Portal do Professor

Início do Conteúdo

Explorando o "Samba do Approach"

Autor e Co-autor(es)

Luana Vieira de Assis imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprender? a contextualizar e entender palavras em ingl?s em um texto em portugu?s.

Duração das atividades

04 horas/aulas de 50 minutos cada, aproximadamente.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reforce o conhecimento dos alunos sobre estrangeirismos.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Comece a aula colocando no quadro frases como as apresentadas a seguir:


Figura 1: Shopping Center.
Fonte: http://gaming.unlv.edu/v_museum/neon_survey/surv_photos/SomersetShoppingCenter_2.jpg

(acesso em 05 de Outubro de 2009)
a- Eu fui ao shopping e comprei roupas e sapatos.


Figura 2: Bot?o delete.
Fonte: http://temcoisapior.files.wordpress.com/2009/02/delete-copypsd.jpg

(acesso em 05 de Outubro de 2009)
b- Digitei meu trabalho errado! Tive que apertar o bot?o delete!

Figura 3: Hot dog.
Fonte: http://inusitatus.blogtv.uol.com.br/img/Image/Inusitatus/2008/Agosto/hotdog_1.jpg

(acesso em 05 de Outubro de 2009)
c- Estou com fome, acho que vou comer um hot dog!

Figura 4: Bot?o on.
Fonte: http://www.goodzuki.com.br/media/catalog/product/cache/5/image/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/1/2/1289-1.jpg

(acesso em 05 de Outubro de 2009)
d- Queria ligar o meu r?dio novo e n?o encontrei o bot?o on.

Depois, questione seus alunos se conseguiriam descrever o que cada palavra significa (em portugu?s). Por?m, eles n?o devem traduzir as mesmas.

Respostas esperadas:
a- shopping ? um local com muitas lojas e onde podemos fazer compras de produtos variados.
b- delete ? deletar, apagar.
c- hot dog ? um sandu?che feito com salsicha, p?o e molho de tomate.
d- o bot?o on serve para ligar aparelhos eletr?nicos.

Sugest?o de atividade:

Pe?a aos alunos que formulem senten?as semelhantes aos exemplos dados. Incentive-os a descobrirem mais estrangeirismos presentes na l?ngua portuguesa. Corrija a atividade oralmente ou pe?a que volunt?rios escrevam suas produ??es no quadro.

Aula 2

Pergunte se os aprendizes conhecem Zeca Pagodinho. Diga que esse cantor de samba inventou (ou escreveu) o Samba do Approach.

Assim, pergunte:
Do you know what ?Samba do Approach? is?
Did you listen to this song?

Apresente a m?sica. Esclare?a que a m?sica ? em portugu?s, mas, existem na letra algumas palavras em ingl?s.

O ?udio da m?sica dever? ser adquirido atrav?s do CD: "V? Imbol?" (1998)do cantor Zeca Baleiro, no qual Zeca Pagodinho faz uma participa??o especial.

Questione seus alunos se eles identificaram algumas das palavras em ingl?s. Pe?a que tomem nota das mesmas.

Observa??o: Repita o ?udio 3 vezes.

Aula 3

Apresente a letra da m?sica ?Samba do Approach? para seus alunos. Reforce que algumas palavras n?o s?o da l?ngua inglesa ( savoir-fair e, noveau-riche).

< p>Repita o ?udio e est imule os alunos a cantarem a m?sica.

