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AULA PR?TICA : CHUVA ?CIDA EM LABORAT?RIO

Autor e Co-autor(es)

Pedro Stippe Rodrigues imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Paulista

Mary Grace

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Qu?mica Propriedades das subst?ncias e dos materiais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Como ocorre a forma??o da chuva ?cida.

Duração das atividades

2h/aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Forma??o de chuva ?cida e no??es de pH.

Estratégias e recursos da aula

Atividade

 

 

Professor, neste trabalho prático  relembre com os alunos o que eles já sabem sobre chuva ácida.

Separe os alunos em duplas ou trios no máximo se a quantidade de material permitir. Entregue a eles o roteio da aula Prática abaixo:

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AULA PRÁTICA:  FABRICAÇÃO DE CHUVA ÁCIDA

 

    MATERIAL 

 

Frasco de Vidro com tampa de rosca (ex:Maionese). data/img-1
Solução de fenolftaleína alcoólica ou extrato de repolho roxo (Solução alcoólica) -
Veja como extrair na AULA PRÁTICA : OBTENÇÃO E UTILIZAÇÃO DE INDICADORES NATURAIS DE pH: EXTRAÇÃO DE INDICADORES DO REPOLHO ROXO.
data/img-2
Amônia (ou produto similar como Veja). data/img-3
palitos de fósforos grandes. data/img-4
 
METODOLOGIA 

 

  1. Coloque água no frasco de vidro, com tampa rosqueável, até um quinto de sua altura.
  2. Acrescente algumas gotas de uma solução de fenolftaleína alcoólica ou extrato de repolho roxo (Solução alcoólica).
  3. Adicione algumas gotas de Veja no frasco até que haja uma mudança de cor.  Não coloque muita solução de amônia, apenas o suficiente para que haja uma mudança de cor. ,
  4. Acenda um palito de fósforo longo dentro do frasco. Assim que a cabeça do fósforo (que contém enxofre) sofrer a queima, apague o fósforo e tampe o frasco rapidamente. ( Atenção a parte de madeira não deve ser queimada o processo tem que ser muito rápido)
  5. Agite o frasco para dissolver os gases na água. Observe o que aconteceu.
 
RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

 Descrever os resultados obtidos e discuti-los, respondendo em uma folha com os nomes do grupo as seguintes perguntas:
a) Porque a combustão do enxofre presente na cabeça do fósforo é importante no experimento?
b) Qual o gás formado neste processo?
c) O que acontece, do ponto de vista químico, após a agitação do frasco tampado?
d) Como deve estar o pH no frasco agora? Justifique.
e) "A calagem poderia diminuir os estragos produzidos pela chuva ácida numa pequena área devastada." Discuta esta frase, caso sua afirmação seja positiva, explique-a do ponto de vista químico.

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Após terminarem o experimento, recolha as respostas em folhas com os nomes dos alunos e promova uma discussão sobre as respostas, registrando na lousa as respostas corretas e pedindo que os alunos as registrem em seus cadernos, com uma pequena conclusão individual a que chegaram.

 

ATIVIDADE EXTRA

 

 

Se tiver acesso ao laboratório de informática, leve os alunos para utilizarem o simulador abaixo: 


 




 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Forma??o da chuva ?cida Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

Avaliação

O professor deve avaliar os alunos atrav?s da observa??o e do aproveitamento dos mesmos nas atividades pr?ticas e discuss?es. Respostas das quest?es.