Portal do Professor

Início do Conteúdo

OS HIERÓGLIFOS EGÍPCIOS: uma forma de escrita.

Autor e Co-autor(es)

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Pollyana Regis, Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer um outro modelo de escrita que não o nosso;
  • Desenvolver a habilidade de imaginar e representar com simbolos.

Duração das atividades

2 aulas com duração de 30 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O entendimento de que a escrita é um meio de comunicação no tempo e no espaço.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: Fazer leitura de simbolos desconhecidos.

1º momento - O professor inicialmente  traz para a sala de aula, cartões com hieroglifos, mostra para as crianças e solicita que eles leiam. No momento da leitura diz para as crianças: Obsevem esse selo e leiam o que está escrito. certamente, as crianças na faixa etária de 5 anos dirão que não serve para ler visto que não tem letras. A partir dessa situação, o professor conta para as crianças que houve  tempo na história que os homens comunicavam as suas idéias com simbolos.  

http://www.girafamania.com.br/historia_arte/historia_escrita1.html

2º momento: O professor mostra o quadro com alguns hieróglifos e conta a história do egípcios antigos, demonstrando que faziam combinações de simbolos para escrever suas ideias, suas experiências e seus relatos.  Solicita que as crianças façam leitura do que estão observando.

3º momento: O professor propõe que as crianças com base no conhecimento dos hieroglifos criem simbolos para representar suas ideias.

Avaliação

Avalia-se se as crianças:

  • Participaram das atividades propostas;
  • Conseguiram se inspirar no hieroglifos e fazer suas reprentações gráficas;
  • Atribuir sentidos aos hieroglifos.