Portal do Professor

Início do Conteúdo

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Autor e Co-autor(es)

Rosely Parisi de Castro imagem do usuário

GOIANIA - GO SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOIÁS

Ana Florência;Sara Fernandes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula tem a finalidade de despertar o interesse dos alunos para a leitura,desenvolver o potencial criativo, trabalho em grupo,socialização,criação de diferentes tipos de texto. O aluno aprende e se diverte ao mesmo tempo, a partir do momento em que que a criança se relacione bem com as histórias em quadrinhos,pois, faz parte da realidade de todas elas.

Duração das atividades

6 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor poderá trabalhar ONOMATOPÉIAS. Lembrando aos alunos que em histórias em quadrinhos estes recursos são muito usados.

Estratégias e recursos de aulas

Estratégias e recursos da aula

1ª aula

O professor poderá pedir aos alunos que levem gibis para a sala de aula.

Tire uma aula para que eles se familiarizem com as revistas, deixe que leiam a vontade fazendo troca de revistas entre si.

2ª aula. Nolaboratório de informática

O professor deve chamar a atenção dos alunos para os diferentes tipos de balão: do grito,cochicho,pensamento.Levar os alunos para o laboratório de informática.

http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html.

Deixe que os alunos entre no site e viagem pelo mundo da imaginação,conhecendo e aprendendo todos os recursos necessários para produzirem HQ.

3ª aula. Na sala de aula.

Agora mãos na massa! Vamos começar produzir nossa HQ. Vamos pensar em nossos personagens.Cada aluno vai criar um HERÓI e um VILÃO,se não tiver habilidade para desenhar pode usar colagens.Fica muito bom.

4ª aula.

Hoje nos vamos pensar no assunto de nossa HQ.Podemos fazer um rascunho no caderno para aflorar nossa imaginação .Minha H.Q vai falar sobre o quê?

-amor

-ação

-futebol

-amizade

-plano para acabar com o inimigo

-escola

-animais.

Os alunos podem pensar em outras opç ões.

5ª aula.

Usando papel,tesoura,cola,lápis de cor,lápis preto, recortes,régua e imaginação podemos criar boas HQ.Se precisar,leve os alunos para a sala de informática entre novamente no site recomendado e tire quaisquer dúvidas que possam surgir.

6ª aula.

Agora é hora de mostrar as obras de arte de seus alunos.Organize com a coordenadora um momento para fazer a MOSTRA dos gibis,chamando os alunos para visitarem a sala onde as produçoẽs estarão expostas.

Recursos Complementares

DICA E SUGESTÃO:

Trabalhar em parceria com o professor de Artes,Inglês,Espanhol. As revistas poderão ser criadas em outros idiomas.È ótimo para desenvolver o vocabuĺario de Inglês e Espanhol.

Avaliação

Os alunos poderão ser avaliados quanto ao interesse e envolvimento com o trabalho no decorrer do mesmo,criatividade,liderança,trabalho em equipe e apresentação.