Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Linguagem persuasiva e argumentativa nas propagandas de combate ao Tabagismo

Autor e Co-autor(es)

Cristiane N?ri Horta imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalh?es

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo L?ngua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem oral
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produ??o de texto
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: g?neros discursivos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: g?neros discursivos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Rela??es sociopragm?ticas e discursivas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

As aulas que aqui ser?o propostas t?m os objetivos de:

.Tornar os alunos sens?veis ? leitura de diferentes tipos de texto, entre eles as imagens de propagandas;

.Incentivar a produ??o escrita por parte dos alunos;

.Incentivar os alunos a emitir sua opini?o sobre os trabalhos dos colegas, de forma a compreender a fun??o da cr?tica para o autor;

.Problematizar e respeitar diferentes opini?es;

.Comunicar-se oralmente e atrav?s da escrita (levantamento de suposi??es e dados, relacionar informa??es e construir conclus?es);

.Organizar e registrar informa??es por meio de figuras, quadros, listas e textos;

.Produzir textos orais e escritos, quer seja em dupla, quer seja coletivamente;

.Desenvolver habilidades de infer?ncias, extrapola??o a partir do uso de imagens;

.Aprender a atuar nas situa??es de escolha em grupos;

.Explorar o conhecimento de mundo deles.

Duração das atividades

6 aulas ou encontros de 1 hora e 40 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

. Habilidade de comunicar com concis?o informa??es de seu interesse.
. Dom?nio do registro lingu?stico adequado aos prop?sitos do trabalho proposto.
. Reconhecimento da fun??o do uso de um determinado suporte textual.
. Identifica??o, nos suportes, de fontes de informa??o.
. Habilidade de identifica??o de informa??es expl?citas.

Al?m dos conhecimentos pr?vios apontados anteriormente:

Pergunte aos alunos:

.Se eles j? viram alguma propaganda de cigarro ou de combate ao Tabagismo.

.Se sabem dos malef?cios do cigarro para a sa?de. 

.Se conhecem as novas leis de proibi??o do fumo em locais p?blicos fechados. Ser? que tais leis abrangem todo o territ?rio nacional? Existem puni??es para os infratores? Como o governo federal utiliza a propaganda para inibir o ato de fumar? Que tipo de linguagem ? utilizada? Seria verbal ou atrav?s de imagens?

.Al?m do governo federal, existem outras propagandas institucionais para o combate ao Tabagismo? 

O objetivo desses questionamentos ? aferir o que os alunos sabem sobre a import?ncia da linguagem persuasiva e argumentativa para a mudan?a comportamental das pessoas e o conhecimento de problemas que o uso do tabaco acarreta ao organismo.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Inicie as aulas, conversando com seus alunos sobre o Tabagismo. Pergunte a eles se conhecem alguma pessoa que fuma (Como ela come?ou a fumar? Com qual idade?) ou sabem de algu?m que conseguiu se livrar desse v?cio (Foi iniciativa pr?pria? Teve ajuda medicamentosa? Foi indica??o e orienta??o m?dica?).

Pergunte tamb?m se eles j? viram alguma propaganda de incentivo ao cigarro. Comente que, na d?cada de 80, o h?bito de fumar era sinal de "status", sin?nimo de juventude, modernismo, sofistica??o, alegria e vitalidade e o papel dos filmes de Hollywood sobre a divulga??o do v?cio entre pessoas de diversas camadas da popula??o ao redor do mundo. Os jovens foram o principal alvo dessa campanha velada veiculada pelo cinema e pelas revistas de moda.

Apresente a eles um v?deo dessa ?poca, mostrando a propaganda.

http://www.youtube.com/watch?v=Nx5X3_mE-CE&feature=related [Acesso em 14/10/2009]

E agora? H? propagandas que fazem esse tipo de infer?ncia em rela??o ao Tabagismo? H? propagandas, quer seja pela televis?o, quer seja pela m?dia impressa, que fazem uma refer?ncia constante ao combate ao fumo?

Com a ajuda dos alunos confeccione um quadro com duas colunas, contendo as informa??es destacadas das campanhas em prol do Tabagismo em oposi??o ao combate ao fumo, veiculadas amplamente pela imprensa e governo.

Pe?a para os alunos lerem o texto a seguir, e depois, indiquem que pontos consideram como os mais significativos.

