Mariana Lima Vilela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Esta aula est? inserida em um bloco de seis aulas denominado ?Os sistemas nunca funcionam sozinhos: puberdade, sistema reprodutor e sistema end?crino?. Este bloco de aulas tem como objetivo principal o ensino/aprendizagem de conceitos relacionados ao sistema end?crino e ao sistema reprodutor humano a partir da discuss?o sobre puberdade no ensino de Ci?ncias. Pretendemos abordar este conte?do de forma integrada, estabelecendo rela??o entre os ?rg?os que comp?em estes sistemas, al?m de permitir que os alunos possam compreender as transforma??es que est?o ocorrendo no seu corpo.
Nesta aula o aluno poder? perceber a rela??o entre as mudan?as que ocorrem no corpo masculino durante a puberdade e a rela??o destas mudan?as com a reprodu??o. Aprender? ainda como funciona o sistema reprodutor masculino e discutir? algumas quest?es sobre o corpo masculino.
Sendo esta a quarta aula do bloco ?Os sistemas nunca funcionam sozinhos: puberdade, sistema reprodutor e sistema end?crino?, ? importante que o professor j? tenha abordado em sua turma algo sobre puberdade e mudan?as no corpo, conforme apresentado nas primeiras aulas deste bloco (?Aula 1: O que os alunos sabem sobre o pr?prio corpo?? e ?Aula 2: Alunos em transforma??o: mudan?as durante a puberdade?). As discuss?es que propomos na presente aula dependem de debates anteriores sobre as transforma??es que acontecem no corpo masculino ao longo da puberdade.
Para relacionar o sistema reprodutor masculino que ser? apresentado nesta aula com o sistema end?crino, ? importante tamb?m que os alunos j? conhe?am os horm?nios ligados ? reprodu??o, conforme apresentamos na aula 3 deste bloco (?Por que o corpo muda durante a puberdade??).
Conceitos como c?lulas e tecidos podem ser relevantes para que os alunos compreendam amplamente o sistema reprodutor masculino.
Estrat?gias
- Desenvolvimento de leitura, interpreta??o e escrita.
- Texto ?Por que o meu ? diferente do dele?? (disponivel em http://www.cap.ufrj.br/material_didatico/BIOCIENF16A.pdf)
- Estudo dirigido relacionado ao texto (disponivel em http://www.cap.ufrj.br/material_didatico/BIOCIENF16B.pdf)
Atividades
Nesta aula propomos a realiza??o de tr?s atividades. A primeira delas consiste na distribui??o e leitura do texto ?Por que o meu ? diferente do dele??, sobre as transforma??es no corpo dos meninos, o aparelho reprodutor masculino e algumas quest?es masculinas (dispon?vel em http://www.cap.ufrj.br/material_didatico/BIOCIENF16A.pdf). A segunda atividade ser? a realiza??o de um Estudo Dirigido sobre este texto por cada um dos alunos (dispon?vel em http://www.cap.ufrj.br/material_didatico/BIOCIENF16B.pdf). Este Estudo inclui associa??o de imagens ao texto e quest?es espec?ficas sobre alguns processos descritos no texto. Para finalizar a aula, na terceira atividade, este Estudo ser? corrigido com a turma. O professor pode aproveitar esta corre??o para discutir quest?es importantes relacionadas a alguns preconceitos sobre o corpo masculino.
Atividade 1 ? Leitura do texto
O texto sobre o corpo masculino ?Por que o meu ? diferente do dele?? ser? entregue aos alunos para leitura. A estrat?gia de leitura poder? ser escolhida pelo professor. Como se trata de um tema que pode ser constrangedor para alguns alunos, sugerimos um tempo para leitura individual. Este procedimento pode ser tamb?m importante para que os alunos possam desenvolver a habilidade de concentra??o para leitura individual e silenciosa.
Atividade 2 ? Resolvendo o estudo dirigido
Depois de terem lido o texto, os alunos devem receber o estudo dirigido que se relaciona a diferentes trechos do texto.
