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DIREITOS DA CRIANÇA: imagens e palavras.

Autor e Co-autor(es)

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
Refletir sobre os direitos e deveres das crianças.

Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 30 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A criança e a infância.

Estratégias e recursos da aula

           

Atividade 1 – Conhecer os direitos e deveres das crianças


1º Momento: O professor deve contar a história do livro “Para toda criança”, refletindo com o grupo as imagens e o enredo da história, que fala dos direitos das crianças. As fotos abaixo ilustram o momento.


Referência:  UNICEF. Para toda criança. Prefácio do Arcebispo Desmond – (os direitos das crianças em palavras e imagens). Editora Ática, 2000.


Figura 1 – Recurso Didático: Imagem da capa do livro


2º Momento: Após a leitura do livro, professor deve questionar as crianças:

• A criança tem direito de quê?
• Ela tem que trabalhar?
• Tem que estudar?
• A criança pode só brincar?


Atividade 2 – Desenhar a história ouvida


1º Momento: O professor divide a turma em pequenos grupos e distribui entre eles cartelas para que cada grupo registre um direto da criança através de desenho. Cada cartela poderá ter o tamanho da folha A4, o professor poderá dispor de diferentes materiais como, lápis grafite, hidrocor, giz de cera ou lápis de cor.

Recurso Didático: Desenhos dos Direitos - Direito a moradia e a escola


SUGESTÃO: Para definir o direito da criança que cada grupo vai representar, o professor deverá deixar que cada grupo escolha qual o direito que vai representar.


2º Momento: Depois cada criança apresenta seu desenho e tecem comentários sobre suas produções.
Ao final o professor com as crianças faz uma exposição dos trabalhos.

Avaliação

Avaliar se as crianças:
• Compreenderam os direitos das crianças, através da linguagem oral/escrita e dos desenhos;
• Participaram da atividade com envolvimento.