O Tabaco

Produtos do tabaco s?o produtos constitu?dos total ou parcialmente de tabaco em folha como mat?ria-prima, que se destinam a ser fumado, aspirado, mascado ou cheirado. Todos cont?m o ingrediente psicoativo altamente viciante, a nicotina. O uso do tabaco ? um dos principais fatores de risco para uma s?rie de doen?as cr?nicas, incluindo c?ncer, doen?as pulmonares e doen?as cardiovasculares. Apesar disso, ? comum em todo o mundo. Alguns pa?ses t?m legisla??o que restringe a publicidade ao tabaco, e que regulamenta quem pode comprar e usar produtos do tabaco, e onde as pessoas podem fumar.

Principais fatos do Tabaco
O uso do tabaco ? uma das maiores amea?as ? sa?de p?blica que o mundo j? enfrentou.
? H? mais de um bilh?o de fumantes no mundo.
? Quase metade das crian?as do mundo respira o ar polu?do pela fuma?a do tabaco.
? Mais de 80% dos fumantes do mundo vivem em pa?ses de baixa e m?dia renda.
? O uso do tabaco mata 5,4 milh?es de pessoas por ano - uma m?dia de uma pessoa a cada seis segundos - e responde por um em cada 10 mortes de adultos no mundo inteiro.
? O tabaco mata at? a metade de todos os usu?rios.
? ? um fator de risco para seis das oito principais causas de mortes no mundo.
? 100 milh?es de mo rtes foram causadas pe lo tabaco n o s?culo 20. Se as tend?ncias atuais continuarem, haver? at? um bilh?o de mortes no s?culo 21.
?As mortes relacionadas com o tabaco v?o aumentar para mais de oito milh?es por ano at? 2030, e 80% dessas mortes ocorrer?o em pa?ses em desenvolvimento.

http://www.who.int/en/[p?ginas traduzidas em 14/10/2009]

Professor,

Com a participa??o da turma, registre em outro quadro os pontos que os alunos consideraram como os mais relevantes do texto. A escolha pode ser dos itens mais citados por eles.

Depois, enumere com seus alunos, as raz?es poss?veis que levam uma pessoa ao v?cio de fumar e outros aspectos que dificultam o abandono dessa pr?tica.

Enumere tamb?m a??es poss?veis a serem adotadas pelos fumantes para que estes consigam abandonar o v?cio.

Aula 2: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor, apresente um novo texto com dados importantes sobre a a??o nociva do tabaco no organismo humano. Atente, inicialmente, para a propaganda veiculada em pain?is urbanos pelo Minist?rio da Sa?de - Governo Federal:

? C?rebro: A nicotina inalada no cigarro atinge o c?rebro em 8 segundos, onde tem um potencial compar?vel ao da hero?na para viciar. De 30% a 50% das pessoas que fumam desenvolvem algum tipo de depend?ncia e 70% a 90% dos fumantes regulares s?o viciados. Apenas 6% dos que tentam parar conseguem ficar mais de um m?s sem fumar.
? Pele: O cigarro diminui o calibre das veias, o que diminui a irriga??o sang??nea da pele e diminui a chegada de oxig?nio e nutrientes para as c?lulas. O resultado ? um envelhecimento precoce da pele, com rugas em m?dia 20 anos mais cedo que n?o fumantes.
? Olho: Estudos mostram que fumar aumenta em at? 3 vezes o risco de catarata, doen?a nos olhos que diminui progressivamente a vis?o e ? a principal causa de cegueira no mundo.
? Pele: Entre as mulheres, o cigarro aumenta em mais de 3 vezes o risco de desenvolver psor?ase, doen?a sem cura que causa feridas na pele. Entre os homens, ela n?o chega a causar a doen?a, mas agrava os sintomas naqueles que j? sofrem com ela.
? Boca: Al?m de dar mal h?lito e dentes amarelados, fumar aumenta de 4 a 15 vezes a chance de ter c?ncer de boca, dependendo do quanto se fuma. E mais de 60% das pessoas que diagnosticam esse c?ncer n?o tem chance de cur?-lo.
? Garganta:Pigarro n?o ? a ?nica coisa que o cigarro traz para a garganta. Ele tamb?m ? o principal fator de risco para o c?ncer de garganta, que s? no Brasil registra 6 600 novos casos e ? causa de 3 500 mortes por ano.
? Pulm?o: Quem fuma muito tem 20 a 30 vezes mais chances de ter c?ncer de pulm?o. Ele ? o c?ncer que mais mata homens no Brasil, e, desde 2002, o segundo que mais mata mulheres. De 80% a 90% dos casos da doen?a matam em menos de 5 anos. Al?m disso, o fumante diminui sua capacidade respirat?ria e tem maiores chances de ter qualquer doen?a respirat?ria, como bronquite e enfisema.
? Est?mago: A nicotina aumenta a acidez do est?mago e, conseq?entemente, as chances de gastrite e ?lcera. As ?lceras demoram mais para cicatrizar e voltam com mais facilidade nos fumantes. Ah, e o tabaco tamb?m ? fator de risco para o c?ncer de est?mago, que atingiu cerca de 26 mil pessoas no Brasil em 2006.
? Cora??o: O fumo aumenta a press?o arterial, diminui a capacidade respirat?ria e aumenta a coagula??o sangu?nea. Resultado: chances 2 a 3 vezes maiores de morrer por doen?as cardiovasculares, como derrame e enfarto. Estudos mostram que o risco de enfarto ? ainda maior entre mulheres, especialmente para as que usam anticoncepcionais orais.
? Ossos:A osteoporose ? um processo de perda de minerais e enfraquecimento dos ossos, que os deixa m uito mais f?ceis de quebrar. O cigarro ? um do s fatores que mais acelera esse process o, mais comum entre as mulher es. Estima-se que uma em cada oito fraturas da c intura s?o causadas pelo fumo.
? Sistema reprodutor: O fumo causa problemas vascul ares que aumentam a chance de impot?ncia nos homens. Entre as mulheres fumantes, ele aumenta as chances de menopausa precoce, infertilidade e problemas com a menstrua??o .
? Fumo passivo : A fuma?a que deixa seu cabelo fedorento na "balada" ? bem mais perigosa do que parece. Ela cont?m uma concentra??o maior de subst?ncias cancer?genas que a inalada pelos fumantes. O risco de c?ncer de pulm?o ? 30 % maior entre n?o-fumantes expostos ao cigarro do que entre os que n?o t?m contato com a fuma?a.
? Tem o lado bom: A nicotina ? uma droga estimulante que estimula a produ??o de subst?ncias no c?rebro ligadas ao prazer. Por isso, ela diminui o estresse e a ansiedade, e, nos dependentes, essa sensa??o ? especialmente maior por causa do desconforto causado pela abstin?ncia.
? V?rias pesquisas mostram que fumantes t?m menos chances de ter Mal de Alzheimer e Mal de Parkinson. Elas tentam entender como esse processo funciona em busca de novas terapias para as doen?as .

