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Dando voltas: uma aula para familiarização com o conceito de ângulos e suas medidas.

Autor e Co-autor(es)

Flávia Britto imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG COLTEC-COLEGIO TECNICO DO CENTRO PEDAGOGICO DA UFMG

Edmar Rabelo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá desenvolver e aperfeiçoar o seu conhecimento sobre ângulos e sobre as maneiras de medi-los.

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Compreensão do conceito de ângulo como voltas em um determinado sentido a partir de um ponto.

Estratégias e recursos da aula

Nessa aula os alunos serão convidados a construírem um jogo que envolve o conceito de ângulos e suas medidas.


Organize os alunos em grupos de quatro pessoas. Providencie para cada grupo uma folha de cartolina (ou qualquer outro papel que sirva para desenhar), compasso, transferidor e régua.


Explique para os seus alunos a função do transferidor e a maneira de usá-lo.


Passe para eles então os procedimentos para a construção do jogo.


• Desenhe um círculo na cartolina, usando o compasso.

• A partir de seu centro trace um raio do círculo.

• A partir desse raio trace no círculo ângulos que no total completem 360°. Ou seja, uma volta completa. Use o transferidor.

Veja abaixo, um exemplo, (fora de escala) de uma possível combinação de ângulos:



• Também será necessário para jogar a utilização de um dado que traga em cada face a medida de um ângulo (não necessariamente aquelas presentes no tabuleiro). Sugerimos que você já traga confeccionado um dado desses para cada grupo, a fim de agilizar o trabalho. Do contrário, ensine aos seus alunos uma maneira de construí-lo.


• Para marcar as posições no tabuleiro cada equipe precisará de um feijão ou milho.

Assim que o tabuleiro do jogo estiver confeccionado explique para os seus alunos as regras do jogo:

Regras:


• Neste jogo disputará dupla contra dupla.


• Um dos alunos da dupla joga o dado e observa em qual região do tabuleiro a partir do início no sentido indicado ficará o ângulo cuja medida foi sorteada no dado.


• A dupla coloca a sua marca (feijão ou milho) na região indicada e soma os pontos correspondentes aquela região (exemplo: se a região for a do ângulo de 90° a equipe soma 90 pontos).


• Se a equipe marcar a região incorretamente, seus adversários ganham os pontos.


• As equipes jogam dessa forma alternadamente.


• A equipe que completar primeiro 300 pontos ganha a rodada.


• OBS: Após o início da partida os ângulos para cada equipe são contados a partir de sua marca. Por exemplo, se uma equipe tem a sua marca na região de 90° e sorteou no dado uma medida de 105°, então sua marca será transferida para a região de 75° (amarela), uma vez que o total sorteado passa de 60°, porém menos que 75°. Ou seja, contamos a partir da região de 90°.

Avaliação

O momento da construção do tabuleiro para o jogo é uma excelente oportunidade para avaliação. O professor poderá avaliar aí as eventuais dificuldades com a determinação e construção de ângulos, podendo então reorientar a atividade, retomar e aprofundar o assunto.