- Iniciar a aula explicando que as colagens cubistas t?m in?cio no chamado "Cubismo Sint?tico" (por volta de 1911), em rea??o a excessiva fragmenta??o da pintura, onde toda a estrutura morfol?gica estava se desfazendo. Alguns artistas iniciam, ent?o, um processo de introduzir letras, palavras, n?meros, peda?os de madeira, palha, ma?os de cigarro, vidro, metal e at? objetos inteiros, com inten??es de explorar efeitos pl?sticos e expressivos, ampliando os efeitos e sensa??es visuais. Assim come?a a surgir uma pintura mais mat?rica, mais incorpada, menos plana como as pinturas cl?ssicas.
- Mostre a obra de Pablo Picasso (abaixo) e pontue que o artista nessa pintura introduziu novos elementos al?m das tintas. O artista se apropriou de palha de uma antiga cadeira, a colou na superf?cie da tela, obtendo um resultado bastante interessante. Veja:
Pablo Picasso, "Natureza morta com cadeira de palha", 1912.
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- Proponha um passeio pela escola para que o grupo recolha durante a aula os elementos que mais lhe interessar. N?o ser? dif?cil encontrar in?meros pap?is, palitos,
pedrinhas, folhas org?nicas, peda?os de barbantes, entre outros no espa?o escolar, que podem ser muito bem
ser utilizados na atividade.
- Com o material recolhido, retorne ? sala. Num segundo momento, o grupo em posse do material necess?rio: 1. Suporte preferencialmente mais grosso como papel?o ou madeira, 2. l?pis ou carv?o (para esbo?o), 3. tintas em cores variadas, 4. elementos "estranhos recolhidos" e 5. Cola, ir? criar uma pintura em t?cnica mista utilizando o material encontrado.
- Motive a cria??o a partir dos conceitos de fragmenta??o das formas cubistas, para que o trabalho n?o se torne mais um exerc?cio de colagem tradicional. Pelo contr?rio, estimule a ousadia dos alunos e alunas. Explique que os cubistas n?o estavam preocupados com as apar?ncias das coisas, e sim, em representar as coisas com outra apar?ncia.
- Ao t?rmino da proposta, deixar que o grupo apresente, aprecie e
comente os efeitos conseguidos. Trabalhar a argumenta??o, a aprecia??o e o respeito ao comentar sobre o trabalho alheio, s?o estrat?gias educativas tamb?m relevantes ao ensino.
- Pode ser muito interessante expor os
trabalhos mesmo que seja em sala, ou quem sabe, em algum lugar pouco
convencional. Caso as pinturas tenham muitos elementos da
natureza, como folhas, galhos, pedras, p?talas, pode se pensar numa
?rvore como local para exposi??o dos trabalhos. Basta fixar uma pintura
de costas para outra e ambas presas por um fio (ou barbante), amarradas em galhos,
por exemplo. Fa?a propostas inusitados para a apresenta??o dos
trabalhos de seus alunos
e alunas. Ou?a a opini?o deles/as, poder?o
surgir id?ias diferentes e muito interessantes. Assim como os cubistas trabalhavam em nome do "novo", aprimore com seu grupo a capacidade de inova??o que todos/as podem ter.
- Fa?a uma
visita??o coletiva, onde poder? recolher do grupo suas impress?es
relacionadas ? confec??o e ? apresenta??o dos trabalhos. Em visita??o, alunos e alunas acabam por ficar mais ? vontade para dar sua pr?pria opini?o, pois se sentem fora do crivo do contexto da sala de aula. Fortalecer a opini?o e a cr?tica ? meta importante no ensino de arte hoje.