Portal do Professor

Início do Conteúdo

RELENDO PORTINARI: Crianças Brincando

Autor e Co-autor(es)

KEILA BARRETO DE ARAÚJO imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MÁRCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:


Desenvolver a técnica desenho cego, fazendo uma releitura da obra de arte de Candido Portinari, através da observação, percepção e criatividade.

Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 30 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Vida e obra de Candido Portinari.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Apreciando a obra “Crianças Brincando”
1º Momento: O professor deverá trazer para a roda uma das obras de Candido Portinari que retrate brincadeiras, (para nosso exemplo trouxemos a obra “Crianças Brincando”) para que as crianças apreciem o quadro e expressem seus sentimentos, percepções e vivencias a respeito da obra e de suas próprias brincadeiras, observando também os detalhes e seus os elementos: linhas, formas e cores do quadro.

Figura 1 – Recurso Didático: Imagem da Obra


 

Atividade 2 – Desenhando Brincadeiras
1º Momento: Após a apreciação da obra e discussão sobre os elementos contidos nela, o professor deverá questionar sobre as vivencias das crianças com relação à brincadeira, sugerindo que vivenciem a brincadeira em um outro momento. Em seguida o professor deverá apresentar a técnica que irão realizar.
Inicialmente o professor orienta as crianças a pintarem com giz de cera o papel peso 40, fazendo listras coloridas na horizontal ou vertical, desde que deixem o papel todo colorido sem deixar nenhum espaço em branco. Depois com um pincel molhado na tinta guache preta ou nanquim cobrir todo o trabalho. Quando a tinta secar com o auxílio de um lápis grafite/caneta esferográfica desenhar sobre o papel a sua releitura da obra “ Meninos Brincando”, lembrando de suas vivencias com a brincadeira, se quiser deixar o desenho bem colorido, raspe mais a tinta preta deixando em evidencia o colorido. As fotos abaixo ilustram o momento.

Material: Giz de cera colorido, papel peso 40 A4, tinta guache preta ou tinta nanquim preta.

OBS: O professor deve lembrar as crianças que não é para fazerem uma cópia do quadro do artista e sim uma releitura, onde cada criança terá a liberdade de escolher as cores, formas e tamanhos e criarem sua própria obra, pautados na sua história de vida.

Avaliação

Avaliar se as crianças:


• Vivenciaram a técnica do desenho cego, percebendo passo a passo da sua execução;
• Realizaram a releitura da obra, atentando para suas peculiaridades;
• Realizaram a atividade com criatividade;
• Participaram da atividade com envolvimento.