Portal do Professor

Início do Conteúdo

CONHECENDO A MULHER EGÍPCIA

Autor e Co-autor(es)

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Pollyana Regis Costa, Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer o modo de se vestir, de se enfeitar, de  pintar a mulher egípcia, como também, a principal personalidade entre as mulheres.

Duração das atividades

2 Aulas de 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

 Atividade  1 - Vivenciar o conhecimento da cultura do Egito sobre a mulher egípcia

1º Momento - O professor  inicia a sua aula contando a história de Cleópatra que dentre todas as mulheres foi a personalidade mais conhecida no mundo todo. Em seguida poderá chamar a atenção, utilizando gravuras femininas egípcias para falar da pintura, adereços e vestimentas utilizadas por elas, como também poderá trazer alguns adornos como pulseiras, colares  com formas diversificadas,  para as crianças escolherem aqueles que apresentam formas similares.

Fonte:

http://4.bp.blogspot.com/_o4kmO3_Yq_8/SjStdQx4myI/AAAAAAAAAAk/3GaoDPORN-4/s400/cleopatra.jpg

undefined

2º Momento - O professor ajuda as crianças a confeccionar um colar parecido com o colar egípcio, utilizando macarrão penne. Primeiro o professor dispõe macarrões  em cada  mesa; depois as crianças pintam os macarrões com cores variadas; em seguida, coloca-os para secar. Após a secagem o professor fará uma nova distribuição dos macarrões coloridos. Distribui também um cordão para cada criança e pede que eles formem seus colares. Em seguida cada um leva para casa seu colar.

undefined

3º momento - Após a secagem o professor fará uma nova distribuição dos macarrões coloridos. Distribui também um cordão para cada criança e pede que eles formem seus colares. Em seguida cada um leva para casa seu colar.

undefined

4º Momento: O professor faz brincadeiras na sala com as crianças: as meninas  se caracerizam com os colares e faz uma pintura nos olhos das crianças, depois eles brincam de  desfiles e danças as músicas egípcias.

Avaliação

Avalia se as crianças:

  • Participaram com interesse na atividade proposta (confeccção do colar);
  • Perceberam como as mulheres do Egito antigo se produzia;
  • Coordenaram os movimentos adequados na confecção do colar (colocar macarrão no cordão).