILTRA??O NO N?FRON
O PROFESSOR DEVER? MONTAR O MODELO ABAIXO COM MATERIAIS RECICL?VEIS E EXPOR O SEU FUNCIONAMENTO PARA OS ALUNOS.
MATERIAL: Utilizando material recicl?vel como caixas de papel?o, peda?os de caixas de ovos e cola quente monte uma estrutura como a apresentada na foto.
Explique que o rim ? composto por milhares de N?FRONS, unidades funcionais que purificam o sangue. Os n?frons possuem por??es distintas onde ocorre a filtra??o e reabsor??o de subst?ncias importantes que n?o podem ser eliminadas. C?lulas sangu?neas normalmente n?o s?o filtradas.
? f?cil montar um equipamento que representa a filtra??o e reabsor??o de subst?ncias ocorrida nos n?frons.
A primeira rampa tem uma abertura que n?o deixa passar as bolas maiores e deixa passar as bolas m?dias e pequenas. Na terceira rampa, apenas as bolas pequenas passam pela abertura. As bolas m?dias n?o passam, voltando para o local onde est?o as bolas grandes.
Representa??es deste modelo:
? a estrutura de cart?o representa o n?fron;
? as bolas brancas - grandes representam as c?lulas do sangue (que n?o saem do sangue);
? as bolas incolores - m?dias representam a glicose e outras subst?ncias (que s?o reabsorvidas em outro segmento do n?fron);
? as bolas verdes ? pequenas s?o retiradas do sangu e e seguem para a forma??o da urina.
Importante ? A ?gua n?o est? representada no modelo, mas tamb?m ? filtrada e reabsorvida em grande parte, de acordo com a press?o osm?tica do sangue e permeabilidade dos tubos renais.
Esta aula ser? o momento de sistematizar as informa??es apresentadas e ampliar os conhecimentos em rela??o ao assunto.
Inicialmente oriente os alunos para que acessem os seguintes recursos (imagens) do Portal do Professor:
R?pteis: rins de serpenteR?pteis: rins de serpente
recursos/5876/pelve_renal_oxirhopus_femea.jpg
Rins de anuroRins de anuro
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=5198
Mam?feros: rinsMam?feros: rins
recursos/8906/rins_camundongo.jpg
Solicite tamb?m que os alunos acessem o OBJETO EDUCACIONAL ?Fisiologia - Sistema Urin?rio?. Nesse hipertexto, dispon?vel no endere?o abaixo dever?o explorar as diversas telas respondendo em seus cadernos as quest?es que seguem.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2987
ou
http://www.planetabio.com/excrecao.html
Tela RINS
N?frons - Telas 1, 2, 3, 4 e 5
Excretas ? Telas 1, 2 e 3
Dica! ? Devido ? extens?o das atividades oriente os alunos para que realizem esta pesquisa com tranq?ilidade e continuem na aula seguinte.
D? continuidade ? pesquisa (respostas para as quest?es) iniciada na aula anterior.
Complementando as informa??es obtidas no hipertexto oriente para que os alunos acessem o recurso do Portal do Professor ?Animais que excretam ur?ia?, dispon?vel no endere?o abaixo.
recursos/10550/excrecao-peixe_anfibio.swf
Utilize uma parte da aula para fazer a corre??o das respostas pesquisadas.
IMPORTANTE: na verdade n?o ? objetivo principal desta aula o aluno concluir se a ingest?o de urina ? ben?fica ou n?o para a sa?de. Importante sim ? que eles conhe?am a import?ncia do sistema urin?rio e desenvolvam a reflex?o sobre essa quest?o.
Ainda n?o existem pesquisas cient?ficas que comprovem a ingest?o de urina como ben?fica ao organismo.
De qualquer maneira a urina ? um res?duo eliminado pelo organismo, o que leva a crer que ela n?o ? mais necess?ria.
? poss?vel que por problemas fisiol?gicos ocorra a perda de subst?ncias importantes na urina. Correto ?, ent?o, repor tais subst?ncias e corrigir o problema fisiol?gico para evitar tais perdas.
Considerando a import?ncia do funcionamento do sistema urin?rio no processo de excre??o, pe?a que os alunos, em grupos, pesquisem sobre as proposi??es abaixo e elaborem pain?is (cartazes) para divulga??o na turma.
Solicite que os alunos, em duplas ou pequenos grupos produzam cartazes ou maquetes que representem o sistema urin?rio, utilizando os conceito s b?sicos desenvolvidos nas aulas.
Dica! ? Poder?o desenvolver uma campanha sobre a import?ncia da doa??o de ?rg?os, destacand o as dificul dades enf rentadas por pessoas que necessitam de transplantes de rim.
Nome | Tipo |
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Animais que excretam ur?ia | Anima??o/simula??o |
Texto com informa??es sobre a URINA.
http://www.professoraangela.kit.net/urinalise4.htm
Neste s?tio os alunos dever?o arrastar os nomes das partes do rim nos seus respectivos lugares da legenda. Na verifica??o podem ver a porcentagem de acerto e tentar outras vezes.
http://www.netxplica.com/Verifica/9_rim.htm
A avalia??o ser? realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a forma??o de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e interven??es, procurando, atrav?s do di?logo, perceber se houve apropria??o dos conte?dos.
Solicite que os alunos apresentem as atividades realizadas no laborat?rio de inform?tica na aula 2. Uma descri??o das pr?ticas apresentadas tamb?m ? ?til para verificar a compreens?o dos conceitos trabalhados na aula 1.
Da mesma forma, as produ??es solicitadas na pr?tica social final poder?o ser ?teis para demonstrar o desempenho de cada aluno na realiza??o das atividades propostas.