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PERCEPÇÃO DE MEDIDAS COM RÉGUAS COLORIDAS

Autor e Co-autor(es)

Luciana Lacerda de Castro imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Perceber  e fazer relação do tamanho  dos objetos como: maior, menor e de mesma medida tomando como referência as réguas coloridas.

Duração das atividades

Cada momento terá a duração de 30 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Comparação entre diversos objetos;
• Seriações de objetos de acordo com os atributos ( tamanho, cor, espessura e forma);
• Relações comparativas ( maior que, menor que, do mesmo tamanho que, etc).

Estratégias e recursos da aula

Atividade - Comparar tamanho e seriar as réguas

1º Momento- Separação por tamanhos


O professor deverá apresentar o material que será trabalhado por todo o grupo. É interessante que todos estejam dispostos numa roda para que possam observar e participar da atividade proposta. Nesse primeiro momento, o professor deverá sugerir que as crianças façam agrupamentos com as réguas coloridas. Nesse momento, questiona qual foi o atributo que  realizou para agrupar dessa forma. Em seguida, explica que o atributo será o tamanho e, que elas deverão agrupá-las de acordo com o tamanho. Por exemplo:

   Figura 1- Classificação das réguas pelo atributo tamanho

2º Momento- Construção da idéia de medida

 O professor deverá orientar  o aluno para raciocinar,  promovendo por meio de situações-problema,  atividades com material concreto para que as crianças possam observar e constatar suas ações no ato da resolução do problema lançado. Nesse sentido, a atividade será desenvolvida por meio da comparação das réguas:
• Qual a régua maior?
• Qual a régua menor?
• Quantas réguas laranjas são necessárias para compor a régua maior? Quantas réguas azuis menores precisam para compor uma régua azul maior?


O professor lançará essas questões para o grupo para  facilitar a compreensão das medidas entre os objetos, pois inicialmente não é interessante trabalhar com as unidades de medidas formais. É necessário que estabeleçam relações com os tamanhos dos objetos, como: maior, menor e de tamanhos iguais. Dessa forma, ajudará na compreensão com os números.

Recursos Complementares

  • Réguas coloridas

Avaliação

Observar as respostas das crianças no desenvolver das atividades, bem como suas argumentações em relação ao que foi proposto; analisar o nível de desenvolvimento da atividade de cada criança. Elas conseguiram:

  • Comparar o tamanho das réguas;
  • Organizarar as réguas pelo tamanho, fazendo a graduação.