Portal do Professor

Início do Conteúdo

SER CRIANÇA: Ser que brinca, ser que aprende!

Autor e Co-autor(es)

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
O que é ser criança, o que a criança faz, percebendo as diferenças histórico-culturais e sociais.

Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 30 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

           

Atividade 1 – Leitura de imagens


1º Momento: O professor deverá trazer para a roda, imagens de diferentes crianças em diferentes contextos, para que os alunos façam a leitura das imagens. Para tanto o professor deverá solicitar que cada criança escolha uma imagem, em seguida cada criança deverá dizer porque escolheu tal imagem.

As fotos abaixo ilustram o momento:


SUGESTÃO: Trazer imagens de diferentes crianças trabalhando, brincando, estudando, etc.


2º Momento: Nesse momento o professor deverá mediar a discussão. Questionando: O que é ser criança? O que a criança pode fazer? Vocês acham certo criança trabalhar? Quais são os direitos das crianças? E quais são os deveres das crianças?


3º Momento: O professor deverá construir um painel com as imagens e abaixo de cada uma registrar as falas das crianças.

Figura 1 - Recurso Didático - Imagens de Crianças

Atividade 2 - A criança que quero ser

1º Momento: O professor deverá trazer para a roda, a Poesia "A Bailarina" de Cecília Meireles que fala sobre o desejo de uma criança em ser bailarina, com o intuito de trabalhar outro genero textual "poesia", bem como possibilitar que as crianças falem sobre seus desejos. A principio o professor lê com as crianças a poesia, cada criança deve ter em mãos a letra da poesia. Após a leitura,  o professor deverá pedir para as crianças expressarem suas idéias sobre a poesia, refletindo sobre os seus desejos de ser criança (bailaina, judoca, atleta, músico, etc.). As fotos abaixo ilustram o momento.

Recurso Didático: Poesia "A Bailarina" de Cecília Meireles

A BAILARINA
Cecília Meireles
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá
mas inclina o corpo para cá e para lá.
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os ohos e sorri.
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.

Sugestão: A poesia "A Bailarina" pose ser encontrada no site:

http://br.geocities.com/waspzzzvolant/bailarina.html

2º Momento: A partir da reflexão da poesia "A Bailarina" de Cecília Meireles, distribuir com as crianças papel sufite peso 40 e lápis coloridos para que as crianças façam um desenho a partir do desejo de cada criança.

3º Momento: O professor deverá construir um painel com os desenhos das crianças expondo no mural da sala.

Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Realizaram a leitura de imagens;
  • Realizaram a interpretaçãp da poesia através dos desenhos e da encenação;
  • Discutiram sobre o que é ser criança e seus direitos e deveres
  •  Participaram das atividades com envolvimento.