Jose Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Reconhecer o meio aquático como forma de recreação e lazer.
Vivenciar experiências do nadar utilizando de atividades recreativas na piscina.
O professor precisará de uma avaliação de como os alunos se comportam dentro da água.
Preferencialmente todos os alunos deverão se manter na piscina sem se afogar, ou seja, dominar a flutuação e o deslocamento de alguma forma na água.
Caso algum aluno não saiba nadar é necessário que esteja identificado pelo professor que regulará sua forma de participação na aula.
Espaço: uma piscina
Material: pranchinha natação, corda, bola e quatro cadeiras
Aula 1
O professor iniciará a aula passando algumas dicas importantes para os alunos:
Não brinquem quando pessoas que não estejam na brincadeira estiverem dentro da piscina.
Não corra. Ambiente molhado como piscina causam acidentes graves caso aluno escorregue.
Não mergulhe perto das bordas.
Não empurre ninguém pra dentro da piscina.
Atividade 1
Cabo- de- Guerra na Piscina
O professor dividirá a turma em dois grupos e colocará cada grupo em lados opostos da piscina. Ao sinal do professor, cada grupo puxará a corda para seu lado. Vence o grupo que conseguir jogar o outro na piscina. Esta atividade tem o objetivo de recreação e desenvolver a força.
Atividade 2
Pique Aquático
Espalham-se os alunos pela piscina e escolhe-se, por sorteio, um "pegador". O objetivo do pique é acertar ou encostar a bola em outro aluno, passando este a ser o novo "pegador". Esta atividade tem como objetivo a recreação, adaptação ao meio líquido e resistência
Aula 2
Atividade 1
Mergulhando ou pulando
Enfileirar os alunos, um atrás do outro, em duas colunas e a uma distância de 4 metros da parte funda da piscina. Colocar 10 pranchinhas de isopor de cada coluna e empilhadas rente à borda da piscina. Os alunos deverão correr e pular ou mergulhar sobre as pranchinhas sem derrubá-las (quem derrubar está desclassificado) e a cada rodada de alunos completada, aumenta-se a altura em uma pranchinha. (Se a piscina for muito rasa, não é recomendado utilizar esta atividade). Esta atividade tem por objetivo a recreação, desenvolver as formar do mergulho, impulsão, velocidade e adaptação ao meio líquido.
Atividade 2
Jogo de Polo-aquático
O professor dividirá a turma em dois times de 6 a 8 alunos e cada time com uma toca de uma cor. O jogo terá uma bola e duas balizas feitas com cadeiras e uma corda.
Joga-se uma bola um para o outro com as mãos, com o objetivo de fazer gol no adversário, não podendo em momento algum colocar os pés no fundo da piscina. A partidas são de 2 tempos de cinco minutos.
Esta atividade tem por objetivo a recreação, desenvolvimento da resistência, velocidade do nado, força e adaptação ao meio líquido.
Verificar a dificuldades encontradas durante as atividades na piscina. Discutir sobre a importãncia e os benefícios do brincar na água.
Verificar se os alunos compreenderam os limites e as possibilidades das habilidades desenvolvidas nas aulas.