? Tamb?m existem estudos mostrando que algumas pessoas t?m uma capacidade maior de mem?ria e de concentra??o quando est?o sob efeito da droga.

http://www.euvouparardefumar.com/conscientizacao/cigarro-e-cancer.html [Acesso em 14/10/2009]

OBS: Seria fundamental a presen?a de algum especialista da ?rea de sa?de que explicasse melhor os termos que aparecem no texto acima e soubesse orientar a turma, no que fosse preciso. Convide-o. Verifique se h? algum parente de algum aluno que exer?a essa fun??o ou de algu?m pertencente ? comunidade escolar que trabalhe na ?rea da sa?de. Se preferir, solicite a presen?a do professor da ?rea de Ci?ncias Biol?gicas para esse momento.

Professor, ao apresentar a imagem da propaganda, pe?a que os alunos comparem os dois lados da figura. Fa?a-os relacionar a imagem com a frase que vem logo abaixo:

"O que eles vendem n?o ? o que voc? leva."

Ou?a as pondera??es dos alunos. Pergunte a eles sobre os termos utilizados na frase:

."Eles" se referem a quem?

. O que "voc? leva"?

Pe?a que redijam um breve texto com essa an?lise (o p?blico a quem se destina a propaganda, a respeito do que se est? falando, a forma como foi constru?da essa informa??o). Depois, pe?a que os alunos troquem os textos entre si. Cada um ent?o, far? as corre??es necess?rias. Desfa?a as trocas e promova uma revis?o pelos autores dos textos. Concordam ou discordam das recomenda??es dos corretores?

Se achar necess?rio, fa?a novas trocas dos textos para que os corretores certifiquem das altera??es feitas nos textos corrigidos por eles.

Aula 3: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor, apresente para os alunos algumas das muitas propagandas  antifumo j? veiculadas no mundo inteiro. Voc? pode fazer uma apresenta??o em Power-Point com as imagens ou pelo retroprojetor.

Voc? tamb?m pode utilizar o laborat?rio de inform?tica (caso tenha em sua escola) com as propagandas previamente selecionadas. Seria uma pesquisa orientada com os sites previamente selecionados por voc?.

Em um primeiro momento, pe?a que os alunos apenas fa?am a leitura da imagem. Que recursos foram utilizados? Que efeitos foram produzidos?

