Portal do Professor

Início do Conteúdo

COMPARAÇÃO DE MEDIDAS: convencionais e não convencionais

Autor e Co-autor(es)

Luciana Lacerda de Castro imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Fazer com que as crianças utilizem estratégias convencionais, utilizando a régua e a fita métrica e não convencionais como: réguas e fitas coloridas para realizarem medidas como forma de explorar diversos objetos.

Duração das atividades

Cada momento terá a duração de 30 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Medidas;
• Classificação;
• Seqüência numérica

Estratégias e recursos da aula

 Atividade - Medir objeto com instrumento não convencioanis

1º Momento - Medição com objeto não convencional - régua colorida


O professor propõe a atividade de medida e  ajuda a cada criança, no sentido que  desenvolva a capacidade de realizar medição indireta, isto é, por comparação. As crianças devem ter a sua disposição várias réguas coloridas com diferentes tamanhos. Em seguida, o professor solicita que procurem objetos com tamanhos bem próximos aos das réguas e os tragam para a roda. Nesse momento, o professor lança a pergunta para o grupo: vocês sabem quanto medem essa caixa de dominó? E, depois faça com que as crianças comparem com outros objetos de medidas semelhantes.

   Figura 1- Foto das crianças observando os diversos tamanhos das réguas coloridas

2º Momento- Decalcando as réguas


Para que as crianças descubram as medidas das réguas coloridas, o professor  sugere que façam o contorno das diversas réguas coloridas e, depois, com o auxílio da régua de acrílico,  efetivem a medição. É importante que cada criança faça o decalque e a medição sozinha, pois é fundamental que tomem decisões.

               Figura 2- crianças decalcando as diversas réguas coloridas

Figura 3- Verificando as medidas das réguas coloridas

Recursos Complementares

  • Réguas de acrílico;
  • Réguas coloridas;
  • Hidrocor;
  • Papel ofício;
  • Objetos diversos

Avaliação

Observar se as crianças conseguiram resolver as situaçoes-problemas que envolveram medidas, com base em comparações entre as réguas utilizadas e os objetos; se conseguiram encontrar objetos para medir com as réguas coloridas, se conseguiram conferir o decalque com a régua tradicional.