Portal do Professor

Início do Conteúdo

Campo Magnético – Parte I

Autor e Co-autor(es)

Andréa Marques Leão Doescher imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

* As linhas vetoriais de um campo magnético; * Como uma bússola reage ao ser colocado num campo magnético; * A direção do vetor campo magnético.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

* O que é e como funciona um imã; * Polaridades de um imã (pólos norte e sul).

Estratégias e recursos da aula

Desenvolva toda a aula no laboratório de informática.


Imã e bússola


O recurso postado acima é de fácil manuseio e muito informativo. Com ele o aluno poderá visualizar como é o campo magnético de um imã e o da Terra.

É importante que o professor coloque os alunos em duplas nos computadores e os deixe explorar o recurso por aproximadamente 15 minutos, pois assim poderá surgir algumas dúvidas e estas serem trabalhadas em aula. Compartilhe com a sala as dúvidas mais interessantes.
Peça para que os alunos movam o imã (ou a bússola) e observe o que acontece com o indicador da bússola e o campo magnético. Discuta sobre o acontecido com os alunos.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/912/imagens/ima.JPG

Do lado direito do recurso temos algumas opções que podem ser utilizados no recurso, como é mostrado a seguir:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/912/imagens/ima2.JPG
 

Você pode clicar em “Ver dentro do imã” (para ver as linhas dentro do imã) clicando na opção “Ver dentro do Imã”:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/912/imagens/ima3.JPG

 

Peça para os alunos verificarem a intensidade do campo magnético em vários pontos próximo ao imã, clicando na opção “Mostrar Medidor de Campo”. Quando a opção for selecionada aparecerá uma caixa azul que indicará o valor do campo magnético (B) total, o valor do campo magnético na direção x, na direção y e o valor do ângulo entre o vetor B e v (direção da velocidade com que um elétron se movimenta num campo magnético).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/912/imagens/ima4.JPG


Peça que os alunos formem grupos de cinco integrantes para construírem em casa uma bússola e a apresente na próxima aula. Veja como se constrói uma bússola no link:
http://www.feiradeciencias.com.br/sala13/13_magn_04.asp

Observação: Para melhor desenvolvimento dos estudos sobre campo magnético é recomendado que na próxima aula seja trabalhada a aula “Campo Magnético – Parte II” disponível no site do Portal do professor.
 

Recursos Educacionais

Nome Tipo

Recursos Complementares

Teoria e experimentos: http://www.feiradeciencias.com.br/sala13/13_T01.asp http://www.feiradeciencias.com.br/sala13/13_T04_3.asp

Avaliação

Avalie o desempenho dos alunos na sua participação e envolvimento na aula e no uso do recurso.