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A forma??o das paisagens: canyon.

Eziquiel Menta

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CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Leda Maria Correa Moura

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CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

ROSANGELA MENTA MELLO

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TELEMACO BORBA - PR

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Conquista do lugar como conquista da cidadania
Ensino Fundamental Final Geografia Constru??o do espa?o: os territ?rios e os lugares

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao t?rmino das atividades o aluno dever? ser capaz de identificar canyon e vales de rios e explicar como se formaram.
(Forma??o do relevo.)

Duração das atividades

03 horas-aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve dominar o conceito de relevo.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 (Pr?tica social inicial e problematiza??o)

Professor, apresente aos seus aluno slides com diversas imagens de vales de rios, entre eles os grandes e famosos canyons. H? uma apresenta??o dispon?vel em: http://docs.google.com/present/edit?id=0AX7d3Qmr3JVbZGhjMmp6cTVfODUzZDJya2JnaA&hl=pt_BR, voc? pode us?-la ou fazer uma. Abaixo o endere?o das imagens (todas foram acessadas em 01 out 2009):


Slide 1: itaimbezinho no Parque Nacional do Aparados da Serra (RS): http://gilvanpio.sites.uol.com.br/imagens/canyon.jpg ;

Slide 2: Itambezinho2: http://ecoviagem.uol.com.br/fotos/rio-grande-do-sul/cambara-do-sul/parque-nacional-dos-aparados-da-serra-10250-ha/11846gra-venha-visitar-o-interior-do-canyon-do-itaimbezinho.jpg ;

Slide 3: Canyon do rio Itaimbezinho - situado no Parque Nacional do Aparados / RS + localiza??o

Slide 5: rio Verdon - : http://giramundo.files.wordpress.com/2007/03/canyon-verdon-de-perto.JPG;

Slide 6: provence na fran?a + localiza??o em mapa

Slide 7: guartel? - http://www.tibagi.pr.gov.br/turpage/modules/conteudo/index.php?pagenum=2;

Slide 8: guartela - http://tibagi.pr.gov.br/fotos/guartela/;

Slide 10: Canyon Guartel?- rio Tibagi / PR + localiza??o em mapa

Slide 12: Barranca del Cobre - http://www.flickr.com/photos/paralecitam/3860070582/;

Slide 13: Barranca del Cobre - M?xico -localiza??o no mapa

Slide 14: Grand Canyon: http://img140.imageshack.us/i/toroweappointgrandcanyows3.jpg/;

Slide 15: Grand Canyon 2: http://farm3.static.flickr.com/2084/1936091962_fe449f3e20.jpg;

Slide 16: Grand Canyon - Arizona - EUA - LOCALIZA??O

Slide 17: Canyon del Colca: http://www.panoramio.com/photo/2007402;

Slide 18: Canyon del Colca - Peru - localiza??o no mapa

Slide 19: Canyon Namibia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Desfiladeiro_do_rio_Fish;

Slide 20: Canyon Nanibia na ?frica - localiza??o

Slide 21: Guartela2: http://tibagi.pr.gov.br/fotos/guartela/.


Para problematizar, d? in?cio a discuss?o das imagens a partir do ditado popular "?gua mole em pedra dura, tanto bate at? que fura".
Pe?a aos alunos que, a cada imagem, fa?am breve descri??o e, ao final dos slides, apresentem os pontos em comum de todas elas. Nesta conversa ? essencial que os alunos perguntem, apresentem d?vidas... incite-os a isso.
- onde ? esta paisagem?
- como ela se formou?
- quanto tempo durou sua forma??o?
- ser? que ela est? pronta? n?o sofrer? mais modifica??es?

Al?m da localiza??o presente nos slides, tenha um mapa-m?ndi na parede e mostre ou pe?a que os alunos mostrem a localiza??o destas paisagens.

Aula 2


A partir da conversa durante a apresenta??o dos slides, explique aos alunos como se formam as paisagens. N?o deixe de falar dos vales em U e em V; do tempo geol?gico; da a??o do vento e da ?gua na forma??o do relevo; dos relevos formados por a??o das for?a s internas do planeta.
? importante que eles saibam que a forma??o dessas paisagens durou milhares de anos e se deu por meio da eros?o fluvial e e?lica (fen?menos naturais) e que as diferen?as entre os diversos canyons deve-se ao tipo de solo onde cada rio cavou seu leito.
Esclare?a que canyon = canh?o = desfiladeiro = vale profundo.

Voc? pode apresentar aos alunos alguns v?deos (pequenos), que mostrem o Gran d Canyon (Colorado/EUA ), o rio S?o Francisco (Nordeste/Brasil), o Guartel? (Sul/Brasil), fazendo pausas na transmiss?o para mostrar detalhes como as camadas de rochas, o rio que talhou o canyon, a apropria??o desse espa?o pela popula??o local.


- Grand Canyon - EUA - de helic?ptero (3:08 minutos): http://www.youtube.com/watch?v=Yq_fhRdvoTY ;
- Canyon du Verdon - Fran?a (2:06 minutos): http://www.youtube.com/watch?v=x23yjWUsbtw ;
- Canyon del colca - Peru (2:42 minutos): http://www.youtube.com/watch?v=0pRIYbL6YAs ;
- Rio s?o francisco - Brasil - v?deo dispon?vel no Portal do Professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=842).

                                         
Assista os v?deo com eles, mostrando tudo o que deve ser observado: o rio, as margens, as paredes rochosas ou cobertas de vegeta??o, a profundidade do vale, a a??o humana presente na paisagem. Importante que percebam que aquela paisagem demorou muito tempo para ser formada (eras geol?gicas).

A proposta de uso dos slides e dos v?deos aqui apresentadas foram elaboradas a partir das "propostas de utiliza??o" previstas por Jos? Manuel Moran no texto "o v?deo em sala de aula" que voc? pode acessar em http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm#propvideo.

Solicite aos alunos que escolham um v?deo, dos indicados por voc? ou outros, encontrados por eles, e o descrevam, colocando no texto todos os detalhes que observaram. Pe?a que escrevam, tamb?m, sobre vales pr?ximos ? regi?o onde moram, comparando a forma??o destes com os estudados anteriormente.

Este texto pode ser feito em grupo (dois a quatro alunos) e depois pode ser publicado no blog ou p?gina da turma.

O Brasil tamb?m tem canyons: pe?a que os alunos que (em grupos - pode ser os mesmos grupos do texto) fa?am v?deos de vales menores, pr?ximos ? regi?o onde moram, nos quais divulgam a paisagem natural local, e podem mostrar, por meio das imagens, como esses vales se formaram. Os v?deos podem apresentar quest?es para despertar o interesse em saber mais, como por exemplo: Ser? que este vale ser? chamado, um dia, de canyon?

Caso ache pertinente, eles podem, tamb?m, apresentar problemas ambientais.

Os v?deos podem ser publicados na blog da turma ou em sites que permitem este formato de arquivo como o youtube (http://www .youtube.com/).

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Rio S?o Francisco V?deo

Recursos Complementares

Professor, nos endere?os abaixo voc? encontra informa??es sobre os canyons:

Avaliação

A avalia??o deve acontecer durante todo o processo. Os crit?rios:

a) o aluno particpou ativamente da apresenta??o das imagens partilhando d?vidas, ideias, certezas, exemplos;

b) o aluno anotou suas considera?oes a respeito das imagens apresentadas;

c) o aluno trabalhou em grupo de forma cooperativa;

d) o aluno elaborou as produ??es escritas com todos os conceitos trabalhados;

e) o aluno fez o cartaz conforme o combinado.