KEILA BARRETO DE ARA?JO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
As crian?as na faixa et?ria de 5 anos de idade poder?o aprender com esta aula:
Vivenciar a t?cnicas desenho cego para releitura de obra de arte, atrav?s da observa??o, percep??o e criatividade.
Os direitos das crian?as.
Atividade 1 ? Conhecer o artista pl?stico ?Ivan Cruz?
1? Momento: O professor deve pesquisar a vida e obra do artista Ivan Cruz e de posse do material, conversar com as crian?as sobre as produ??es do artista que representam as brincadeiras da nossa cultura. Em seguida o professor dever? fazer uma reflex?o com as crian?as sobre as brincadeiras da inf?ncia de Ivan Cruz e as brincadeiras vivenciadas pelas crian?as da sala.
OBS: A vida obra de Ivan Cruz pode ser encontrada nos sites abaixo:
http://www.brincadeirasdecrian?a.com.br/biografia.htm
http://andreasavoia.blogspot.com/2009/07/ivancruz.html
Figura 1 - Recurso Didt?tico: Imagens das Obras de Ivan Cruz
Atividade 2 ? Apreciando a obra ?Crian?as Brincando?
1? Momento: O professor deve trazer para a roda uma obra de Ivan Cruz, as crian?as dever?o apreciar o quadro e expressarem seus sentimentos, percep??es e suas viv?ncias sobre determinadas brincadeiras.
Atividade 2 ? Releitura da obra
1? Momento: Ap?s a aprecia??o da obra, o professor deve provocar uma discuss?o sobre os elementos contidos no quadro, quais as cores utilizadas, linhas e formas. Em seguida o professor dever? propor uma releitura, lembrando que n?o ? uma c?pia do trabalho do artista, e sim que cada crian?a elabore sua pr?pria obra, recordando suas brincadeiras, se inspirando no quadro do artista. O professor dever? explicar a t?cnica ?desenho cego?, orientando as crian?as a pintarem com giz de cera toda a folha de papel utilizando v?rias cores, sem deixar nenhum espa?o em branco. Depois utilizando um pincel e tinta guache preta o aluno dever? cobrir todo o trabalho. Quando a tinta secar com o aux?lio de um l?pis grafite desenhar sobre o papel a sua obra e se quiser deixar mais colorido o trabalho, com o auxilio do l?pis grafite vai raspando e retirando a tinta preta. As fotos abixo ilustram o momento.
SUGEST?O: A tinta guache preta pode ser substitu?da por nanquim.
Figura 1 ? Recurso Did?tico: Imagem da Obra
Avaliar se as crian?as:
? Apreciaram a obra de arte;
? Realizaram a releitura da obra, atentando para as orienta??es da t?cnica proposta;
? Participaram da atividade com envolvimento.