Portal do Professor

Início do Conteúdo

CARANGUEJO NÃO É PEIXE: ampliando conhecimentos através da música.

Autor e Co-autor(es)

RUTILENE SANTOS DE SOUSA MELO imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula os crianças poderão:

  •  ampliar seus conhecimentos sobre o caranguejo e a relação do homem com a natureza.

Duração das atividades

Sugerimos a duração entre 20 e 30 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre a relação do homem com o manguezal;

Estratégias e recursos da aula

MÚSICA

VENDEDOR DE CARANGUEJO

                                    DE: GORDURINHA

EU DOU MAIS UM

CADA CORDA DE DEZ

EU DOU MAIS UM

EU PERDI A MOCIDADE

COM OS PÉS SUJOS DE LAMA

EU FIQUEI ANALFABETO

MAIS MEU FILHO CRIOU FAMA

PELO GOSTO DO MENINO

PELO GOSTO DA MULHER

EI JÁ IA DESCANSAR

NÃO SUJAVA MAIS OS PÉS

OS BIXINHOS TÃO CRIADOS

SATISFIZ O MEU DESEJO

EU PODIA DESCANSAR

MAS CONTINUO VENDENDO CARANGUEJO

Primeiramente o professor apresenta  amúsica para que as crianças ouçam  e se familiarizam com o rítmo, melodia e letra.

Em seguida expõesa letra em painel nas paredes da sala. Por fim, distribui a letra individualmente , para que as crianças possam acompanhar a música, de acordo com  o nível que se encontra na leitura, ou seja de acordo com as estratégias de leitura que já consegue utilizar.

O professor pode pensar em objetos de percursão para as crianças acompanharem a música.

undefined

Recursos Complementares

  • Música o Vendedor de Caranguejo de Gordurinha.
  • SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Avaliação

Com esta aula o professor poderá avaliar:

  • O envolvimento das crianças, ou seja, se demonstraram prazer/alegria em cantar;
  • As estratégias de leitura utilizadas pela criança durante a "leitura" da letra da música.