Portal do Professor

Início do Conteúdo

Campo Magnético – Parte II

Autor e Co-autor(es)

Andréa Marques Leão Doescher imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

* As linhas vetoriais de um campo magnético; * Como uma bússola reage ao ser colocado num campo magnético; * O campo magnético terrestre.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

* O que é e como funciona um imã; * Polaridades de um imã (pólos norte e sul).

Estratégias e recursos da aula

Desenvolva toda a aula no laboratório de informática.


Imã e bússola

O recurso postado acima é de fácil manuseio e muito informativo. Com ele o aluno poderá visualizar como é o campo magnético de um imã e o da Terra.

Peça para que os alunos sentem-se em duplas nos computadores e os deixe explorar o recurso por aproximadamente 15 minutos, pois assim poderá surgir algumas dúvidas e estas serem trabalhadas em aula. Compartilhe com a sala as dúvidas mais interessantes.

Comece essa aula com a apresentação das bússolas feitas como tarefa da aula “Campo Magnético – Parte I”, disponível no site do Portal do professor. Após as apresentações dos grupos, trabalhe a última ferramenta do recurso postado juntamente com a aula. Com ela o aluno poderá ver como é o campo magnético terrestre clicando na opção “Show planet Earth” e verificar como o ponteiro da bússola se comporta em cada ponto do campo em volta da Terra, que mostrará como a bússola que eles fizeram reage ao campo magnético da Terra, como é mostrado abaixo:
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/913/imagens/ima5.JPG

Para uma melhor compreensão das linhas de campo, é sugerido que o professor faça uma experiência simples com limalha de ferro e imã como é demonstrado no site:
http://www.feiradeciencias.com.br/sala13/13_magn_06.asp

Observação: Para melhor desenvolvimento dos estudos sobre campo magnético é recomendado que antes de desenvolver essa aula seja trabalhada a aula “Campo Magnético – Parte I” disponível no site do Portal do professor.
 

Recursos Educacionais

Nome Tipo

Recursos Complementares

Teoria e experimentos: http://www.feiradeciencias.com.br/sala13/13_T01.asp http://www.feiradeciencias.com.br/sala13/13_T04_3.asp

Avaliação

Avalie o desempenho dos alunos no manuseio do recurso, na apresentação da bússola e na explicação de como ela funciona.