Portal do Professor

Início do Conteúdo

Absorção e Reflexão da Luz

Autor e Co-autor(es)

Andréa Marques Leão Doescher imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

*Como ocorre a reflexão da luz em superfícies lisas e irregulares; * Como conseguimos diferenciar as cores; * Como a cor preta é formada.;

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Devido “cor e reflexão” ser um tema inicial dos conceitos de Óptica, não é necessário que o aluno tenha pré-requisitos sobre a temática.

Estratégias e recursos da aula


A aula está dividida do seguinte modo:
• Nos primeiros 15 minutos são discutidos os conceitos básicos de óptica;
• Os 25 minutos seguintes serão utilizados para trabalhar com o objeto de aprendizagem “Absorção de calor”, que se encontra anexado a aula.
• E os 10 minutos finais para esclarecer dúvidas dos alunos.

Começando a aula:
Nos primeiros 15 minutos o professor deve demonstrar os conceitos fundamentais de óptica. Isto pode ser feito através do uso de vários exemplos do cotidiano dos próprios alunos, como os espelhos, questione-os como eles conseguem enxergar os objetos e as cores. Mostre domínio do tema e entusiasmo quando estiver dando exemplos, pois assim os alunos poderão se entusiasmar com o tema e o verão como interessante.
Comece falando como a luz se propaga no meio e como demonstramos vetorialmente o caminho da luz. Assim os alunos já irão percebendo como a luz interage com os objetos. Após essa etapa fale das cores, use o exemplo do arco-íris e tente levar na aula um prisma, pois assim eles conseguirão entender como a luz branca é formada e você professor já poderá questionar os alunos sobre a luz preta. Agora que os alunos já compreendem como a luz se propaga, interage com todos os tipos de objetos e como visualizamos as cores, usaremos o recurso proposto abaixo.

Usando o recurso:

Absorção de cor

Nessa etapa da aula o professor deve ensinar os alunos a trabalhem com o recurso. Peça-os para sentarem em duplas e incentivem a discussão entre eles.
Na primeira etapa do recurso, questionem os alunos sobre o que irá acontecer se a luz azul for ligada em cima da bandeira do Brasil; discuta rapidamente. Logo em seguida, peça para que eles liguem a luz azul na bandeira e abra espaço para perguntas e discussões.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/917/imagens/Reflexao.JPG

Na imagem acima os alunos poderão ver como a reflexão ocorre na bandeira e ao lado eles poderão ver as reflexões em cada tipo de cor. Peça para eles verificarem e tentarem adivinhar que cor eles verão se a luz azul incidir em cada cor daquela ao lado.
 

Recursos Educacionais

Nome Tipo

Recursos Complementares

Teoria e exemplos - http://www.feiradeciencias.com.br/sala09/09_04.asp Objeto de Aprendizagem - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/null

Avaliação

Avalie as duplas, verifique como elas estão trabalhando com o recurso, se estão discutindo e a participação individual dos alunos nas discussões.