Portal do Professor

Início do Conteúdo

A REVOLU??O TECNOL?GICA E A FORMA??O DO ESPA?O GLOBAL

Autor e Co-autor(es)

maria cristina soran?o miranda imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo Jos? Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Outros Moderniza??o de vida e a problem?tica ambiental
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno dever? perceber os avan?os tecnol?gicos atrav?s dos tempos , suas aplica??es e caracteriza??o dos espa?os geogr?ficos .

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de paisagem natural e paisagem humanizada, espa?o geogr?fico,t?cnica e tecnologia e atividade industrial.

Estratégias e recursos da aula

ORIENTA??ES AO PROFESSOR (A)
As atividades propostas tem como objetivos espec?ficos, desenvolver nos alunos a capacidade de relacionarem tecnologias antigas e modernas,observando a rapidez dos avan?os tecnol?gicos e as mudan?as que acarretaram no espa?o geogr?fico .
Professor(a), apresente a seus alunos, gravuras de atividades econ?micas e paisagens de diferentes ?pocas (s?culos XIV ,XIX e XX). Compare-as observando e descrevendo as t?cnicas utilizadas em cada uma delas. Destaque a seus alunos o not?vel desenvolvimento das t?cnicas,decorrentes da utiliza??o de descobertas e conhecimento cient?fico no processo produtivo. Em seguida ser?o desenvolvidas 4 atividades subsequentes.

Atividade 1: Pesquisando
Professor(a), oriente seus alunos a pesquisarem atrav?s de uma entrevista individual ou em grupo, a uma pessoa idosa, sobre as seguintes quest?es:
? Quais os principais meios de comunica??es utilizados por ele quando jovem ?
? Existia telefone p?blico e cart?o telef?nico naquela ?poca?
? Como eram feitas as liga??es inter-urbanas , inter- estaduais e internacionais?
? Quais os meios de transportes que utilizavam?
? Como aconteciam as viagens ?
? Quais eram as formas de lazer e entretenimentos?
? Como as mercadorias eram pagas ao sa?rem ?s compras?
? Como eram fabricadas?


Atividade 2: Apresentando e comparando

Professo(a), fa?a um grande grupo com seus alunos, para que possam apresentar as respostas dos entrevistados a turma . Em seguida, questione aos alunos as mesmas perguntas utilizadas nas entrevistas, comparando as respostas atuais com as dos entrevistados. Observe as enormes disparidades entre as respostas, destacando o grande n?mero de inven??es,ou seja os avan?os tecnol?gicos que surgiram num ?curto espa?o de tempo? e conseq?entemente modificando o espa?o geogr?fico. Observe tamb?m que essas tecnologias, foram utilizadas em diferentes setores de atividades, interferindo no cotidiano das pessoas.

Atividade 3: A Atividade Industrial neste processo

Professo(a), explique a seus alunos a evolu??o da atividade industrial neste processo de avan?o tecnol?gico , destacando com suas principais caracter?sticas, as tr?s Revolu??es Industriais , tais como :
Primeira Revolu??o Industrial : Ocorreu na Inglaterra,s?culo XVIII, utiliza??o da energia a vapor, surgiram as primeiras m?quinas ?teares, a inven??o da locomotiva que possibilitou o desenvolvimento do transporte ferrovi?rio.
Segunda Revolu??o Industrial: Novos m?todos de produ??o e m?quinas mais sofisticadas ,final do s?culo XIX e a metade do s?culo XX. Verificou-se um grande progresso das pesquisas cient?ficas, havendo um novo salto tecnol?gico. Esse salto foi marcado pelo uso do petr?leo como fonte de energia e do a?o de alta resist?ncia na metalurgia,surgiram ind?strias de grande porte. O espa?o entre as cidades e o campo passou a ser interligado por um n?mero cada vez maior de rodovias e ferrovias.
Terceira Revolu??o Industrial ou Revolu??o Tecnocient?fica: Segunda metade do s?culo XX. Atividades que empregam alta tecnologia em sua produ??o : inform?tica, microeletr?nica, a rob?tica,as telecomunica??es,, Internet, industrial aeroespacial e a biotecnologia.
Professor(a),sugira a seus alunos a assistirem o filme Tempos Modernos(1936) de Charles Chaplin onde neste filme, ? satirizada a mecaniza??o do trabalho executado pelos oper?rios das f?bricas.

Atividade 4: Discutindo as Tecnologias
Professor(a)analise com seus alunos as caracter?sticas das tr?s Revolu??es Industriais e em seguida proponha uma discuss?o registrando no quadro negro os aspectos positivos e negativos dos avan?os tecnol?gicos na forma??o do espa?o global.

Recursos Complementares

NOME TIPO
Livro: Levon, Boligian...[et.al.],A din?mica do espa?o global : o mundo desenvolvido:8? s?rie- S?o Paulo: Atual,2002,pg.14,16 e 18.

http://www.msichicago.org.
Filme Tempos Modernos (1936) de Charles Chaplin

Avaliação

Os alunos dever?o participar ativamente das atividades 1 e 4 propostas na aula , com apresenta??o de suas respostas e avalia??o das mesmas.