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Transformação de Energia

Autor e Co-autor(es)

Andréa Marques Leão Doescher imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os vários modos de transformação de energia: energia cinética em potencial e vice-versa; energia cinética em elástica e vice-versa.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

* Energia cinética; * Energia potencial; * Energia elástica.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas serão:
- aula interativa;
- uso do Laboratório de Informática.

Atividade 1:

Comece a aula no laboratório de informática. Peça para os alunos sentarem em duplas ou trio nos computador. Após isso, revise os conceitos de energia cinética, potencial e elástica. Lembre-os que Energia Cinética é a quantidade de trabalho que teve que ser realizado sobre um objeto para tirá-lo do repouso e colocá-lo a uma velocidade v, Energia Potencial é a energia que um corpo tem quando se encontra numa altura h tendo assim uma capacidade de realizar trabalho e Energia Potencial Elástica é a energia potencial de uma corda ou mola que possui elasticidade.
Em seguida peça para os alunos executarem o recurso abaixo:

Transformação de energia

Ao término da apresentação do trapezista, será exibida a seguinte tela:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/919/imagens/energia.JPG

Nessa tela são vistos à direita os seguintes dados: Etotal (Energia Total ou mecânica), Epel (Energia potencial elástica), EpG (Energia potencial gravitacional), Ecin (Energia cinética), h (altura do trapezista), m (massa do trapezista) e v (velocidade do trapezista). As energias e a velocidade do trapezista serão calculadas automaticamente pelo recurso, já a altura e o peso do trapezista o usuário do recurso, ou seja, os alunos, poderão alterá-las nos botões à direita do recurso como é mostrado abaixo:
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/919/imagens/energia2.JPG

Conceda liberdade para cada grupo escolher valores diferentes para a altura e peso do trapezista e peça para eles clicarem no botão iniciar (do lado direito do recurso).
Quando o recurso começar a executar a tarefa conforme os valores de peso e altura atribuídos pelos alunos, questione os mesmos sobre o que está acontecendo nas duas barras à direita.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/919/imagens/energia3.JPG

Aqui visualizamos que o trapezista está somente com energia potencial gravitacional.

Quando o trapezista começar a cair, aparecerá uma barra verde sobrepondo à vermelha, que representará o aumento da energia cinética.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/919/imagens/energia4.JPG

Aqui visualizamos que o trapezista está com energia cinética e potencial elástica.

Quando ele entrar em contato com a cama elástica a barra da energia potencial elástica (segunda barra) irá aumentar conforme a cama elástica se deforme e conseqüentemente ela jogará o trapezista para cima, fazendo-o ganhar energia cinética e potencial gravitacional e isso se repetirá até o usuário do recurso clicar em “para” que se encontra ao lado do botão iniciar.
Nos 10 minutos finais da aula, explique o porquê dessas transformações e as várias outras formas de energia (sonora e térmica) como no exemplo de uma bolinha caindo de uma determinada altura com energia potencial gravitacional, ela perde parte da energia em sonora (som da bolinha batendo no chão), por causa dessa perda de energia ela não consegue voltar para o mesmo lugar de onde começou a cair.
 

Recursos Educacionais

Nome Tipo

Recursos Complementares

Recursos: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10342/energy-skate-park_pt.jnlp Experiência: http://www.feiradeciencias.com.br/sala05/05_07.asp

Avaliação

Peça para as duplas ou trios que estão desenvolvendo a atividade no computador desenvolver a experiência da latinha que vai e volta – a qual tem como objetivo demonstrar a transformação da energia cinética em elástica e vice versa, encontrada no site: http://jeversonprofs.blogspot.com/2007/09/latinha-vai-e-vem.html