Portal do Professor

Início do Conteúdo

BRINCADEIRA DE CRIANÇA, COMO É BOM, COMO É BOM!

Autor e Co-autor(es)

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

kEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:


o Conhecer várias obras de Ivan Cruz sobre brincadeiras e vivenciar algumas das brincadeiras pintadas por ele.
o Desenvolver atitudes de respeito;
o Construir regras e valores morais.

Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 30 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os direitos das crianças.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Apreciando as Obras de Ivan Cruz
1º Momento: O professor deve trazer para a roda várias obras do artista plástico Ivan Cruz para que as crianças identifiquem as brincadeiras e relatem sobre suas vivências. Em seguida o professor deve escolher com as crianças duas brincadeiras para serem vivenciadas por elas.
OBS: As obras de Ivan Cruz podem ser encontradas nos sites abaixo:
http://www.brincadeirasdecriança.com.br/biografia.htm

http://andreasavoia.blogspot.com/2009/07/ivancruz.html

Recurso Didático: Imagens das obras de Ivan Cruz - Amarelinha e Bom Barquinho

Atividade 2 - Brincando todos os dias
1º Momento: O professor deve questionar as crianças o nome de cada brincadeira representada pelo artista Ivan Cruz. Depois o professor deve propor a realização destas brincadeiras, para tanto poderá fazer uma lista com o nome das brincadeiras e combinar com as crianças que a cada dia irão realizar uma dela. A lista servirá de suporte para saber quais brincadeiras foram realizadas e quais ainda faltam brincar. A cada brincadeira o professor deverá perguntar para as crianças como se brinca, quais são as regras da brincadeira e deixar que as próprias crianças expliquem como se brinca, depois de discutidas as regras devem iniciar as brincadeiras: amarelinha, bom barquinho, passaras, roda, cama de gato, pião, pula carniça, boneca, bola de gude, empinar pipa, pé de lata etc. Depois que todos brincaram o professor deve conversar com as crianças se todos respeitaram as combinadas, quais foram seus sentimentos e expectativas durante a brincadeira. 
As fotos abaixo ilustram o momento da brincadeira Amarelinha

As regras da brincadeira “Amarelinha” podem ser encontradas no sites abaixo:
http://tiapimpa.blogspot.com/2009/08/brincadeiras-i.html

http://www.qdivertido.com.br

As fotos abaixo ilustram o momento da brincadeira Bom Barquinho.

As regras da brincadeira “Bom Barquinho” podem ser encontradas no sites abaixo:
http://tiapimpa.blogspot.com/2009/08/brincadeiras-i.html

http://www.qdivertido.com.br

Avaliação

Avaliar se as crianças:


• Participaram das atividades corporais com envolvimento respeitando as regras e os colegas;
• Expressaram sentimentos vivenciados nas brincadeiras.