Eis as imagens: IDENTIFICAR FONTES/LINKS E DATA DE ACESSO

http://top10dez.blogspot.com/2009/08/top-propagandas-anti-fumo.html (todas as propagandas acima)

 [Acesso em 14/10/2009]

http://tudibao.com.br/2009/08/anuncios-anti-fumo.html [Todas as imagens acima acessadas em 14/10/2009]

Professor, depois, com a ajuda do professor da ?rea de L?ngua Estrangeira, leia os textos escritos das propagandas escritas em l?ngua inglesa. Que efeitos as palavras provocariam nas pessoas?

Fa?a o mesmo com as propagandas escritas em portugu?s.

Divida a turma em duplas. Pe?a que cada uma escolha uma propaganda e escreva uma an?lise da imagem relacionada com a mensagem escrita da pe?a publicit?ria. Nesse breve texto, devem constar os efeitos que tanto a imagem quanto a mensagem escrita provocariam nas pessoas, sendo fumantes ou n?o.

Troque as propagandas e textos elaborados entre as duplas. Pe?a para que cada uma fa?a a aprecia??o dos textos alheios e apontem poss?veis corre??es ou que incluam observa??es n?o mencionadas pelos autores dos textos.

Aula 4: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor, depois de ler os textos produzidos pelas duplas e de terem feito a revis?o textual, pe?a para as duplas confeccionarem cartazes contendo a propaganda analisada e o texto elaborado. Posteri ormente, os trabalhos ser?o expostos na escola para que a comunidade escolar possa apreci?-los . Lembre-se de orientar sobre o efeito est?tico dos cartazes: selecionar a quantidade de imagens e a localiza??o no texto, a quantidade e qualidade das informa??es, as cores e as fontes das letras...

Aula 5: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor, divida a turma em grupos. Cada grupo ser? uma "ag?ncia publicit?ria" que criar? uma nova propaganda de combate ao fumo. O p?blico-alvo seria os pr?-adolescentes, adolescentes e jovens adultos (m?ximo 22 anos).

. Que tipo de linguagem deveria ser usada? Qual seria a  mensagem escrita?

. Que imagens poderiam ser veiculadas para obter um efeito desejado?

. E o desenho, a disposi??o da imagem e da mensagem escrita? Como seriam ?

OBS: Seria interessante ter a ajuda de um professor da ?rea de Belas Artes nesse momento.  Auxiliaria os alunos quanto ? est?tica, cores a serem utilizadas, tipos de letra, imagens (fotografias, pinturas, montagem e ilustra??o).

Promova a revis?o textual desses trabalhos, caso seja necess?rio.

N?o se esque?a de registrar  com fotos, esses momentos de cria??o em sala de aula. Tudo isso ser? colocado na exposi??o dos trabalhos. 

Aula 6: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor, chegou o grande momento! ? hora de expor os trabalhos de seus alunos. Coloque as propagandas criadas por eles em destaque. Organize essa amostra como se fosse uma galeria de arte. Convide os familiares dos alunos e toda a comunidade escolar . Al?m dos trabalhos elaborados pelos grupos, exponha as an?lises feitas pelas duplas com as propagandas j? veiculadas pela m?dia.

Fa?a tamb?m um painel com as fotos tiradas em todas as atividades feitas em sala de aula.

Recursos Complementares

Professor, para enriquecer seu trabalho, acesse os sites do governo para maior aprofundamento na quest?o do Tabagismo e o combate a esse v?cio. [Todos os endere?os abaixo foram acessados em 14/10/2009]

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1446

http://portal.saude.gov.br

http://www.sissaude.com.br/sissaude/inicial.php?case=2&idnot=2081

Mias informa??es sobre a produ??o de textos argumentativos em sala de aula:

http://www.pucrs.br/gpt/argumentativo.php

Avaliação

Professor, avalie a capacidade dos alunos ao criarem seus pr?prios crit?rios para elaborar os textos solicitados e fazer as corre??es necess?rias dos textos pr?prios e os dos colegas. Aproveite e observe a capacidade deles de resolver situa??es-problema, oportunizadas a partir das discuss?es e escolhas em grupos.
As produ??es escritas possibilitar?o ao professor avaliar a utiliza??o do repert?rio lingu?stico para a constru??o coerente dos textos solicitados a partir das falas dos colegas, observando-se as caracter?sticas do texto publicit?rio e do g?nero textual em estudo - a propaganda-, e se eles est?o empregando corretamente as regras ortogr?ficas de acordo com seu ano escolar.
Observe se alunos que solicitavam sua ajuda constantemente para produzirem textos apresentaram avan?o de autonomia na produ??o textual ou a um dom?nio espec?fico: ortografia, pontua??o, coer?ncia e coes?o textuais.

Observe como os alunos recepcionaram a ideia de ler imagens. Avalie a aceita??o deles em rela??o a essa pr?tica.