Samba do Approach
Zec a Pagodinho
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
(Venha provar)
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
(X? comigo!)
Eu tenho savoir-faire
Meu temperamento ? light
Minha casa ? hi-tech
Toda hora rola um insight
J? fui f? do Jethro Tull (*)
Hoje me amarro no Slash (**)
Minha vida agora ? cool
Meu passado ? que foi trash
(Vai!)
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
(Beautiful!)
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
Fica ligada no link
Que eu vou confessar, my love
Depois do d?cimo drink
S? um bom e velho Engov
Eu tirei o meu Green Card
E fui pra Miami Beach
Posso n?o ser pop star
Mas j? sou um noveau riche
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
(?, mas eu pude falar...)
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
(Olha s?...)
Eu tenho sex-appeal
Saca s? meu background
Veloz como Damon Hill
Tenaz como Fittipaldi
N?o dispenso um happy end
Quero jogar no dream team
De dia um macho man
E de noite drag queen
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
(Venha provar)
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
(Venha provar)
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
(Venha provar, venha provar)
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat

(*) Jethro Tull ? uma banda inglesa de rock progressivo formada em Blackpool nos anos 60. Jethro Tull significa agricultor.
(**) Slash foi guitarrista da banda de rock americana Guns?n Roses,
formada nos anos 80. Considerado um dos melhores de todos os tempos, seu ?git solo? na m?sica ?Sweet child o?mine? ? tido como perfeito.

Fonte: http://letras.terra.com.br/zeca-pagodinho/158462/  (acesso em 05 de Outubro de 2009)

Depois, escreva em pap?is separados as palavras/express?es em Ingl?s presentes na m?sica e os significados. Cole esses pap?is por toda a sala. Divida os alunos em grupos e pe?a para juntar cada palavra e seu significado.

brunch - refei??o que se toma quando se acorda tarde
approach ? aproxima??o.
lunch - almo?o
ferryboat - balsa, barco de passagem
savoir-faire - habilidade, esperteza
light - suave (neste sentido da m?sica)
hi-tech - alta tecnologia
insight - discernimento, esclarecimento
jethro tull - uma banda de rock progressivo
cool - legal
trash - coisa sem valor, refugo, esc?ria, pessoa sem valor
love - amor
drink - bebida
green card - visto americano
noveau riche - novo ricosex-appeal - atraente do ponto de vista sexual
background - fundo, segundo plano, fundamento
happy end - final feliz
dream team - sele??o americana de basquete
drag queen - homem que se veste de mulher

Fonte: http://br.answe rs.yahoo.com/question/index?qid=20080113135955AACe6pN  (acesso em 05 de Outubro de 2009)

Sugest?o: Se quiser, fa?a disso uma competi??o e premie o grupo que encontrar mais respostas corretas.

Incentive os alunos a comporem uma m?sica usando estrangeirismos. Deixe-os escolherem o ritmo.

Comece incentivando a procura de novos estrangeirismos. Em: http://www.portaldalinguaportuguesa.org/action=estrangeirismos  (acesso em 05 de Outubro de 2009) ? poss?vel encontrar uma lista com estrangeirismos.

Pe?a que componham a m?sica em casa e que na aula seguinte eles dever?o apresentar suas produ??es. Reforce que n?o h? necessidade de instrumentos musicais.

Observa??o: Esclare?a que ser? necess?rio a c?pia escrita do que eles produzirem.

Aula 4

Durante esta aula os alunos dever?o apresentar suas composi??es.

Explique aos alunos que eles dever?o, ap?s suas apresenta??es, responder a perguntas como:
What are the words you used in your song?

Observa??o: Se quiser, denomine esse dia como ?Dia da M?sica Brasil X EUA?.

Observe a criatividade dos alunos. O comprometimento durante a atividade influencia na aquisi??o de novos vocabul?rios.

Recursos Complementares

Dicion?rio bil?ng?e - caso haja a chance de um acesso ao site abaixo no laborat?rio de inform?tica.


RECURSO - Dictionary.com


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false

(acesso em 05 de Outubro de 2009)

Avaliação

Observe o aprendizado das palavras apresentadas na m?sica na constru??o escrita dos alunos. Verifique tamb?m a curiosidade dos aprendizes em internalizar novos estrangeirismos.

Para complementar a avalia??o, monte um mural, para expor na escola, com as palavras descobertas pelos alunos. Durante a aula 4, avalie a produ??o oral dos alunos.