Este estudo dirigido ? composto principalmente de esquemas para que os alunos identifiquem as estruturas correspondentes. O objetivo desta atividade ? que os alunos percebam com que trecho cada imagem se relaciona, entendendo que cada uma delas est? representando um processo ligado ao aparelho reprodutor masculino. Al?m de relacionar cada imagem a um trecho do texto, os alunos devem indicar as estruturas que est?o nas imagens. A rela??o entre a linguagem escrita (texto) e gr?fica (imagem) pode ajud?-los a interpretar o texto e compreender melhor as informa??es que est?o ali contidas. Esta atividade pode ser realizada em grupo, gerando uma interessante discuss?o entre os alunos.
Ap?s a quest?o com as imagens os alunos responder?o perguntas simples e diretas que est?o no estudo dirigido, para que possam expressar textualmente e com as pr?prias palavras o que leram. A ?ltima quest?o que est? sugerida pode ser feita para a caixa de perguntas que foi desenvolvida na aula denominada ?O que os alunos sabem sobre o pr?prio corpo?? a primeira deste bloco de aulas.
Atividade 3 ? Discuss?o dos resultados
Ao final da atividade o professor pode fazer uma corre??o do estudo dirigido com a turma, mostrando cada uma das imagens e discutindo sua representa??o. Nesta discuss?o pode levantar algumas quest?es que o texto menciona e que costumam preocupar os alunos, como a quest?o da masturba??o e da dificuldade de ere??o.
Ao longo da corre??o n?o devemos esq uecer de mostrar o p apel dos horm?nios nos processos, relacionando o sistema reprodutor e o sistema end?crino. O professor pode mencionar, por exemplo, que um dos horm?nios sexuais, a testosterona, que ? basicamente produzida nos test?culos, ? importante na produ??o de espermatoz?ides e na manuten??o da ere??o, sendo liberada em maior quantidade com o desejo sexual. Neste momento o professor pode relembrar a atividade realizada na aula 3 deste bloco ("Por que o corpo muda durante a puberdade?"), solicitando que os alunos consultem a tabela que constru?ram e relembrem a atua??o dos variados horm?nios estudados.
Na corre??o, ? importante tamb?m frisar que na puberdade o sistema reprodutor se prepara para ser capaz de gerar um filho (o p?nis aumenta de tamanho, os espermatoz?ides come?am a ser produzidos, o desejo sexual aumenta), mas isso n?o significa que os alunos estejam socialmente prontos para isso. ? interessante fazer essa discuss?o a partir de perguntas para os pr?prios alunos. Por exemplo:
- Durante a adolesc?ncia, na puberdade, o corpo masculino est? se preparando para ser capaz de gerar um filho. Os espermatoz?ides come?am a ser produzidos, o p?nis aumenta de tamanho, o desejo sexual aumenta... Mas isso significa que os meninos est?o prontos para se tornarem pais? Por que?
Ap?s a corre??o o professor pode se colocar a disposi??o para responder perguntas sobre o sistema reprodutor masculino e a puberdade nos meninos e voltar a mencionar a caixa de perguntas constru?da na primeira aula deste bloco.
- Livro paradid?tico interessante que pode ajudar o professor a estudar reprodu??o e est? dispon?vel na biblioteca de v?rias escolas p?blicas:
?Sexo e Reprodu??o? de autoria de Fernando Gewandsznajder. 15 ed.. Rio de Janeiro: Editora ?tica, 2000. 56 p.
- Livro paradid?tico sobre a reprodu??o de animais e plantas. Discute a import?ncia da reprodu??o e os v?rios tipos de reprodu??o e desenvolvimento:
?E a vida continua? de autoria de Rosicler Martins Rodrigues. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Moderna, 2002.. 48 p.
- Leitura para o professor sobre abordagem de temas delicados relativos a sexualidade:
http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=956
- Sugest?o de aula interessante sobre fecunda??o e reprodu??o:
http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ienc&cod=_reproducaohumanafecundacao
Para avaliar esta aula, o professor pode acompanhar a discuss?o nos grupos ao longo da atividade em grupo. Ou pode, ainda, verificar a participa??o dos alunos na corre??o e discuss?o sobre o sistema reprodutor masculino. O estudo dirigido pode receber nota de acordo com o trabalho e capricho de cada grupo. As perguntas elaboradas pelos alunos s?o tamb?m um mecanismo de avalia??o.