Portal do Professor

Início do Conteúdo

Síntese Protéica

Autor e Co-autor(es)

Andrea da Silva Castagini imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o processo da síntese protéica. Reconhecer a importância dos RNAs. Diferenciar as funções de cada tipo de RNA (RNA mensageiro, RNA transportador e RNA ribossômico).

Duração das atividades

3 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Organelas celulares. Proteínas e aminoácidos. Constituição do DNA e RNA.

Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/904/imagens/nolaboratorio.gif

Professor, ao levar seus alunos para o laboratório de informática, peça a eles que acessem o objeto de aprendizagem abaixo:
 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/904/imagens/aula13.jpg


Alerte para que estejam atentos para os passos da síntese protéica. Em seguida, peça que acessem os vídeos que contém animações, nos endereços abaixo.
http://www.teachertube.com/view_video.php?viewkey=8482e2cdf59d6a1885d7&page=&viewtype=&category=
Peça aos alunos para pesquisar a importância das proteínas na composição do corpo humano e em que alimentos ela é encontrada. O resultado da pesquisa poderá ser apresentado para a turma, usando da tecnologia para isto (montar apresentação em .ppt, e passar para a turma usando computador e data-show ou TV Multimídia – no caso das escolas do Paraná).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/904/imagens/atividade.gif

Jogo da síntese protéica

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/904/imagens/SINTESE.jpg

imagem: Andrea Castagini


Atividade em grupo, lúdica.
Material necessário: Peça com antecedência que os alunos tragam várias tampinhas plásticas de cores e formatos variados. Para o jogo, é necessário que as tampinhas sejam divididas em 20 grupos, cada um com uma cor diferente. Uma solução é pintá-las com tinta guache, fazendo as variações e misturas de cores de modo a conseguir 20 tonalidades.
Caso a aquisição de tampinhas seja difícil, é possível substituí-las por pedaços de papel colorido, ou E.V.A., ambos os casos, em 20 tonalidades. Estas cores diferentes simbolizarão cada um dos 20 aminoácidos constituintes da vida.
A tabela impressa de codificação dos nucleotídeos e aminoácidos correspondentes. Uma cópia para cada equipe.
Lousa onde o professor escreverá as senhas das proteínas a serem sintetizadas.
PREPARAÇÃO
Após ter um número considerável de tampinhas , ou pedaços de papel (mais ou menos 5 de cada cor para cada equipe), e estas estarem devidamente pintadas, o professor deverá decidir que cor representará cada aminoácido. Pode lançar mão de cartolinas onde fará a legenda da cor e seu aminoácido correspondente. Estes cartazes deverão estar bem visíveis no momento do jogo.
MÉTODO
Professor, peça à turma que se dividam em equipes com 5 constituintes. Os integrantes de cada equipe deverão escolher o papel que desempenharão no jogo, que são: 2 alunos RNA ribossômico, 1 aluno que será o RNA mensageiro e 2 alunos para RNA transportador.
Avise aos alunos o que se pretende com esta atividade. Os objetivos são:
• Fixação dos conhecimentos vistos no laboratório e em aulas teóricas.
• Conhecimento do processo de síntese protéica.
Trabalhar com pequenas competições motiva os alunos, avise-os que esta atividade é um jogo de competição, e vencerá a equipe que terminar mais rapidamente a síntese correta de suas proteínas. O número de proteínas que as equipes deverão fazer fica a critério do professor.
O Professor deverá preparar antecipadamente alguns códigos de DNA que serão transcritos pelos alunos “RNA mensageiros”. Poderá utilizar a lousa, colocando um código para cada equipe, ou transmitir a cada RNA mensageiro seu código. É interessante que os códigos sejam diferentes para cada equipe, e que para facilitar a averiguação das proteínas o professor tenha a resposta de cada código. Uma sugestão é que utilize a seqüência de cores correta em um computador e imprima as folhas.
Eles deverão transcrever o pedaço de DNA para RNA e levar este novo código para sua equipe. Lá todos poderão participar, usando a tabela impressa de codificação dos aminoácidos e os RNAs transportadores buscarão as peças coloridas, os aminoácidos, segundo a cor de cada um. Preferencialmente, deverão pegar apenas uma peça, para evitar confusão e acelerar a atividade.
A equipe que terminar as proteínas mais rápido e sem erros, será a ganhadora.
FINALIZAÇÃO
Após a finalização do jogo, poderá pedir aos alunos que façam um relatório, constando todo o aprendizado e as dificuldades encontradas. É interessante montar um roteiro para os alunos, de modo que eles saibam o que o professor quer saber neste relatório.
 

ANEXOS

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/904/imagens/BIOQUIMICA13.jpg

A tabela abaixo refere-se a um exemplo de rubrica. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Abaixo coloco um exemplo de uma rubrica a ser utilizada para as atividades feitas nesta aula.Esta pode ser uma sugestão para avaliar os alunos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/904/imagens/rubrica13.jpg

Sítios sobre rubricas:

http://rubistar.4teachers.org/index.php
http://www.rubricbuilder.com
http://www.roobrix.com/
http://landmark-project.com/rubric_builder/index.php
 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Síntese protéica Animação/simulação

Avaliação

A avaliação será em cima da participação dos alunos,na apresentação da pesquisa e no relatório individual que eles farão.